Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

72 records were found.

Partitura manuscrita. In 8.º oblongo, encadernação meia-inglesa [?]. Corte verde.
No final, um fólio intitulado "Contenido en este cartapacio [...] Primeramente la forma que se tiene de proceder en la inquisición". Capa em pergaminho.
Contém traslados das Crónicas. Encadernação em pastas de cartão cobertas de pergaminho. Vestígios de fecho. Corte a vermelho.
Música manuscrita. In 8.º oblongo, encadernação em carneira vermelha com ferros impressos a ouro na lombada e pastas rodeando as armas reais. Título impresso na pasta superior. Corte a dourado. Pertence "Fronteira".
Parte segunda da serenata de música cantada para celebrar o matrimónio de D. Pedro e D. Carolina Josefa Leopoldina, no Real Palácio do Rio de Janeiro. Música manuscrita. In 8.º oblongo, encadernação em carneira vermelha com ferros impressos a ouro na lombada e pastas rodeando as armas reais. Título impresso na pasta superior. Corte dourado. Pertence "Fronteira".
Dirigida ao rei D. Manuel por cujo mandado o seu cronista a compôs. Vestígios da encadernação em pergaminho. Corte vermelho.
Em que sumariamente se tratam as coisas substanciais que neles aconteceram do dia de seu nascimento até o em que o rei Afonso seu pai faleceu [...] dirigida ao rei D. João III. 1567. Página de título assinada por João Coelho d' Almeida. Inclui tabuada. Encadernação em pastas de cartão cobertas de pergaminho. Vestígios de atacas.
Encadernação em pastas de cartão cobertas de pergaminho com atacas.
Encadernação em pergaminho. Vestígio de atacas com tira de pergaminho. Corte vermelho.
Capa em pergaminho. Vestígios de atacas. Na primeira guarda foi escrito "Diz D. António meu senhor que este livro está muito bem feito".
Compilação de poesias de vários autores do século XVII: "Alcoran e preceptos de monjas", sonetos, madrigais, romances, motes, glossas, "Carta de uma freira de Odivelas a outra de São Bento de Évora", "Canción en alabanza de la ostentación militar que la nacion flamenca hizo en Lisboa em 13 de maio de 1636", "De Rafael do Quintal a uma ausência: canção", [...], "Al tiempo: Satira", "A uma despedida: Décimas", "Canción Piscatoria", "Lira", "A la muerte de D. Rodrigo Calderón: Lira", "A Fonte das lágrimas: lira", "Ao roubo de uma Dama: lira", "A um relógio de areia: canção", [...], "Do Licenciado Elóio de Sá: Romance", "A una dama banhando-se"[...], "De Gregório de Alcáçova partindo-se de Coimbra: Romance", "Do Conde de Salinas", [...] "Sonetos que se fizeram ao caso que sucedeu em Santa Engrácia", "À morte do Duque D. Teodósio 2.º do nome, 7.º de Bragança", [...] "Carta del Conde Fernão Gonçalves al Exm.º Conde de Olivares", epitáfios, ensaladillas, "El Infante D. Carlos hizo este Soneto", "de D. Luis de Góngora a una dama a quien enamoravan un capon, un impotente y un viejo", [...] "Ao Príncipe de Gales: letra", "A certo Prelado Grande de Portugal: epitáfio", "Endechas" [...] "De Antonio Barbosa a morte do famoso Gonçalo Barbosa mestre de armas: epitáfio, "A vida dos estudantes em Coimbra" [...] "Contra os Nefandos", "A los Theatinos", [...] "A la muerte de la reyna nuestra Señora", "Ao Conde D. Diogo de Castro quando sendo Vice-Rei de Portugal deu 400 mil réis aos Castelhanos para que socorressem Pernambuco aonde eles depois de colherem o dinheiro não quiseram ir" [...] "Templo de Amor de D. Juan de Borja Conde de Ficalho", "Saudades Diogo Albano", "de Manuel Soares 'A brevidade da Vida: canção'", "A el Rey D. Felipe IV de Castela, de Portugal III, Oração do Padre Nosso glosada", "Definição dos Ciúmes do Conde de Salinas"[...] "A los grandes de la Corte: Soneto", "A um sucesso de um frade que estando falando em uma grade de Monjas, o tomou uma grande desinteria por um estudante de Coimbra", "Carta de Jerónimo Correia Júlio ao Casal", [...] "A D. Francisco de Quevedo: Romance", "Al tumulo que hizo la ciudad de Sevilla para las exequias del Rey D. Felipe II", "A Flandres: Soneto", entre outros. Contém índice no final do livro.
