Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

6,880 records were found.

Objeto de ação: colaboracionismo com os franceses. Réu/Filiação: João Gomes da Silva e Teodora Clara Maria. Réu/Naturalidade: Lisboa. Réu/Cargo: capitão de infantaria de Pernambuco. Apensos: 1.
Objeto da ação: Os réus são acusados de andarem à pancada com os autores, tendo usados pequenas facas. Os autos foram remetidos da Correição Crime do Bairro de Belém. Réu/Profissão: moço de moleiro. Autor/Profissão: moço de moleiro.
Objeto da ação: A ré é acusada de bater com paus, fazer estremecer os tetos fazendo cair o estuque e deitar água pela varanda.
Objeto da ação: O crime não consta. Réu/Filiação: Gomes e Ana Rosa. Réu/Naturalidade: Alcântara, Lisboa. Réu/Estado civil: casado com Maria da Silva de Carvalho. Réu/Profissão: fragateiro.
Objeto da ação: O réu é acusado de roubar couros, café, fardos de fazendas brancas e lenços, que embarcou para fora do reino, tendo entregue diversas letras que aceitou pagar em prazos limitados. Os furtos foram avaliados em 30.000.000 réis. Réu/Naturalidade: Marrocos Réu/Filiação: José Elmalek e Set Elmalek. Réu/Estado civil: casado com Sultana Elmalek. Réu/Profissão: negociante. Réu/Naturalidade: Lisboa
Objeto da ação: O réu é acusado de ter apresentado testemunhas falsas numa procuração em que José de Pinho (ou José Milheiro), fragateiro, rebateu 25 guias de transporte do autor ao mercador Jacinto de Freitas e Oliveira. A procuração no nome do autor foi reconhecida pelo tabelião Quintino dos Santos Correia Pinto. Réu/ Profissão: fragateiro da Fragata da Fábrica Real de Alenquer. Autor/Profissão: fragateiro.
Objeto de ação: Colaboração numa fuga à prisão. O réu é acusado de agarrar o soldado, Manuel António, que conduzia um preso, permitindo a fuga do mesmo. O preso dirigiu-se para o primeiro andar da propriedade, n.º 9 do Beco do Melo, batendo na porta com pedras, o que provocou o alvoroço da vizinhança. Réu/Naturalidade: Viseu. Réu/Filiação: filho de Manuel de Almeida e Maria Rodrigues. Réu/Estado civil: casado com Maria Marques. Réu/Profissão: trabalhador. Apensos: 2.
Objeto de ação: Insultos e ameaças. Foi sentenciado em dez anos para as galés. Réu/Naturalidade: Porto. Réu/Filiação: António Rosa e Maria Ferreira. Réu/Profissão: carvoeiro. Apensos: 2
Objeto de ação: O réu é acusado de roubar uma espingarda que José Francisco do Nascimento, que tinha na sua cabana, no sítio de Água Doce, uma manta e um alforge a Domingos José Mendes e uma manta a Bento José de Carvalho. Réu/Naturalidade: Coimbra. Réu/Filiação: Joaquim Jorge e Brigida Gomes. Réu/Profissão: trabalhador. Apensos: 1.
Objeto de ação: Roubo. O réu é acusado de roubar uns bois e dinheiro a uns homens que vinham da feira dos quinze no Bom Sucesso.
Objeto da ação: Os réus são acusados de matar José Ermitão com instrumento contundente. Apensos: 3.
Objeto de ação: Os réus são acusados de roubar uma camisa, umas ceroulas, um cobertor, 500 réis em dinheiro e de serem encontrados sem passaporte. Foram condenados a três anos de degredo para as galés. 1º Réu/Filiação: Manuel Cardoso e Eufémia Cardoso. 1º Réu/Naturalidade: Vila de Matanca, Bispado de Viseu. 1º Réu/Profissão: marinheiro. Apensos: 1.
Objeto da ação: O réu é acusado de roubar uma casa na rua da Conceição, abriu a porta com uma chave falsa ou gazua, ameaçando depois o soldado que o prendeu. Réu/Filiação: Anastácio José e Francisca do Carmo. Réu/Naturalidade: Lisboa. Réu/Estado civil: casado com Ludovina Rosa. Réu/Profissão: compositor de letras. Apensos: 2.
Objeto da ação: Os réus são acusados de matar Bento Branco, à paulada. Réu/Naturalidade: Lisboa. Réu/Filiação: João José de Oliveira e Florência Rosa. Réu/Profissão: fragateiro.
Objeto da ação: O réu é acusado de roubar uns trastes de roupa. Réu/Filiação: filho de Domingos António de Carvalho. Réu/Naturalidade: Lisboa. Réu/Profissão: praticante de piloto. Apensos: 2.
