Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
80 records were found.
Licença para explorar uma instalação elétrica destinada à iluminação do Pátio do Duque de Lafões.
Projeto de grupos de barracas que D. Caetano de Bragança pretende construir na sua quinta com acesso pela Calçada do Duque de Lafões. Contém: 4 plantas.
Certidão do registo vincular do domínio direto de 45.000 reis de foro que a Casa Ducal de Lafões paga imposto no Palácio e Quinta do Grilo.
Traslado da renovação do prazo que fez o Mosteiro de Santa Clara, a 16 de janeiro de 1745, ao Duque de Lafões sendo ele a primeira vida que é um prazo sito ao Grilo, que paga de foro sete cântaros de azeite, a safra e quatro galinhas. Tabelião: José António da Barbuda.
Escritura de mútuo, hipoteca e obrigação para empréstimo, feita por de D. Pedro de Portugal e Castro, viúvo, com procuração de D. Segismundo Álvares Pereira de Melo, Duque de Lafões. Foi hipotecada a Quinta do Grilo. Tabelião: António de Abranches Coelho.
Documentos relativos aos seguros que a Companhia Geral do Crédito Predial Português, na qualidade de credora hipotecária de D. Caetano Segismundo de Bragança fez do Palácio do Grilo
Documentos relativos aos seguros que Caetano Segismundo de Bragança fez do Palácio do Grilo
Licença concedida à Companhia Carris de Ferro de Lisboa para colocação de olhais sobre as portas do prédio da rua do Grilo n.º 54 e 56.
Requerimento de D. Carlota de Bragança e seu marido D. Pedro de Portugal e Castro de Certidão da sentença dos autos de sub-rogação do Casal do Esteiro, do foro de 45.000 reis, que à Casa Ducal de Lafões pagava Manuel José Machado, imposto num prazo (no qual estão incluídos seis antigos prazos) no qual está incluído o Palácio e Quinta do Grilo, sito em Santa Catarina de Ribamar, freguesia de São Romão de Carnaxide.
Escritura de quitação e distrate dos empréstimos do Palácio e Quinta do Grilo à Companhia Geral do Crédito Predial Português. Tabelião: Eugénio de Carvalho e Silva.
Escritura de mútuo, hipoteca e obrigação para empréstimo, feita por de D. Pedro de Portugal e Castro, viúvo, com procuração de D. Segismundo Álvares Pereira de Melo, Duque de Lafões. Foi hipotecada a Quinta e Palácio do Grilo. Tabelião: António de Abranches Coelho.
Documentos relativos ao ponto 4º do contrato de arrendamento com a Câmara Municipal de Lisboa, abastecimento de água à Quinta do Grilo
Documentos relativos à concessão da passagem e abertura de porta no viaduto da Quinta do Grilo sobre a linha férrea para a Guarda Fiscal fiscalizar a linha férrea
Declaração do inquilino José Bernardo Pires comprometendo-se a abrir a porta de comunicação de dois armazéns na Rua do Grilo, n.º 38 e 40.
Capacidade cúbica do tanque chamado "grande", sito na parte de cima da Quinta do Grilo, entre a Estrada de Marvila e a linha férrea. Desenho feito por Caetano de Bragança a 9 de junho de 1916.
Contrato de arrendamento que D. Caetano Segismundo de Bragança fez do armazém sito na Rua Direita do Grilo, n.º 97 e 98 à Companhia dos Tabacos de Portugal
Ofício da Câmara Municipal de Lisboa pedindo a D. Caetano Segismundo de Bragança autorização para ligar uma boca de rega à canalização da Calçada dos Duques de Lafões e carta de D. Caetano a
autorizar
Documentos relativos aos seguros que Caetano Segismundo de Bragança fez dos Alpendres E, G, H, I sitos na Rua do Grilo, n.º 92
Consulta da Companhia de Seguros Bonança D. Caetano Segismundo de Bragança sobre a designação e determinação de prédios que se acham seguros e resposta de D. Caetano Segismundo de Bragança
Medição da superfície regável da parte de baixo da Quinta do Grilo
Documentos relativos a execuções fiscais referentes a pagamento de foros
Contém: 1) Autorização concedida à Câmara Municipal de Lisboa por D. Caetano de Bragança para ligar uma boca de rega. 2) Reembolso que D. Caetano de Bragança recebeu da Câmara de Lisboa pelos concertos das bocas de incêndio.
Escritura de arrendamento pelo qual D. caetano Segismundo de Bragança dá de arrendamento o seu armazém sito na rua Direita do Grilo, n.º 79-79A, a António José Gomes de Abreu por três anos. Tabelião: Francisco Vieira da Silva Barradas.
Contrato de arrendamento que D. Caetano Segismundo de Bragança fez do armazém sito na Rua Direita do Grilo, n.º 93 e 95 a José Teixeira Pinto de Vasconcelos.
Documentos relativos aos seguros que Caetano Segismundo de Bragança fez de uma casa na Calçada dos Duques de Lafões, n.º 1.