Encadernação em pastas de cartão cobertas de pergaminho.
Encadernação em pastas de cartão cobertas de pergaminho.
Códice manuscrito e impresso. Inclui índice mas nem todos as entradas se encontram no livro. Encadernação em pergaminho, vestígio de atacas.
Contém sete livros. No livro 1, se trata da composição dos exércitos [...] inclui a tábua dos capítulos respectivos. No livro 2, se trata de tudo o que deve fazer um Príncipe desde que se lhe representa uma guerra até dar batalha ao seu inimigo. No livro 3, se trata da expugnação de praças. No livro 4, se trata de fortificar as praças das províncias, e reinos. No livro 5 de defender praças, províncias e reinos. Nos livros 6 e 7 de marchar e aquartelar. Inclui desenhos no Livro 1, Capítulo 27: 1, 2, 3; ilustrações ao longo do texto, a sépia, um desenho aguarelado a seguir ao título "La Architetura Militar" (f. 132), teoremas sobre os efeitos da artilharia. O livro pertenceu ao Capitão Sargento Mor Gabriel de Castro Barbosa, que foi Governador de Vila Viçosa e de Castelo de Vide e Mestre de Campo do Terço que na dita Praça assistia. Foi também Governador da Praça de Armas de Estremoz. Encadernação em pergaminho com atacas de seda, corte vermelho.
Parte primeira da serenata de música cantada para celebrar o matrimónio de D. Pedro e D. Carolina Josefa Leopoldina, no Real Palácio do Rio de Janeiro. Música manuscrita. In 8.º oblongo, encadernação em carneira vermelha com ferros impressos a ouro na lombada e pastas rodeando as armas reais. Título impresso na pasta superior. Corte dourado. Pertence "Fronteira". Inserta a pauta da obra "Rosita Valse Espagnole".
"Satisfeito o acto de Cortes que se celebrou na Sala dos Tudescos em quarta-feira vinte e dois deste presente mês de Novembro mandou o Príncipe [...] que na quinta-feira seguinte vinte e três do mesmo se juntasse o Braço da Nobreza no Mosteiro de Santo Elói para elegerem os trinta na forma custumada, o que se fez com a assistência do Secretário de Estado Francisco Correia de Lacerda, que por particular Decreto de Sua Alteza, foi nomeado para tomar os votos, e com a de Pedro Sanches Farinha Secretário das Mercês e Expediente [...]" (f. 1). Segue-se a lista dos nomeados. No Assento do Primeiro Congresso foi nomeado e tomou posse o Marquês de Fronteira, [D. João Mascarenhas], como Secretário (24 de Novembro de 1579) dando juramento aos trinta da Nobreza. À margem encontram-se copiadas algumas Resoluções tomadas pelo Príncipe. Os Papéis registados no fim do Livro, de D. Francisco de Sousa e do Conde da Castanheira, respondem à Consulta do Príncipe acerca do socorro à Polónia. Inclui as respostas dos Congressos dos Povos, em São Francisco, e do Estado Eclesiástico, em São Domingos, às propostas do Estado da Nobreza. Na primeira guarda lê-se "Qualquer livreiro pode encadernar estes actos de Cortes. Lisboa 20 de Abril de 1695. D. Rafael Bluteau Qualificador do Santo Ofício". Encadernação em carneira com duplo filete a ouro nas pastas, lombada com cinco nervuras, com ferros dourados, corte vermelho.