Objeto da ação: Os réus são acusados de matar Manuel Larangeiro com arma proibida.
Objeto da ação: Os réus são acusados de se encontrarem na Vila de Gavião sem passaporte. Apensos: 1.
Objeto da ação: O réu é acusado de matar João Francisco de Oliveira, com um tiro de espingarda.
Objeto da ação: O réu é acusado de injuriar os autores e difamar a sua reputação.
Objeto de ação: Roubo. O réu é acusado de ser suspeito de roubo de alguns trastes. Apensos: 4.
Objeto da ação: Desempenho de funções no lugar de corregedor da comarca de Viana, por se encontrar a residir na cidade de Braga e ter deixado esse cargo. Réu/Grau académico: bacharel. Réu/Cargo: corregedor. Apensos: 2.
Objeto da ação: O réu é acusado de facilitar a fuga de um preso. Réu/Filiação: José de Sousa e Joana de Assunção. Réu/Estado civil: casado com Ana Maria. Réu/Profissão: guarda dos pesos das galés. Apensos: 1.
Objeto da ação: Os réus são acusados de vários roubos, sendo um deles feito a Manuel Martins e José Fernandes. Apensos: 1.
Objeto da ação: O réu é acusado de ferir José Rodrigues da Trindade, com arma ofensiva, no sítio da rua de São Lourenço. Réu/Naturalidade: Lisboa. Réu/Profissão: sapateiro Apensos: 1.
Objeto da ação: O réu é acusado de ferir o autor. Autor/Profissão: aguadeiro.
Objeto da ação: O réu é acusado de roubar 7.200 reis a Narcisa Rosa. Réu/Filiação: pais incógnitos. Réu/Naturalidade: Guimarães. Réu/Profissão: vendilhão. Apensos: 2.
Objeto da ação: O réu é acusado de ferir o autor no peito e no rosto. Réu/Profissão: mercador de vinhos. Apensos: 1.
Objeto da ação: O réu é acusado de vários roubos, de suspeito de ser sócio e companheiro do chefe da quadrilha António Carvoeiro. Apensos: 2.
Objeto da ação: Desempenho de funções no cargo de corregedor da comarca de Barcelos.
Objeto da ação: O crime não consta. Réu/Filiação: Alexandre José e Inácia Maria. Réu/Naturalidade: Setúbal. Réu/Estado civil: casado com Rosa Maria. Réu/Profissão: trabalhador.
Objeto da ação: Desempenho de funções no cargo de provedor da comarca de Tomar.
Objeto da ação: Desempenho de funções no cargo de corregedor da comarca de Coimbra.
Objeto da ação: O réu é acusado de agredir a autora, provocando-lhe algumas contusões. Autora/Estado civil: casada com Feliciano José Coelho.
Objeto da ação: O réu é acusado de matar António dos Reis.
Objeto da ação: Os réus são acusados de matar José Tomás. Réu/Profissão: sargento de archeiros. Apensos: 2.
Objeto da ação: O réu é acusado pela autora de lhe ter entrado em casa na sua ausência. Réu/Cargo: oficial da Superintendência Geral dos Contrabandos.
Objeto da ação: A ré foi acusada de mancebia com Joaquim Eugénio. Autora/Estado civil: casada com António Vasquez.
Objeto da ação: O réu é acusado de insultar publicamente o autor na presença de pessoas conhecidas.
Objeto da ação: O réu é acusado de matar Manuel de Sousa.
Objeto da ação: O réu é acusado de estar envolvido com a mulher de João de Matos. Réu/Estado civil: casado com Maria Pereira.
Objeto da ação: O réu é acusado de ser desertor e vadio e de viver de calotes. Apensos: 2.
Objeto da ação: O réu é acusado de matar o espanhol António Lirão, no Campo de Santa Ana. Apensos: 1.
Objeto da ação: Os réus são acusados de matar Manuel José à pancada.
Objeto da ação: O réu é acusado de injurias e roubo e ainda de espalhar doutrinas opostas à Carta Constitucional.
Objeto da ação: O réu é acusado de ser ladrão e falsificador de pesos. Autor/Profissão: comerciante, com loja de mercearia.
Objeto da ação: O réu é acusado de roubar um cobertor. Apensos: 1.
Objeto da ação: O réu é acusado de ter na sua posse uma navalha de ponta. Réu/Profissão: trabalhador. Apensos: 2.
Objeto da ação: O réu é acusado de insultar e de ações injuriosas a sua tia Joaquina Rosa Mota de Carvalho. Réu/Profissão: trabalhador. Apensos: 2.
Objeto da ação: O réu é acusado de roubar José Jacinto Duarte. Réu/Filiação: Lourenço Vieira e Ana Rosa. Réu/Naturalidade: Évora. Réu/Profissão: criado de servir. Apensos: 2.