Documentos relativos aos seguros que Caetano
Segismundo de Bragança fez de um barracão na Estrada de Marvila, 13.
Documentos relativos aos seguros que Caetano Segismundo de Bragança fez de dois prédios na Calçada dos Duques de Lafões, n.º 20 a 25.
Documentos relativos aos seguros que Caetano Segismundo de Bragança fez de dois prédios na Calçada dos Duques de Lafões, n.º 18 e 19
Documentos relativos aos seguros que Caetano Segismundo de Bragança fez de dois prédios na Calçada dos Duques de Lafões, n.º 16 e 17.
Documentos relativos aos seguros que Caetano Segismundo de Bragança fez de um prédio em construção na Calçada dos Duques de Lafões, n.º 5 e Rua de Marvila, n.º 10 a n.º 12.
Documentos relativos aos seguros que Caetano Segismundo de Bragança fez de um prédio em construção na Calçada dos Duques de Lafões, n.º 9 a n.º 11.
Documentos relativos aos seguros que Caetano Segismundo de Bragança fez de um prédio na Calçada dos Duques de Lafões, n.º 8.
Documentos relativos aos seguros que Caetano Segismundo de Bragança fez de dois prédios sitos na Calçada dos Duques de Lafões, n.º 7 e Pátio dos Duques de Lafões, na Calçada dos Duques de Lafões, n.º 6.
Documentos relativos aos seguros que Caetano Segismundo de Bragança fez de uns barracões na Horta da Quinta do Grilo.
Apólice n.º 88772 da Sociedade Portuguesa de Seguros do seguro que Caetano Segismundo de Bragança fez de uma propriedade de casas para arrecadação na Rua Direita do Grilo.
Certidão da Câmara Municipal de Lisboa, a requerimento de D. Caetano Segismundo de Bragança, da alteração dos números de polícia do prédio sito na Rua Direita do Grilo
Documentos relativos à abertura de um cano de água na Calçada do Duque de Lafões e contenda com o vizinho Macieira, acerca da loja n.º 28
Apólice n.º 88668 e 99203 da Sociedade Portuguesa de Seguros do seguro que Caetano Segismundo de Bragança fez dos prédios na Rua Direita do Grilo.
Documentos relativos aos seguros que Caetano Segismundo de Bragança fez dos prédios na Rua do Grilo e na Rua do Duque de Lafões.
Documentos relativos a autorização dada por
Certidão, a requerimento de D. Caetano Segismundo de Bragança, do registo predial da Quinta e Casas do Grilo, sob o n.º 267.
Contém: 1) Escritura de compra que D. Caetano Segismundo de Bragança fez a Guilherme Thomaz da Costa do prédio na Rua do Grilo descrito na 1ª Conservatória sob o n.º 1969; 2) Averbamento da nova numeração de polícia do prédio comprado por D. Caetano Segismundo de Bragança a Guilherme Thomaz da Costa.
Contém: 1) Carta cível de arrematação passada a favor de Guilherme Thomaz da Costa do prédio na Rua Direita do Grilo, descrito sob o n.º 1969, extraída dos autos cíveis de execução hipotecária que João António Pinto moveu contra António Joaquim Rodrigues e mulher Eduarda Maria Ferreira dos Santos; 2) Certidão a rogo de Francisco Lopes Mega, solicitador, dos encargos que oneravam o prédio descrito sob o n.º 1969.
Contém: 1) Empréstimo de terreno da Quinta do Grilo, que D. Caetano Segismundo de Bragança fez à Administração Geral das Alfândegas; 2) Entrega de parte de um terreno da Quinta do Grilo que D. Caetano emprestou à Direcção-Geral das Alfândegas em 1903.
Licença concedida pela Câmara Municipal a requerimento de D. Caetano de Bragança para empedrar a meia-laranja na Calçada do Duque de Lafões junto ao portão de entrada para o Palácio. Com recibo.
Contém: três escrituras de arrendamento da horta a Manuel Henrique Bonifácio, Sebastião Pereira da Guia, D. Francisca da Conceição Pereira.
Apontamento da matriz predial do Palácio do Grilo.
Contrato de arrendamento que D. Caetano Segismundo de Bragança fez da sua casa, na Calçada do Grilo, ao Posto Fiscal do Beato.
Licença concedida pela Direcção Fiscal de Exploração de Caminhos de Ferro a D. Caetano Segismundo de Bragança para poder altear um muro de vedação que existe entre a sua quinta e a linha férrea.
Correspondência, em 1915, entre D. Caetano de Bragança, Visconde de Alvalade, mestre Luiz dos Santos Pinhão e José Teixeira Pinto de Vasconcelos, tratando da construção dos ditos Armazéns e da fixação das respetivas rendas
Ordenado por salas fazendo referência, de forma a dar uma localização mais precisa, aos retratados (Avós, Cavaleiro) - Casa do Óculos; Gabinete Verde; Casa de Jantar de Verão; Gabinete junto à escada que vai para a casa do órgão; Escada que vai para o órgão; Casa do órgão; Capela em baixo; Casa de Jantar de Inverno; Gabinete de passagem; Gabinete; Casa do Relógio; Corredor; Meu quarto; Casa Forte; Sala Império; Corredor no meu quarto; 1 sala delimitada por escada principal, jardim e casa dos óculos.