Códice factício contendo documentos impressos relativos ao testamento do rei Carlos II de Espanha. Documentos manuscritos relativos à aclamação de Filipe V, rei de Espanha, antes Duque de Anjou, filho do Delfim de França (24 de novembro de 1700, f. 37). "Diário do desembarque que fizeram em Cádis os soldados altos aliados" (f. 55). "Declaração que Filipe V mandou ao Conselho de Estado de ter nomeado por Embaixador a França o Almirante de Castela" (f. 57). "Declaração que fez o Duque d' Ormond aos Estados de Castela da causa que movia a Rainha Ana a mandá-lo com as suas tropas a Espanha em 1702" (f. 59). "Lista dos prisioneiros que fizeram no Castelo de Monjui[c] [Castell de Montjuïc] em 17 de setembro de 1705" (f. 61). "Diário del Sitio de Gibraltar des 17 de hebrero hasta 12 de Abril de 1705" (f. 63). Cartas de Bruxelas de negócios do tempo (1 de julho, 3 de dezembro de 1709, (f. 98-108). Cópia da carta régia dirigida ao Consistório dos deputados e ouvidores de contas do Geral da Catalunha em 6 de setembro de 1711, documento impresso (f. 110). Extracto das Novas da Catalunha, que chegaram a Génova no dia 9 de julho em correio despachado no dia 6, da Deputação "Diputación" de Barcelona para a corte de Viena com a Resolução que tomaram os Catalães (f. 112). Notícias gerais extraordinárias sacadas dos impressos de lei de Amesterdão e Bruxelas de 1 e 4, 8 e 11 de agosto de 1713 (f. 113-116v), "Lista dos navios de que há-de constar a armada do Rei de Castela, junho de 1718" (f. 133-133v). Relação das peças de artilharia que devem embarcar neste porto de Barcelona para a campanha de 1718 (f. 135-136v). Carta do alcaide Ali que está sitiando Ceuta para o general Stanhope (f. 146). Relação da gente de guerra e guarnição que se encontrava na praça de Barcelona quando foi rendida pelas armas do rei católico de Espanha, Carlos III (f. 153). Carta do Secretário de Estado de Castela para António Guedes Pereira, Enviado [Extraordinário] de Portugal, sobre a prisão do Duque de Riperdá dada a 25 de Maio de 1725. Serie sucinta da vida e sorte maravilhosa "stupende fortune" do Cardeal Giulio Alberoni Piacentino (f. 198). Representação aos ministros de Inglaterra feita pelo Embaixador Extraordinário de Espanha (f. 212). Assinação de terceiro termo de três meses que os ministros dos Príncipes interessados na Quádrupla Aliança dão ao Rei de Castela para aceder ao dito Tratado com declaração que não acedendo no dito tempo perderá a expectativa que no artigo quinto se lhe prometia da investidura de Parma (f. 214). Artigos da suspensão de armas convindos entre o general castelhano, inglês e alemão sobre a Guerra de Sicília em 6 de maio de 1720 (f. 219). Resumo dos principais artigos da evacuação da Catalunha concluído e assinado pelos plenipotenciários do Rei de França e os da Rainha da Grã-Bretanha, em Utreque, no dia 14 de março de 1713 (f. 225). Capitulações que se fizeram entre o Rei Católico e o Duque de Modena (f. 227). Cópia da transação do assento da introdução de negros nas Índias (f. 229). Cópia do Tratado de Pazes entre Castela e o Império concluído em Viena, 7 de junho de 1725 (f. 233). Relação de vários sucessos da Guerra de Sicília (f. 237). Testamento de frei Manuel de São José, no século Manuel Ferreira de Carvalho (f. 239). Contém ainda outros documentos. Encadernação de pergaminho em pastas de cartão, vestígio de atacas em pele.
"[...] Tirada do Livro que serviu na Mesa o ano principiado por dia de Visitação de Santa Isabel de 1684 e findo por outro tal dia de 1685. E as folhas do dito livro se vão citando na margem. Inclui a "Memória do que importa a fábrica das capelas da administração desta Santa Casa": Capela de Vitória Galvoa (f. 1 v.); "Fábrica da Capela de António Cidrão" (f. 7) [...] a "Relação dos juros que esta Santa Casa paga às capelas de sua administração [...]": "Capela de D. João de Meneses" (f. 17v); "Capela de António Cidrão" (f. 18v); "Catarina da Gama de Vasconcelos" (f. 19), [...] "Obrigações que esta Santa Casa tem", "Foros que esta Santa Casa paga" entre outros. Encadernação em carneira, cinco nervuras, vestígios de atacas, corte vermelho.
