Type

Data source

Thumbnail

Search results

56 records were found.

Trata-se de Duarte II, 5º Duque de Guimarães, infante de Portugal, filho do infante Dom Duarte I, 4º duque de Guimarães e de sua esposa, Dona Isabel de Bragança.
Carta escrita a mando de Filipe II (III). Data e local do original: "Convento de Sampaio a 2 de Março de [1]622".
Data e local dos originais:" Lisboa e Junho, 1625", "20 de Junho 1625". Contém resposta do prior geral da Ordem de Cristo ao mesmo religioso informando que por não querer ver "desfazer-se a amizade tão antiga que sempre nossas religiões ambas tiveram" autorizava que os padres do seu convento pudessem fazer os sermões pretendidos nas igrejas da Ordem de Cristo.
Data e local do original: "Covilhã 20 de Abril de 1622". Entre outros assuntos o autor pede que seja permitido aos Irmãos Terceiros Seculares "a procissão de Quarta-Feira de Cinza com a solenidade e aparato costumado em Lisboa ... porque se permitem em festas de Corpus Christi bailes e coisas de leviandade menos decentes, as que provocam lágrimas e penitência em todo o tempo se devem usar e favorecer"
Carta de autoria não identificada sobre "as desordens e escândalos que alguns religiosos em essa vila [de Viseu] cometeram", entre outros assuntos.
Relata um caso passado no Convento de São Francisco da cidade da Guarda sucedido "em desprezo do Santíssimo Sacramento" e afronta aos religiosos. Data e local do original: Lisboa, fim de Maio de 1624.
Escrita em Lisboa a 26 de Outubro de 1724 [de facto 1624] e assinada por D. Diogo da Silva e D. Diogo de Castro
Data e local do original: "De Vila Viçosa a 3 de Dezembro de [1]621". Trata-se de Duarte II, 5º Duque de Guimarães, infante de Portugal, filho do infante Dom Duarte I, 4º duque de Guimarães e de sua esposa, Dona Isabel de Bragança.
Data do original: Junho de 1636. Carta de autoria não identificada. Apresenta a seguinte nota à margem do texto: "Não mandei esta carta por se remediarem as coisas por outra via mais fácil".
Recomenda-se que incite o cabido, bispos e câmaras a pedir a beatificação de frei Pedro da Guarda, entre outros assuntos.
Memorial sobre os excessos passados nos conventos. Data e local do original: "Lisboa ano de 1622".
Data e local do original: "Pinhel em Câmara, de Agosto, 13 de [1]622". A carta é enviada através do "padre ministro".
Data do original: 7 de Maio de 1624. Contém no final um "Aviso sobre a mesma matéria datado de 29 de Julho de 1624".
Trata-se de Duarte II, 5º Duque de Guimarães, infante de Portugal, filho do infante Dom Duarte I, 4º duque de Guimarães e de sua esposa, Dona Isabel de Bragança.
Recomendações, de autoria não identificada, feitas a Madre Maria Madalena por ocasião da sua eleição como presidente do Convento de Santa Clara de Santarém.
Concessão do "capítulo" do Convento de São Francisco de Leiria a Sebastião Soares Evangelho para nele fazer uma capela. Dada em Leira a 11 de Abril de 1622.
Carta de Filipe III (IV) de Espanha dirigida ao reitor do Colégio de São Boaventura de Coimbra. Data e local do original: "Escrita em Madrid a 7 de Setembro de 1628".
Refere ordem do Sumo Pontífice para que fossem admitidas nos conventos, onde anteriormente tinham professado, as freiras de nação [judias] que haviam sido presas e posteriormente "reconciliadas" na Inquisição.
Data e local do original: "Lisboa a 8 de Fevereiro de [1]622". Assinam "O Bispo Conde, Diogo de Castro, D. Nuno Álvares Portugal".