Objeto da ação: O réu é acusado de ofender o autor afirmando que este o havia roubado em fazendas e dinheiro, querelando o autor e exigindo prisão e mais penas para o mesmo.
Objeto da ação: O réu é acusado de roubar 8 cruzados novos, no arraial próximo à igreja de Nossa Senhora do Rosário, a José António Gonçalves, galego. Réu/Filiação: António Rodrigues e Benta dos Santos. Réu/Naturalidade: Valença. Réu/Profissão: moço de fretes. Apensos: 1.
Objeto da ação: O réu é acusado de roubar um soldado do Batalhão nº 6. Réu/Filiação: António Gonçalves e Bárbara Maria. Réu/Naturalidade: Lamego. Réu/Estado civil: casado com Francisca Clara. Réu/Profissão: alfaiate.
Objeto da ação: O réu é acusado de ferir José Moreira com três facadas. Réu/Filiação: João José Peixoto e Catarina Rosa. Réu/Naturalidade: Lisboa. Réu/Profissão: serralheiro. Apensos: 3.
Objeto da ação: Adultério. Ré/Filiação: António José do Vale e Feliciana Maria. Ré/Naturalidade: Ourém. Ré/Estado civil: casda com José Marques.
Objeto da ação: O réu é acusado de roubar duas éguas no Monte do Delgado. Réu/Filiação: Leonor Maria. Réu/Naturalidade: bispado de Beja. Réu/Estado civil: casado com Ana Joaquina. Réu/Profissão: almocreve. Apensos: 1.
Objeto da ação: O réu é acusado de crime de adultério com a mulher de Manuel Martinez. Apensos: 1.
Objeto da ação: O réu é acusado de não possuir passaporte legal e ser suspeito do roubar um relógio na vila de Olivença. Foi condenado a dois anos de degredo para as ilhas de Cabo Verde. Réu/Filiação: José de La Vila e Joaquina Josefa. Réu/Naturalidade: Espanha. Réu/Profissão: cozinheiro. Apensos: 1.
Réu/Filiação: Manuel José Brando e Maria da Conceição. Réu/Naturalidade: Estremoz. Réu/Profissão: maioral de gados. Apensos: 4.
Objeto da ação: O réu é acusado de roubar Joaquim Gonçalves, ourives do ouro, ao pé da vila de Azeitão. Réu/Filiação: Manuel José e Rosa de Brites de Jesus. Réu/Naturalidade: Vagos. Réu/Profissão: vive de seu negócio. Apensos: 1.
Objeto de ação: Crime de salteador e roubo. O réu é acusado de salteador e de ter roubado três espanhóis. Réu/Profissão: pastor.
Objeto da ação: Os réus são acusados de matar Madalena Mendes, viúva, tia da mulher do réu. Apensos: 1.
Objeto da ação: O réu é acusado de matar Francisco Concha, soldado, amigo do réu. Réu/Profissão: oficial de sapateiro.
Objeto da ação: O réu é acusado de matar uma mulher chamada Anastácia, da mesma vila de onde o mesmo é natural. Réu/Naturalidade: Coruche.
Objeto da ação: O réu é encontrado no vão de uma escada na Rua do Arsenal, na posse de um saco que continha roupa e uma caixa de prata com tabaco. A dita caixa tinha gravadas as seguintes iniciais: J. A. J. P.. Quando foi preso, o réu tinha, ainda, uma arma com menos de palmo e polegada, que tudo indicava servir para abrir portas. A mesma tinha o cabo enrolado com um pedaço de trapo branco. Réu/Profissão: marujo. Apensos: 2.
Objeto da ação: O réu é acusado de ser responsável pelo extravio de barris de pólvora da pedreira de Âlcantara. Réu/Profissão: comerciante, com loja de mercearia.
Objeto da ação: A ré é acusada de matar Constança Maria com pancadas e pedradas. Ré/Filiação: António José e Micaela Maria. Ré/Naturalidade: Ourique. Ré/Estado civil: casada com António Tomás. Apenos: 1.
Objeto da ação: Os réus são acusados de insultos e ofensas aos autores. A ré de fronte da porta da autora, de "ânimo deliberado e em voz alta", gritar e chamar nomes à mesma: desavergonhada e ladra, acusando-a de ter ido à Praça da Figueira vender as galinhas de seu pai. Apensos: 4.
Objeto da ação: O réu é acusado de arrombar a porta e de injuriar o autor.
Objeto da ação: O réu é acusado de ferir o autor com murros e bofetadas. Diz o réu que agiu para defender sua mulher que foi ofendida pelo autor, dentro da sua adega. As bofetadas que o autor diz ter recebido do réu são falsas, por isso ele pretende ser solto para tratar de seu livramento. Réu/Profissão: fazendeiro.