Contém "A morte da Senhora Rainha Dona Maria Francisca Isabel de Sabóia: Soneto" [f. 10], "Soneto que fez o A. à Era de 1690" [f. 17], "Novas de Lisboa do ano de 1689: Soneto" [f. 17v.], "Ao Galeão que fabricou o Procurador e botou ao mar este ano de 1691" [f. 32], "A alguns sujeitos de Portugal enfidalgados nesta Baía" [f. 68], "Profecia em verso feita pelo Desembargador e A[utor] destas obras Gregório de Matos e tirada de um discurso apologético que fez o Reverendo Padre Mestre António Vieira" [f. 74-76v.],"Ao mau governo da Baía" [f. 112v], entre outros. Encadernação em pastas de cartão cobertas de pergaminho, atacas em pele, corte vermelho.
Trata-se de um códice contendo recolha de entradas por nomes, assuntos genealógicos e outros, com alguns documentos copiados no final, com data de 1688, 1690. Encadernação em papel.
Juíz do Tombo da Comenda: Dr. Francisco Xavier de Faria. Procurador da Comenda: Dr. Anacleto José de Oliveira Couto. Termo de audiência geral de 26 de agosto de 1777. Capa em pergaminho.
Tomo I. Livro numerado e rubricado pelo Juíz do Tombo da Comenda, Dr. Francisco Xavier de Faria, conforme Termo de abertura por ele feito e assinado. Refere que, a requerimento de Inácio Pedro Quintela, administrador da Casa de Alorna, se conseguiu provisão régia para tombar todos os bens e propriedades, igrejas in perpetuum unidas à Comenda do Salvador de Baldreu situada no Concelho de Regalados, no limite do couto do mesmo nome. Inclui índice. Encadernação de solapa em carneira impressa a seco, quatro nervuras, rótulo impresso a dourado, vestígios de fecho. Corte vermelho.
Tomo III. Livro numerado e rubricado pelo Juíz do Tombo da Comenda, Dr. Francisco Xavier de Faria, conforme Termo de encerramento por ele feito e assinado, mencionando 1813 fólios como o total dos três livros de tombo. Escrivão do tombo, Francisco José Alves Pereira de Araújo. Inclui índice. Encadernação de solapa em carneira impressa a seco, quatro nervuras, rótulo impresso a dourado, vestígios de fecho. Corte vermelho.
Tomo II. Livro numerado e rubricado pelo Juíz do Tombo da Comenda, Dr. Francisco Xavier de Faria, conforme Termo de abertura por ele feito e assinado no primeiro tomo. Refere que, a requerimento de Inácio Pedro Quintela, administrador da Casa de Alorna, se conseguiu provisão régia para tombar todos os bens e propriedades, igrejas in perpetuum unidas à Comenda do Salvador de Baldreu situada no Concelho de Regalados, no limite do couto do mesmo nome. Inclui índice. Encadernação de solapa em carneira impressa a seco, quatro nervuras, rótulo impresso a dourado, vestígios de fecho. Corte vermelho.
Morgado instituído por Vasco Palha o Velho cuja Árvore genealógica se encontra desenhada no fólio 147. Refere o libelo entre Conde de Castelo Novo e sua mulher e D. Luís de Noronha. Inclui a certidão do testamento de Brás Palha de Almeida feita na vila de Fronteira, em 6 de outubro de 1643 com reconhecimento de letra datado de 13 de novembro de 1643; a certidão de um feito de causa cível em que foram partes Lourenço Garcês Palha e Simão Palha de Almeida feita em Lisboa, em 22 de julho de 1630. Contém índice. Encadernação em pastas de cartão cobertas de pergaminho, atacas em pele. Encontra-se inserta no livro uma circular anunciando a Festividade do Senhor dos Passos na igreja das Comendadeiras de Santos-o-Novo.
No final está escrito Nuno Caetano da Costa. Encadernação em couro com ferros a ouro, rótulo verde, corte dourado, guardas em papel de fantasia.
A D. Maria Francisca Benedita, Princesa do Brasil. Encadernação em papel fantasia.
