Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

101 records were found.

Tem três documentos soltos com os seguintes títulos: "Esmolas em Lisboa"; "Esmolas mensais" e "Esmolas mensais em Tomar".
Tabela relativa à produção e venda de queijos entre Março e Junho de 1877, com as seguintes divisões "Vendidos"; "Gastos em casa" e "Para o azeite" e subdivisões "Quantos"; "Preço" e "Total".
Particulariza no documento "Despesa particular dos meus filhos" (1855/1858/1859/1860/1861); "Despesa particular do António" (1860); "Dado a minha filha" (1862) e "Despesa particular de Canados" (1862/1863). Encadernação do livro em pergaminho.
"Sentença sobre Embargos julgados no Juízo dos Feitores da Fazenda. Em que foram julgados como vínculo as Casas de Santarém e em como foram julgados não herdeiros de D. João de Lacoeva, e só sucessores nos bens vinculados os Senhores Meneses de Santarém e António do Valle de Tomar".
Inventário de aquisição de equipamento militar entre 1847 e 1850.
Inventário de aquisição de equipamento militar de Fevereiro de 1854 a 1856.
Carta com notícias relativamente à vida e saúde dos seus familiares, o clima, o estado da produção agrícola, gado, receitas e dívidas.
Carta com notícias relativamente à vida e saúde dos seus familiares, o clima, o estado da produção agrícola, gado, receitas e dívidas.
Carta com notícias relativamente à vida e saúde dos seus familiares, o clima, o estado da produção agrícola, gado, receitas e dívidas.
Pedido e concessão a José do Valle e Sousa de Meneses fidalgo da Casa de sua magestade natural de Tomar da herança de Dona Maria Joaquina de Sá e Meneses por ter falecido sem descendentes e este ser "o parente mais próximo e legítimo".
Carta solicitando notícias e informando que a entrada do Duque da Terceira em Coimbra "foi com o maior sossego possível".
Enumeração de eventos entre 1799 a 1811 como viagens, visitas que receberam, datas de mortes de familiares, bem como compras e despesas que tiveram.
Contém duas folhas soltas; uma página riscada com a indicação que "Passou para outro livro" e uma tabela intitulada "1876 Destino de alguns géneros calculados pelo seu valor" com subdivisões de "Gastos em casa"; "Convidados"; "Para as galinhas"; "Para as bestas"; "Para os bois" e "Para os porcos" mas não estão preenchidas.
No canto inferior direito da carta, há uma pequena nota que diz "Carta muito esquisita".
Carta de Silvério da Silva de S. [?] e Mendonça anunciando a António José do Valle que havia casado com a sua prima.
Carta de Silvério da Silva de de S. [?] e Mendonça anunciando a António José do Valle que nasceu a filha da sua prima.
Na primeira folha, encontra-se a seguinte citação: "Estes papéis foram assim arranjados quando meu pai [António do Valle], tratou de me meter na Ordem de Malta, Cavalheiro de Justiça, onde estive aceito, se a passage[m] paga, porém em Razão da Invasão dos Franceses em 1808, e 9, e logo depois a morte de meu Irmão mais velho Miguel do Valle, e ficar eu o único Filho varão, não se ultimou". Contém ilustrações heráldicas com a posterior referência "(...) faço saber a quantos esta certidão virem que Miguel do Valle fidalgo (...) quereu que recebesse um Escudo das Armas que pertencessem à geração e linhagem dos do Valle, e ele deve trazer, pelo que eu busquei os Livros da Nobreza que em meu poder são, e acho que as Armas que a dita linhagem pertencem com seu elmo, e [?] que há de trazer são estas que nesta certidão estão pintadas e por ser dado lhe dei esta certidão escrita e assinada por mim (...). E não passe dúvida no [?] feita // Portugal Rei [Dissímas?] // Armas em [?] = Um Escudo de Campo ser melho[r] contra [?] Espadas com pontas para baixo: [?] as mesmas Espadas em Roquete". Contém três selos.
Artigo neurológico datado de 14 de Julho de 1865 e publicado no dia 15 do mesmo mês e ano. Contém um nota escrita adicionada posteriormente com correções ao texto.
Contém páginas riscadas. Dados relativos aos porcos que existiam, que morreram, que foram mortos e que foram vendidos entre 1875 e 1876.
Relato de uma sessão de caça a Serra de Aires, Monforte.
Carta com notícias relativamente à vida e saúde dos seus familiares, o clima, o estado da produção agrícola, gado, receitas e dívidas.
O autor menciona que Miguel de Valle é seu irmão, que este era Alferes do Regimento de Cavalaria n.º 8 e que faleceu em 1810.