Objeto da ação: O réu é acusado de matar José Joaquim Pina com um tiro.
Objeto da ação: O réu é acusado de puxar de uma navalha de ponta aguda. Réu/Profissão: criado de servir.
Objeto da ação: O réu é acusado de matar António Lirão, espanhol, no Campo de Santa Ana. Apensos: 1.
Objeto da ação: O réu procedeu a devassa contra os autores para se defender do atentado que estes lhe fizeram a si e à sua mulher, ao arrombarem a porta de sua casa com cinco tiros de espingarda.
Objeto da ação: O réu é acusado de matar Francisco António Diogo, aguadeiro.
Objeto da ação: Os réus são acusados de matar José Martins, do lugar de Serzedas de São Pedro, termo da vila de Pedrogão Grande.
Objeto da ação: O réu é acusado de agredir no pescoço até à morte, José da Silva, soldado de Cavalaria n.º 11. Réu/Filiação: Francisco Lourenço e Antónia Maria da Conceição. Réu/Naturalidade: Belém. Réu/Profissão: bolieiro.
Objeto da ação: A ré é acusada de ferir com uma faca Feliciano, por alcunha o Cavalo Branco.
Objeto da ação: O réu é acusado de matar Joaquim Francisco de Oliveira, alferes, com um tiro de espingarda. Apensos: 2.
Objeto da ação: O réu é acusado de insultar e fazer ameaças de morte ao autor e ultrajar a filha do mesmo antes de casar. Autor/profissão: negociante. Apensos: 2.
Objeto da ação: O réu é acusado de roubar vários trastes a Quirino Costa Godinho, no sítio da estrada da Palhota. Foi condenado a quatro anos para as galés. Réu/Filiação: Pedro de Oliveira e Maria Francisca. Réu/Naturalidade: Bispado de Viseu. Réu/Profissão: trabalhador. Apensos: 2.
Objeto da ação: O réu é acusado de esfaquear o autor, de noite. Réu/Filiação: filho de António José. Réu/Naturalidade: Lisboa. Réu/Morador: Calçada do Duque, Lisboa. Apensos: 2.
Objeto da ação: O réu é acusado de ferir na cabeça o autor e de o tentar matar com venenos. Autor/profissão: marinheiro.
Objeto da ação: O réu é acusado de esbofetear o autor. Réu/Profissão: aguadeiro. Autor/Profissão: aguadeiro.
Objeto da ação: O réu é acusado de maltratar José Teixeira e a família, na sua própria casa.
Objeto de ação: Erros de ofício. O réu é acusado de praticar irregularidades no exercício do seu cargo e abusos de poder ao satisfazer caprichos particulares. Autor/Cargo: Corregedor. Apensos: 1.
Objeto da ação: O réu é acusado de dar vivas ao infante D. Miguel. Réu/Filiação: José Pedro e Ana Maria. Réu/Naturalidade: Lisboa. Réu/Estado civil: casado com Maria da Luz. Réu/Profissão: criado de servir. Apensos: 2.
Objeto da ação: O réu é acusado de provocar uma desordem e dar uma bofetada em José Miguel, soldado do Batalhão de Caçadores n. º 6 e resistir à patrulha. Réu/Filiação: Joaquim Carvalho e Antónia Teresa. Réu/Naturalidade: Coimbra. Réu/Profissão: oficial de pedreiro. Apensos: 4.
Objeto da ação: Insultos. O réu é acusado de insultar os soldados da Guarda Real da Polícia. Réu/Profissão: aguadeiro. O processo foi iniciado na Correição Crime do Bairro Alto. Apensos: 2.
Objeto da ação: O réu é acusado de matar Manuel de Sousa e outro. Réu/Naturalidade: Freguesia de Cachopo. Réu/Filiação: Bartolomeu Martins e Maria Gonçalves.
Objeto da ação: Averiguação do desempenho de funções, enquanto ocupou o lugar de corregedor e provedor de Braga. Réu/Cargo: corregedor e provedor de Braga.
Objeto da ação: O réu é acusado de injuriar o autor, publicamente, acusando-o de o ter denunciado para que lhe fosse feita uma tomada pelos oficiais do tabaco. Réu/Profissão: marítimo.
Objeto da ação: O réu é acusado de, juntamente com outros, atacar e roubar Bernardo de Matos, em Setúbal. Réu/Naturalidade: Galiza. Réu/Filiação: Tomás Lousada e Maria Teresa Réu/Profissão: oficial de cordoeiro. Apensos: 1.
Objeto da ação: Os réus são acusados de viverem amancebados. Réu/Naturalidade: Bispado do Porto. Réu/Estado civil: casado com Inácia Maria. Réu/Profissão: lavrador. Apensos: 2.