Antigo Primeiro Ministro do Rei da Sardenha na Corte da Rússia, Secretário de Estado, Presidente da Chancelaria, Membro da Academia Real das Ciências de Turim, Cavaleiro Grã Cruz da Ordem Religiosa e Militar de São Maurício e São Lázaro. Em Paris, na Livraria Eccl. de Durand. Rua d' Abadia de Saint-Germain, n.º 3. Encadernação em carneira, lombada e rótulo com ferros dourados, guardas em papel de fantasia, corte amarelo.
Contém "Motes que se fizeram no Barreiro em setembro de 1538 indo a Rainha de Évora para Lisboa, feitos em casa do Cardeal", "Motes que o Infante D. Duarte mandou de Sintra o ano de 1538", "Diálogos às damas", "Sonetos do tempo do rei D. João III", "Trovas que D. Afonso de Meneses mandou a D. Ana Henriques quando casou [...] em agosto de 1539". Inclui também a "Petição que o galeão São Sebastião fez à rainha D. Catarina pedindo-lhe o mandasse em busca dos Turcos", "Despachos que se acharam no Paço que foram dados a alguns senhores que foram ao socorro de Mazagão (f. 71-72v.). Estão escritos setenta e dois fólios. Encadernação em pergaminho, vestígios de atacas em pele.
Página de título ornamentada. Mandadas ao Padre Simão Dinis pelo Padre Francisco de Lemos. Encadernação em pergaminho vestígio de atacas.
Contém entre outros, "Ignatio e Urystheo suo Herculis Agones et labores duodecim Alcides primarius gymnastes P. Emmanuel de Andrade e Societate Iesu. Conimbricae: apud Emmanuelem Dias Universitatis Tipog., anno 1653". Encadernação em pergaminho.
Novela manuscrita sem autor. Encadernação cartonada com papel de fantasia.
Estatutos tirados dos antigos. Livro numerado e rubricado pelo Prior do Convento, Frei Gregório de Jesus Maria José, Juíz Conservador Apostólico da Irmandade do Santíssimo Rosário. Encontra-se inserta uma cinta do Correio Nacional 127-n.º 433 endereçada ao Desembargador Joaquim António dos Reis. Encadernação em carneira impressa a ouro, com atacas de algodão.
Documentos datados de 23 de outubro de 1705; 22 fevereiro, 17 de março, 18 de abril, 12 de maio, 5 e 22 de junho, 20 e 26 de outubro, 14 de dezembro de 1706; 25 de janeiro, 25 de fevereiro, 15 de março, 16 de abril, 24 maio, 27 de junho, 30 de julho, 10 de Agosto de 1707; 19 novembro, 9 e 10 de dezembro de 1708; 9 de março, 20 de abril, 13 de maio, 15 e 19 de junho, 20 de agosto, 10 de outubro de 1709; 23 de abril de 1710; 6 de setembro de 1711, 26 de janeiro de 1712. Contém documentos manuscritos e impressos. Resposta dos deputados do Príncipe da Catalunha à primeira carta que receberam do Rei, Cópia dessa Primeira carta, Listas dos prisioneiros feitos no Castelo de Monguic sobre Barcelona, Nota como se recebem na cidade os Embaixadores dos Reis e Imperador, Relação do modo como foi cumprimentado o Conde de Harach Embaixador Extraordinário de Sua Magestade Cesarea no mês de Maio 1697 [...], Lista do Regimento Inglês no campo diante de Barcelona, Memória dos oficiais portugueses que estavam a servir em Barcelona, Relação dos Portugueses que se encontram em Barcelona, Verídica relação diária do sucedido no ataque e defesa de Barcelona cabeça do Principado da Catalunha sitiada pelas tropas dos Altos Aliados neste ano de 1705: trata-se do sucedido na Praça dia 14 de Outubro [...] consagrada ao monarca Carlos III, legítimo rei das Espanhas, Capitulações que se pedem ao senhor D. Francisco Antonio Fernandez de Velasco y Tovar, Vice Rei e Capitão General do Principado e Exército da Catalunha a Milord Conde de Peterborough, Capitão General das tropas de desembarque das armadas inglesa e holandesa; registo dos capelães de honra, marqueses, condes, viscondes e mordomos; Relação verdadeira da feliz expugnação e rendimento da Praça de Alcantara, que conseguiram em nome de Carlos III, as Armas Lusitanas com as dos Altos Aliados desde o dia 10 ao dia 17 de abril de 1706; Lista do que se tem achado