Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

4 records were found.

Escrituração organizada segundo a ordem de despacho e em cada um deles consta o despachante, a origem do género ou mercadoria, a embarcação, o capitão e data de entrada. Segue-se a identificação das marcas, os volumes, as decriminações dos géneros e mercadorias, e por fim, os direitos devidos. Em cada um dos livros contém no final dos despachos a soma dos diretos de entrada e um termo de encerramento, ambos assinados pelo subdiretor da alfândega e pelo escrivão da receita.
Escrituração organizada e dividida em duas partes, encontrando-se do lado esquerdo o lançamento da receita e do lado da direta o da despesa. Do lado esquerdo encontra-se a receita, cujo o lançamento era feito do seguinte modo: data (ano, mês e dia), o despacho, onde conta o carregar em receita ao almoxarife interino Francisco Lúcio de Sousa ou ao subdiretor da alfândega Cândido José Coelho, determinada quantia proveniente da exportação, como consta do respetivo livro (menção do livro e fólio); seguindo-se o numerário. Do lado da despesa registo é igual, só que neste caso os lançamentos eram feitos a crédito dos supramencionados almoxarife e subdiretor, mencionando as despesas realizadas de acordo com os despachos do diretor geral e correspondentes recibos. Contém 15 cópias de recibos, cujos registos se encontram lançados neste mesmo livro.
Estes livros têm os termos de abertura e encerramento, bem como rubricas, da responsabilidade do diretor da Alfândega de Angra e do subdiretor da alfândega da Ilha Graciosa. A escrituração, organizada por colunas para o deve e haver do recebedor da alfândega pelos despachos verificados. Contém do lado do deve: a data (ano, mês e dia), o registo do que se recebera de determinados despachante (direitos de entrada, direitos de saída, 7%, 5% adicional, 5%, arrematações), e os montantes. Do lado do haver: a data (ano, mês e dia); o registo das entregas feitas (cofre da recebedoria do concelho de Santa Cruz), o número do recibo e montantes. No final de cada mês, bem como no final do ano económico, é feito um termo assinado pelo subdiretor e recebedor e pelo escrivão da receita.
Contém as tabelas das cobranças efectuadas na alfândega e o talões dos recibos das transferência efectuadas pelo recebedor desta alfândega ao recebedor da recebedoria do concelho.