Contém: planta com a alçados, planta da loja, 1º andar e planta geral
Relativos à 1ª obra.
Por intervenção do agente Casimiro C. da Cunha no dia 21 de abril de 1865 e dias seguintes.
Proposta n.º 121 e orçamento n.º 91 de Joaquim Pedro Duarte, Construções Lda. para execução da cozinha nos aposentos de D. Miguel, conforme desenho apresentado. Circular n.º 19/52 convite para conferência do Dr. Jacinto Ferreira "Sufrágio Universal e sufrágio orgânico".
Projeto da casa destinada a guarda portão que deseja mandar fazer o Sr. D. Caetano de Bragança na entrada do Páteo do seu Palácio situado na Estrada do Grilo, freguesia de São Bartolomeu do Beato.
Contém: 1) Projeto de construção que D. Caetano de Bragança pretende mandar fazer na sua propriedade com frente para a Rua do Grilo, freguesia do Beato; 2) Detalhes da construção que o Sr. D. Caetano pretende mandar fazer.
Projeto de habitações que o Sr. D. Caetano de Bragança deseja mandar construir na sua propriedade sita na Calçada do Duque de Lafões
Projeto de um muro que Caetano Segismundo de Bragança pretende construir no seu terreno denominado Páteo do Duque de Lafões, na Rua Direita do beato António confinante com a Calçada do Duque de Lafões, com licença de obras passada a 15 de março de 1883.
Projeto da Casa destinada a arrecadação que deseja mandar fazer o D. Caetano de Bragança no Páteo do seu Palácio com entrada por a calçada do Duque, freguesia de São Bartolomeu do Beato.
Escritura de compra que fez Joaquim Gonçalves Pereira a Joaquim Pereira, ambos da Vila de Pernes, do domínio útil do Moinho das Mudas, prazo subenfiteutico do prazo geral de que era senhorio direto D. Caetano de Bragança. Tabelião: M. M. da Silva Bruschy
Cálculo para três propriedades das quais D. Caetano de Bragança era senhorio de duas
Certidão a rogo de Viriato Sertório da Mota, do valor do rendimento coletável de cada uma das propriedades de Ota em nome de D. Caetano Segismundo de Bragança.
Certidão a rogo de Viriato Sertório da Mota, do valor do rendimento coletável de cada uma das propriedades das freguesias de Manique, Alcoentre e Azambuja em nome de D. Caetano Segismundo de Bragança.
Planta aonde estão mencionadas as bocas de limpeza dos prédios na Calçada do Duque de Lafões, n.º 15 a 18.
Projeto da casa que D. Caetano de Bragança pretende mandar construir na parte da sua propriedade situada na Calçada do Duque de Lafões entre os n.º 8 e 16 aprovado em sessão de Câmara
Projeto de reconstrução e alteração de um barracão na Rua Direita do Grilo, mandado fazer por D. Caetano de Bragança. Contém 2 plantas
Projeto de armazéns mandado fazer por D. Caetano de Bragança no interior da sua quinta. Contém 1 planta.
Projeto de subdivisão do Palácio do Grilo, mandado fazer por D. Caetano de Bragança. Contém 2 plantas.
Planta da "Fabrica do sabão" propriedade que foi da Firma "Costa e Cruz" na Rua Direita do Grilo, n.º 67, 72, 74 e 87. Contém 3 plantas.
Projeto de reedificação da casa apalaçada (presentemente uns casarões) na quinta do Grilo (parte de cima da linha férrea).
Projeto das divisões na 4ª sala (antiga cavalariça) que deseja mandar fazer o Sr. D. Caetano de Bragança numa sala do seu Palácio situado na Rua do Grilo, aprovado a 15 de junho de 1893.
Projeto para construção de armazéns no terreno pertencente a D. Caetano de Bragança, rua Direita do Grilo.
Projeto de alteração que deseja fazer D. Caetano de Bragança na casa que está reparando anexa ao Palácio situado na calçada do Duque de Lafões. Aprovado em sessão de Câmara.
Alçados e plantas da dispensa antiga, casa do azeite, pátio das galinhas, casa das galinhas, pombos, etc., casa da lavagem, cozinha antiga, túnel, quartos do padre
Desenho a lápis de uma fachada; esquisso de proposta de decoração; desenho a tinta de duas portas em arco; esquissos de fachada de um palácio; apontamentos sobre a cor da fachada; desenhos com apontamentos sobre a Casa do relógio, escada e candeeiros do pátio.
Refere as datas e cartórios das escrituras antenupciais e de casamento de D. Leonor Osete y Álamo e D. Caetano Segismundo de Bragança, certidões de nascimento dos filhos
Documentos relativos aos seguros que Caetano Segismundo de Bragança fez de um Palácio no sítio do Grilo.