no campo do Duque de Anjou depois que levantou o sítio de Barcelona; Relação do sucedido às armas católicas do Rei D. Felipe V, em abril, e maio, até à rendição de Valência e Saragoça tirada de originais autênticos e testemunhos [...]; Tradução da carta escrita pelo Rei de Portugal aos conselheiros da cidade de Barcelona; Cópia da carta de Carlos III escrita em Saragoça, com a do Mestre de Campo General Conde de Noelles; Carta de despedida de Carlos III da cidade de Barcelona aos citados Conselheiros; Notícias vindas de Londres a Barcelona; Notícias de várias partes publicadas em Saragoça; Diário do sucedido no sítio e expugnação da importante Praça de Sussa que ocuparam sua Alteza Real de Sabóia e o Príncipe Eugénio de Sabóia; Carta escrita a Sua Alteza Real por um Ministro de Estado do Rei de Espanha, comunicada pelo Duque d'Orleães (dois documentos); Diário dos movimentos do Exército desde 26 de março em que saíram os generais da cidade de Valencia; Breve raciocínio aos tribunais de nobreza e povo unidos para jurar Carlos III feito pelo Grande Chanceler de Milão na presença do Príncipe Eugenio de Saboia; Relação verdadeira da defesa que fez a vila de Puigcerdà em 21 de abril de 1707; Descrição e notícia diária do que foi feito no assédio e defesa da Praça de Denia; Lista dos oficiais que lá estão; Notícias adquiridas desde Domingo 18 de agosto de 1706 até hoje 25 do mesmo, outras notícias; Avisos de diferentes partes que trouxe um expresso despachado de Milão, em 29 de julho e chegado a Barcelona a 10 de agosto de 1707; documentos sobre os destacamentos do Marquês de Avaret, Tenente General dos Exércitos de França; sentença publicada em Madrid; Discurso geral da presente Guerra sobre o estado que hoje tem e sucesso da campanha passada; Carta a um amigo sobre a do Rei de França a todos os seus Governadores de Províncias; Proposição do Marquês de Surville, Hauteford de Surville; Memória para a entrada do Rossilhão (Roussillion); cópia da carta escrita a D. Antonio del Valle Governador de Valencia; carta do Conde de La Puebla para M[?] de Staremborg; cópia da carta que o Conde de La Puebla de Portugal escreveu ao Rei dando-lhe a notícia do sucedido em Benasque e fronteiras de Aragão; Capítulos Preliminares da Paz que concluíram em Haia e remetidos ao Rei pelo Duque Príncipe de Marlebourg com carta de 28 de maio de 1709 [...]; Memória das tropas que os inimigos têm nas fronteiras do Rossilhão, Sardenha e [?]; Número dos regimentos de cavalaria do exército inimigo sob o comando do Duque de Nouailles em Lampourdan; extracto da carta do Residente do Rei da Polónia; Memória dos acampamentos que temos feito com o exército nesta campanha de 1710; Lista dos navios que compõem a Armada de França armados neste ano de 1711, comandados pelo Conde Tolosa, Almirante de França; novidades de Amesterdão; A quinta essência das novidades históricas, críticas, políticas, morais e galantes para a Paz Geral, satisfazendo todos os interesses da guerra presente (n.º 13); cópia da Carta do Tenente General Conde de Ribera, comandante de Campo Maior para D. Pedro Mascarenhas, General do exército. Contém ainda outras cartas. Encadernação em pastas de cartão cobertas de pergaminho, vestígio de atacas.
Na primeira guarda lê-se: "[...] Marquês de Fronteira D. José Luís Mascarenhas Barreto, ano de 1777. Obras curiosas destiladas do [a]lambique da cachimónia por vários pegureiros do Parnaso. João de Morais Carneiro". Nas folhas 1-2: Cargos e acusação ao senhor D. Luis de Aro e descargos ao mesmo. Na folha 187v: registo (em latim e em português) da carta de Carlos II de Inglaterra dirigida ao Marquês de Nisa, conselheiro secreto do Rei de Portugal, datada do Palácio de Whitehall, 3 de dezembro de 1661 [...] Carlos Reis. Encadernação em pastas de cartão cobertas de pergaminho, vestígios de atacas em pele.
