Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

15 records were found.

Filho primogénito de João de Azevedo Coutinho.
Filho segundo de João de Azevedo Coutinho. Cartas de Francisco remetidas do Colégio Liceu Português em Huy, Bélgica; de Espanha, entre outros.
Contém certificados de habilitações literárias passados pelo Liceu Camões, Lisboa, de aprovação de disciplinas. Inclui dois passaportes.
Contempla a fotografia da Carta de Brazão de Armas dos Barbas, do ano de 1572, que pertenceu a Inácio Cardoso de Barros Caldeira Castel-Branco Barba Mousinho e Matos, bem como a cópia da carta de armas (fotografada), inserta em um envelope endereçado a D. Inês Barahona de Azevedo Coutinho (Lisboa, 1931). Reúne árvores genealógicas manuscritas de diversos apelidos, com grau de parentesco, ascendentes dos Azevedos Coutinhos. Desde Monção - Jolda - a Portalegre, Alto Alentejo, entre outros. Inclui apontamentos de registos de nascimento e batismo. Contém o desenho do Brazão dos Hohenzollerns.
Contém vários registos fotográficos antigos a preto e branco relativos a João de Azevedo Coutinho (vida privada e militar), do filho Manuel (com 18 anos de idade), e de eventos sociais. Reúne fotografias de convidados em casa do Lugar-tenente do Rei D. Manuel II: D. João de Almeida (Lavradio), Infanta Maria José de Bragança (filha do Rei D. Miguel I, viúva de Carlos Teodoro, Duque da Baviera) Duquesa na Baviera; Infanta D. Filipa, irmã do Rei D. Duarte II; Visconde do Torrão, Hipólito Raposo, Rui de Andrade, D. Duarte II; D. Isabel de Bragança - Infanta de Portugal, Princesa de Thurn and Taxis. Inclui ainda fotografias do casamento de Maria Joana, entre outros não identificados. Algumas fotografias foram enviadas pela Princesa de Thurn and Taxis para Maria do Carmo de Azevedo Coutinho, residente no Recolhimento de São Francisco, Rua Filipe Neri, n. 82, a 16 de junho de 1953. No envelope consta a seguinte nota: "pertence a D. João de Almeida e Noronha de Azevedo Coutinho".
Contém poemas, sonetos, declamados em serões em casa dos avós e bisavós de João de Azevedo Coutinho, alguns com anotações posteriores de Maria do Carmo Azevedo Coutinho a identificar os autores. Contempla o soneto "A maior perda é a do juízo": - Tudo perde quem perde o entendimento pois sem saber julgar tudo duvida; ou passa alegre sempre em toda a vida, ou trás sempre em tristeza o pensamento, Sem discurso umas vezes me contento, da ação, que por meu mal me é concedida; e outras a melhor sorte acho excedida sem razão, pois me falta o sofrimento. De um homem louco enfim é tal a graça, que troca as ocasiões mais oportunas em lances infelizes, porque passa. Quaisquer ações lhe ficam importunas; nem pode com o peso da desgraça, nem conhece o perigo das fortunas." Entre outros.
Contém cartas (com anotações genealógicas à margem) de diversos familiares, ascendentes de João de Azevedo Coutinho, a saber: - António de Azevedo Coutinho Melo e Carvalho; Francisco de Abreu Coutinho,(procuração do Abade de São Paio de Meixeda, Arcebispado de Braga para seu primo Visconde de Oliveira); Alexandre de Magalhães Coutinho; Nuno Leopoldo de Magalhães Infante; António de Sousa Pereira Coutinho casado com Conceição Tenório de Moscoso; Maria da Piedade Infante de Lacerda Castelo Branco casada com Duarte Gorjão Henriques da Cunha Coimbra Botado e Serra, senhor do Morgado da Abrigada. Inclui cartas de Francisco Ferreira Sarmento Pimentel; Maria Carlota Infante de Lacerda; Inácio de Sousa Pizarro; Felícia de Sousa Tavares; Maria Emília Teixeira Gravito Infante (Sabrosos) - que vivia em 1889, em casa do sobrinho o Barão de Sabroso. Compreende cartas de Francisco de Lemos Ramalho de Azevedo Coutinho; Gil Guedes Correia de Queirós, 1.º Barão e 1.º Conde da Foz, marido de Mariana Palha; Maria da Luz Brites Pereira Pinto Guedes; Ricardo José de Barros e Vasconcelos, Barão do Real Agrado; José Pereira Palha de Faria Guião; Mariana Palha; Maria Ifigénia; entre outros. Contém cópias de informações sobre a descendência de João António de Lemos Pereira La Cerda Delgado - ramo primogénito de Palhas, sendo que o 6.º filho casou em 1935 com D. Maria do Carmo Burnay Belo, filha de Manuel de Almeida e de sua mulher D. Isabel Ortigão Ramos Burnay, entre outros (92 f., 2 cópias datilografadas). Inclui a folha de despesas de Catarina Eugénia de Simas; a genealogia (desde D. Henrique II, Rei de Castela, 1369-1379 até 13.º Conde de Castelo Melhor) da linha dos Noronhas - Marqueses de Angeja - Condes de Vila Verde - Condes de Peniche. Reúne folhas dos jornais "Brados do Alentejo" e "O Debate" (5 f., imp.), bem como o jornal "Le Patriote Illustré, Belgique, n.º 47, Bruxelas, 23-11-1913 (6 f., imp.)
Contém o Índice de maços pequenos de papéis antigos relativos aos antepassados de Maria do Carmo de Azevedo Coutinho. Contempla um conjunto de genealogias dos Azevedos Coutinhos, e do Barão de Beduído sendo descendentes D. Maria da Luz de Lacerda Castelo Branco que casou com João de Brito Pereira Pinto Guedes, teve geração. A genealogia termina com o nome de Manuel Paes de Sande e Castro, nascido em 1859, entre outros. Reúne árvores genealógicas manuscritas de diversos apelidos, com grau de parentesco, ascendentes dos Azevedos Coutinhos: Lopo Dias Tavares de Sousa, bem como o título de Carvalhal - proveniente de Iria Gonçalves do Carvalhal, mãe de 32 filhos, entre os quais D. Nuno Álvares Pereira. Integra a escritura de anexação dos vínculos de Fragosos e de Sequeiras, entre outros. Inclui uma fotografia dos filhos dos primeiros Viscondes de Taveiro.
Contém 2 fotografias, uma relativa a D. Maria José de Azevedo Coutinho Caldeira de Mendanha, seu marido D. Miguel Pereira Coutinho e a filha D. Helena Maria Pereira Coutinho. Inclui o Cartão de Identidade, e um poema com esboço.
Contém os seguintes livros: - "Apontamentos Históricos sobre Portugal e Brasil"; - "Apontamentos relativos aos Títulos e nomes de Autores, etc., de diversas obras que tratam de vários assuntos históricos, políticos, religiosos,etc."; - "Apontamentos sobre História feitos por Manuel de Azevedo Coutinho Fragoso Sequeira"; - "Quinta do Fragoso na Serra de Portalegre - Informação"; - "Apontamentos relativos a assuntos religiosos"; - "Apontamentos Históricos". Os livros manuscritos contêm o índice dos assuntos, bem aludem aos insultos e apedrejamentos feitos às Irmãs da Caridade, em Lisboa (in dos "Crimes contra a Religião"), entre outros.
Contém duas fotografias: Princesas do Brasil - Maria Francisca, e Teresa Maria -; Princesa Filipa de Bragança, irmã de D. Duarte Nuno de Bragança.