Contém os seguintes apontamentos: - "Apontamentos tirados da Justificação de [génere?] de António do Valle e Meneses filho 2º de António do Valle e Souza (...) sentenciada por Acordo da Relação da Câmara Eclesiástica, onde se acha, com data de 3 de Novembro de 1703"; - "Corografia do Algarve. João Batista da Sousa Lopes - Lisboa 1841. 1458 taz a seguinte notícia"; - "Apontamento histórico tirado de um Livro que havia na Torre do Tombo com o Título Relações da Índia, Th.30"; - Notas sobre uma escritura de casa; - Dívidas de sua mãe, D. Maria Benedita.
Contém os seguintes apontamentos: - Inventário de José António de Oliveira de 1824; - Cópia da Relação das pessoas do sexo masculino na Quinta de Santa Ana da Guerreira em 1838; - Nota e recibo de uma compra de 1841 a José Pedro Collares; - Sobre os vários feitores da quinta [de Santa Ana da Guerreira] de José do Valle. A capa do documento é um exemplar de um passaporte de licença não preenchido.
Carta em que José Corvajal acusa a recepção da Procuração do Regimento de Cavalaria Nº 8 para receber o que pertencia a António do Valle. Referências à família de [?] e de António do Valle.
Apontamentos numéricos das dívidas de António José Coelho Braga a António do Valle e Sousa de Meneses
No verso encontra-se o seguinte apontamento "Em Julho de 1849. Mandei logo".
Carta com notícias relativamente à vida e saúde dos seus familiares, o clima, o estado da produção agrícola, gado, receitas e dívidas.
Contém um documento solto intitulado "Partilha dos Frastes por morte de meu Pai no Dia 4 de Junho de 1829".
Contém uma pequena nota inicial a identificar o documento.
Neste documento constam as diversas datas e quantias de empréstimos de António do Valle e Sousa de Meneses a João Galvão Mexia de Sousa Mascarenhas de Junho de 1849 a Julho de 1850: 18 de Junho de 1849 - Declaração afirmando que é devedor da quantia de "trinta e oito mil quatrocentos reis"; 8 de Novembro de 1849 - Declaração afirmando que é devedor da quantia de "catorze mil e quatrocentos reis"; 10 de Janeiro de 1850 - Declaração afirmando que é devedor da quantia de "catorze mil e quatrocentos reis"; 22 de Fevereiro de 1850 - Declaração afirmando que é devedor da quantia de "nove mil e seiscentos reis"; 1 de Maio de 1850 - Declaração afirmando que é devedor da quantia de "quatro mil e oitocentos reis"; 18 de Maio - Declaração afirmando que é devedor da quantia de "dezassete mil trezentos e noventa reis"; 18 de Junho de 1850 - Declaração afirmando que é devedor da quantia de "mil novecentos e vinte reis"; 18 de Julho de 1850 - "dois mil oitocentos e oitenta reis".
Carta de remissão e consolidação do domínio (9 de Dezembro de 1848); despacho de conformidade da Carta de Lei (13 de Julho de 1848) e registo de pagamento (19 de Janeiro de 1849). Contém um selo.
No verso do documento encontra-se a seguinte nota: "Em 6 de Julho de 1862 recebi nova conta - vinte mil reis".
No verso encontra-se o seguinte apontamento: "6 vacas que me roubou o Saldanha, e Duque da Tereira. Em Setembro de 1837 quando ia a fugindo depois da Ação do Chão da Feira, e passara pela Guerreira".
Carta de aviso da atribuição pelo Princípe regente, posteriormente D. João VI, do hábito da Ordem de Cristo a José do Valle e Sousa de Meneses a 15 de Julho de 1815, que só foi executada a 21 de Agosto de 1823. Contém uma capa em pergaminho com "A Mesa da Consciência e Ordens" e pequenas descrições do documento no canto superior esquerdo.
No verso do documento encontra-se a seguinte nota: "Dívida de minha cunhada a Senhora Conceição".
Contém os seguintes documentos: Testamento de D. Maria Joaquina de Meneses e de sua irmã D. Mariana Patornilha de Sá de Meneses e "Relação das dívidas dos Senhores Meneses de Santarém por morte da Senhora D. Maria Joaquina de Sá e Meneses".
No topo da carta, encontra-se a seguinte nota: "Não me foi possível emprestar as nove, ou dez moedas pedidas nesta carta, mas emprestei-lhe cinco destas em metal que são (...) que lhe entreguei em mão própria a 14 de Junho de 1822, e lhe disse que bastava que mas pagasse no fim de um ano".
O título presente na capa é "Guerreira Curiosidades". Contém apontamentos sobre: - A digressão de José do Valle pela margem de O. do Rio Nabão e Zêzere até à sua foz em Constância - A Fábrica de Panos de J. Tavares Barreto; - As freguesias da comarca de Tomar; - Empréstimos; - "Dinheiro e Espólio da Rosa"; senhora falecida a 5 de Dezembro de 1842; - Rimas e poemas.
Carta que descreve a recepção e interação dos moradores de Olivença com o princípe [D. João de Bragança?], com "choradeira e pedindo-lhe [que] os livrasse do jugo dos espanhóis".