Tomo I. Portada em aguada cinzenta. "Índice de toda a obra". Encadernação em carneira com ferros e rótulo a ouro, quatro nervuras, corte vermelho, guardas em papel de fantasia.
Encadernação em carneira com lombada e rótulo gravados a ouro, corte dourado, guardas em papel de fantasia.
Contém "Epitaphium Gonsalvi Annis Bandarra": tradução de uma Décima portuguesa a petição de João Vangeripe[?] ano 1664. Menciona António Luís Meneses, Conde de Cantanhede, inclui epigrama a Francisco Manuel [de Melo] sobre o livro que escreveu da Arte cabalística, ode a Rodrigo Moura Teles, Gabrielem Grisleyum [Gabriel Grisley] botânico, "Animalium Spectaculum" em Lisboa a 21 [12 Kls.] de dezembro 1661, no âmbito da celebração do casamento da Princesa Catarina de Bragança e Carlos II de Inglaterra, ode à Rainha D. Luísa de Gusmão, epigrama a Afonso VI, Luís XIV, D. Pedro Príncipe Regente do Reino de Portugal, hino a Santo António de Lisboa, vulgo chamado de Pádua, António Luís Meneses Marquês de Marialva, óbito de [D.] Luís Marquês de Távora Conde de São João, epitáfio do mesmo, Luís de Camões, Francisco Souto Maior Arcebispo de Braga, epigrama ao Marquês de Marialva, epitalâmio dedicado a D. Francisco Mascarenhas, Conde de Coculim, e a Maria Noronha (1677), Manuel Teles da Silva Conde de Vilar Maior, Conde da Torre Fernando Mascarenhas, tratado de casamento entre Vitorio Amadeu, Duque de Sabóia, e a Infanta Isabel Luísa Josefa (1679), João Mascarenhas, Marquês de Fronteira, "Cem cartas Matilde Afonso", "Agnes Petro", Madalena António, Sabina Alexio, Helionora Marthae, Cynthia Philantori, cópia de vinte e quatro cartas de Luís Vasconcelos e Sousa, Conde de Castelo Melhor, Primeiro Ministro de Portugal datadas de 26 de março de 1664 a 18 de março de 1667; cópia de cinco cartas do Chanceler Britânico, datadas de 10 de junho de 1662 a 10 de julho de 1664; cartas diversas e codicilos para António Luís de Azevedo de Alexius Collotes, para o rei Carlos II de Inglaterra, para Pedro Severino Noronha, Rodrigo Moura Teles, Manuel Luís de Sousa, Luís Vasconcelos e Sousa, Conde de Castelo Melhor, Manuel Teles da Silva Conde de Vilar Maior, Francisco Mascarenhas, Maria Francisca Sá e Meneses, Francisco Melo, Fernando Mascarenhas Conde da Torre, Francisco Macedo, entre outros. Inclui textos riscados. Encadernação em pergaminho.
Descrição de um aparelho para medir distâncias, alturas e profundidades, nivelar, tirar plantas e descrição de províncias, etc., inventado por Latino Ursino, capitão geral dos venezianos. Contém desenhos. Encadernação em pergaminho com vestígio de atacas.
Encadernação em pergaminho vestígios de atacas, corte vermelho.
Tomo II. Portada em aguada cinzenta. Contém Índice. Encadernação em carneira com ferros e rótulo vermelho a ouro, quatro nervuras, corte vermelho, guardas em papel de fantasia.
Trata-se da cópia de várias cartas escritas por D. Luís de Sousa, que veio a ser Arcebispo Primaz de Braga, ao Príncipe D. Pedro, Regente do Reino de Portugal, depois rei D. Pedro II. Encadernação em carneira com quatro nervuras, rótulo e lombada com ferros dourados.
Contém "Tabuada das cousas que se contêm neste livro" e um Índice. Encadernação em pastas de madeira cobertas de pele, vestígios de atacas.
