Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
25 records were found.
Escrito de Manuel Góis ou Camelo, natural e morador no lugar de Molelinhos, do Concelho de Besteiros, entregue na Mesa por Manuel Simões, lavrador, casado com Antónia Simões, do lugar de [?], freguesia de Pala.
Despacho dirigido aos Inquisidores de Évora para que vejam o papel incluso e digam sobre a matéria seu parecer.
Sentença [?] : "[...] seja recluso no Seminário de Jesus Maria José [...]".
Inventário de sequestro. Menciona o juíz de fora João Baptista [?] e outros.
Inquirição feita ao Padre Paulo Fernandes, clérigo do Hábito de São Pedro, bacharel da Sé da desta cidade e nela morador, natural do termo da mesma freguesia de São Manços.
Folha inicial de maço [?].
Refere Títio casado com Berta e pai de Sinfrónio. Títio recebeu por mercê régia várias comendas.
Contra o Padre Bento de Almeida. Requerimento por ele dirigido ao Patriarca para que mande proceder a uma nova devassa, à custa do requerente, em Povos e nas vilas circum-vizinhas de Vila Franca, Alhandra e Castanheira.
Trata-se do procedimento e do formulário em duas cópias de letras diferentes, para melhor legibilidade.
Refere que no acto do juramento será admoestado severamente, mencionando a razão por que lhe foi embaraçada, até então, a admissão a Familiar do Santo Ofício.
Trata-se do requerimento dirigido ao bispo o qual antecede a elaboração do sumário matrimonial ou justificação sumária de casamento.
Nome: Domingos José da Costa
Naturalidade: Vila de Punhe, termo de Viana, Arcebispado de Braga.
Morada: Freguesia de Santa Maria Madalena, Lisboa.
Pai: António da Costa.
Mãe: Luísa Barbosa.
1.º Cônjuge falecido: Helena Teresa de Abreu
Morada: Lugar de Souto, freguesia de São Salvador de Rebordelo, Arcebisado de Braga.
2.ª contraente
Nome: Josefa Joaquina Rodrigues
Naturalidade: Freguesia de São Salvador de Trancozelos, Bispado de Viseu
Morada: Freguesia de Santa Maria Madalena, Lisboa.
Pai: Feliciano Rodrigues.
Mãe: Maria de Loureiro.
Menciona os seguintes documentos juntos que não o estão de facto: a certidão da residência, o banho, certidão de baptismo e de não impedimento.
Minuta de assento dos autos e culpas vistos na Mesa do Conselho Geral, com mandado de cumprimento.
Registos da vista na Mesa do Conselho Geral, dos autos culpas a saber, de [?] de Campos, cristão novo, tratante, e de António da Gama, cristão novo, solteiro e sem ofício.
Registo dos autos, culpas e confissão vistos na Mesa do Conselho Geral, na presença do Arcebispo Inquisidor Geral, respeitantes a Cristóvão Rodrigues, natural de Estremoz, e a Susana de Andrade. No verso, a minuta do Mandado de prisão que se fazia quando no assento da Mesa ou do Conselho se mandava de outra maneira. Tem a data de 1652, "e nas costas Auto de entrega nos Secretos". " Maria das Candeias, Auto, 1652, mç. 32, n.º 1".
Fólio contendo assentos de julgamentos. À margem "Defunto absoluto", "Defunto Recebido", "Ausente", "Defunto convicto".
Trata-se apenas da Folha de título.
Inclui a Conta do ano de 1696, receita do dinheiro do estanco do tabaco, menciona a despesa de luminárias dos anos de 1691, 1696, 1697, 1699 pelo nascimento dos infantes e pela vinda da rainha da Grã-Bretanha.
Registo de Minutas de assento de vista e julgamento dos autos pelos inquisidores, ordinário e deputados, no caso de crime de heresia, e apostasia, sendo relaxado à justiça secular, ou no caso de recebimento no grémio e união da Igreja, com cárcere e hábito perpétuo.
Borrão de minuta de acórdão dos inquisidores, ordinário e deputados da Inquisição após a vista dos autos, culpas, e confissões de Brites da Silva, meia cristã nova, viúva de João Morais, o gemelo, curtidor, natural e moradora em Vila Nova de Fozcôa.
Em baixo, tem registado: "Em 19 de Agosto de 1760 ordenou o Conselho que 90 mil réis com propina de listas (que foram de mão no Auto da fé do dito mês) se repartissem pelos três inquisidores, a 15 mil réis cada um, pelo promotor, a 12, e os 33 mil réis igualmente pelos secretários; e assim o avizei para Évora no dito dia".
Mandado de José Federico Ludovici para se passar a João de Melo de Abreu Pereira, Provisão de abolição de ónus. Inclui dois registos dos assentos feitos na sequência do Mandado.
Na folha de título lê-se João Maurício [?], Capelas. Contém o requerimento do Desembargador Gregório Dias da Silva mencionando o vínculo que queria instituir na sua Quinta da Praia, no lugar da Arrentela, termo da vila de Almada, a qual era prazo foreiro em fatiosim sujeito ao vínculo da Capela instituída por Maria Gil na Igreja de São Nicolau de Lisboa. Refere Alexandre António da Silva Caminha, Escrivão das Capelas e o requerimento que o citado Desembargador lhe fez, para lhe passar certidão com o teor de uma provisão que se encontrava nos autos da Capela instituída por João Afonso de Alenquer na Igreja do Convento de São Francisco da Cidade [de Lisboa]. Inclui outros documentos.