Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

75 records were found.

Segundo Viterbo: Figueira era synonimo de Casal e Reguengo. Fogueiras de São Miguel - direito real que no aro de Viseu se pagava à Coroa, ou a quem dele tivesse a mercê régia
Apresenta no verso: "Foral de Lafões (a lápis); Provisão para tirar cópias de alguns papeis da Torre do Tombo"
Tem junto informação de António Tomás Alvres, almoxarife de Oliveira do Bairro, sobre o mesmo assunto.
Contém relações de ofícios, requerimentos de oficiais e certidões.
Inclui: N.º 1 - Certidão de notificação dos proprietários dos ofícios de que têm mercê ao Marquês de Marialva, na vila de Leomil, datada de 1768. N.º 2 - Treslado do foral da vila de Melres, datado de 1777. N.º 3 - Requerimentos dos Juízes, Vereadores e Procurador da comarca da vila de Melres, e do Marquês de Marialva, a solicitar cópia do Foral daquela cidade, datados de 1819. N.º 4 - Certidão datada de 1799 relativa ao foral da vila de Melres. N.º 5 - Correspondência sobre o mesmo assunto, datada de 1824. N.º 6 - Treslado do foral, datado de 1696. N.º 7 - Requerimento do Marquês de Marialva a solicitar registo de certidão. 1791
O foral foi feito e copiado a 3 de Janeiro de 1773. Inclui: duas escrituras de arrendamentos em Podentes, datadas de 1831; Recibo de pagamentos em 1831 e 1833
Despacho: posse por tempo de mais um ano na forma costumada, datado de Lisboa a 14 de maio de 1870. Contém: 1 - Rendimento dos ofícios, ordenados e propinas do condado de Lafões. 2 - Requerimento de Maria Madalena, filha de Joaquim José Marques, recentemente falecido e detentor com propriedade vitalícia do ofício de escrivão do público, judicial e notas do Concelho de Lafões, a solicitar que essa propriedade passe para si, com faculdade de nomear serventuário e de se verificar a mesma mercê com a pessoa com venha a casar. Tem anexo certidão de posse do referido ofício.
Contém o despacho do Quartel General de Castelo Branco a referir que, na Portaria de 28-09-1813, não vem mencionado o privilégio que os suplicantes alegam ter, pelo que o pedido é indeferido. No verso: indicação que, por Portaria de 5-11-1781, os moradores gozam dos mesmos privilégios que os Desembargadores. Tem em anexo: documentação de apoio à pretensão dos interessados (oito documentos)
No fim lembra que seria bom vir outra carta de confirmação para Diogo de Almeida de Azevedo e José de Sousa de Menezes, em lugar de João Homem de São Paio e Aires António, já que estes se unirão com os outros camaristas para se não dar posse. Nota: camaristas: da câmara.
Informa também que lhes referiu que todos os anos deve, de acordo com a lei, ser dada posse a uma nova Câmara, independentemente da outra não ter feito um ano completo de funções. Informa ainda que os camaristas vão apresentar uma representação ao General em Chefe e Governador do Reino. Tem em Anexo: N.º 1 - Auto da Câmara passado por José Ignacio de Andrade Seixas, Senador da Câmara do Concelho e Ducado de Lafões, a informar em como no Livro dos Acórdãos consta o auto de conferência passado a 10 de fevereiro de 1800, no qual são apresentados os novos membros da Câmara, que a Duquesa houve por bem confirmar. N.º 2 - Auto da Câmara, datado de 10 de fevereiro de 1800.
Contém ainda, solto no doc., um requerimento do capitão João Pedro Dias relativo ao pagamento de rendas ao Duque de Lafões.
Contém os bilhetes para se passar carta de propriedade dos ofícios de tabelião do público, judicial e notas e órfãos dos concelhos de Atei, Cerva, Mondim de Basto, Ermelo, Melres, vila de Álvaro, juiz dos Órfãos de Leomil, de Atei, de Ermelo, de Cantanhede, alcaide de Marialva, de Cantanhede, monteiro-mor de Melres, entre outros.
Contém despacho para que se informe o Juiz de Fora das vilas de Oliveira do Bairro e Vouga. Tem em anexo auto da Câmara sobre o mesmo assunto.