Tomo 7.º. Trata dos acontecimentos do reinado de D. Afonso VI.
Sem título, não apresenta o nome do autor, nem data. Inclui quarenta e seis títulos genealógicos. Códice encadernado num pergaminho com notação musical. Contém os títulos "Casa de Bragança"; "Casa do Mestre de Santiago e d' Avis duque de Coimbra"; "Título de D. Gonçalo Mendes da Maia o lidador das batalhas que houve"; "Título dos Sousas"; "Título dos Pereiras do que mais longe se pode saber"; "Título dos Castros"; "Título dos Meneses"; "Título dos Silvas"; "Título dos da Cunha, Cunhas"; "Título dos Melos e do que mais longe se pode saber"; "Título dos Cabreiras donde vêem os Vasconcelos e Alvelos e os Ribeiros, Vasconcelos"; "Título dos Coutinhos e do que mais longe se pode saber"; "Título dos Azevedos e do que mais longe se pode saber"; "Título dos Ataídes"; "Título dos Noronhas"; "Título dos d' Eças"; "Título dos Anriques [Henriques] de Portugal"; "Título dos Távoras"; "Título dos Limas"; "Título dos Freires d' Andrade";"Título dos Furtados e Mendonças"; "Título dos Castelos Brancos"; "Título dos Almeidas"; "Título dos Mascarenhas"; "Título dos Silveiras"; "Título de mais Silveiras e Lobos"; "Título dos Sás do que mais longe se pode saber"; "Rolins e Mouras"; "Título dos Mirandas"; "Título dos Barretos do que mais longe se pode saber"; "Título de Gonçalo Pais Taveira donde descendem os Tavares e Pachecos"; "Título dos Tavares"; "Título dos Magalhães"; "Título dos d' Almada e d' Abranches"; "Título da linhagem d' Álvaro Pais"; "Título dos Nogueiras"; "Título dos Britos"; "Título dos São Paios"; "Título dos Oliveiras".
Drama Bufo. Teatro de São Carlos, Lisboa. Música manuscrita. In 8.º oblongo, encadernação meio amador em papel de fantasia. Título em rótulo na pasta superior.
Contém o desenho das fortificações regulares e irregulares dos lados dos polígnos exteriores para dentro e interiores para fora. Encadernação em carneira gravada a ouro - pontiado, duplo filete, florões nos cantos e no meio dos planos - quatro nervuras, vestígio de atacas em seda verde, corte dourado. Inclui solto o Anexo "Do desenho de fortificações regulares e irregulares alguns termos e regras, fortificando-se do lado do polígono exterior para dentro".
"O que quão bem se pode ver pelo índice que vai adiante". Encadernação em pastas de cartão cobertas de pergaminho.
"Satisfeito o acto de Cortes que se celebrou na Sala dos Tudescos em sábado vinte deste presente mês de Janeiro, mandou o Príncipe [...] que na segunda-feira seguinte vinte e dous do mesmo se juntasse o Braço da Nobreza no Mosteiro de Santo Elói para elegerem os trinta na forma custumada o que se fez com a assistência do Secretário de Estado Francisco Correia de Lacerda, que por particular decreto de Sua Alteza, foi nomeado para tomar os votos, e com a de Pedro Sanches Farinha Secretário das Mercês e Expediente [...]" (f. 1). Segue-se a lista dos nomeados. No Assento do Primeiro Congresso foi nomeado e tomou posse o Marquês de Fronteira, D. João Mascarenhas, como Secretário (25 de janeiro de 1674) dando juramento aos trinta da Nobreza. À margem encontram-se copiadas algumas Resoluções tomadas pelo Príncipe. Inclui as respostas dos Congressos dos Povos em São Francisco e do Estado Eclesiástico em São Domingos, às propostas do Estado da Nobreza. Encadernação em carneira impressa a seco com fitas de seda verde na pasta inferior, corte dourado.
Encadernação em carneira gravada a seco, pastas em cartão, lombada com quatro nervos impressa a dourado, corte vermelho.
Contém índice. Cada índice informa sobre as folhas em que caem as letras do abecedário. Encadernação em pastas de cartão cobertas de pergaminho. Vestígios de atacas.