Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

5 records were found.

Este livro serviu para nele ser feita a escrituração das importâncias cobradas na Alfândega ao Concelho da Ericeira, proveniente ao imposto de 10 e 6% creado pela Carta de Lei de 13 de Julho de 1848, em conformidade das Instruções de 15 de Setembro do mesmo ano.
Estes livros têm a escrituração, organizada por colunas, contendo: a data (ano, mês e dia); Número do bilhete; nome dos despachantes; direitos de entrada; direitos de saída; armazenagem; tonelagem; leilões de fazendas demoradas; multas; tomadias; licenças de pesca e totais.
Estes livros, numerados e rubricados, são da responsabilidade do subdiretor Diogo Emiliano da Fonte, por comissão do diretor das alfândegas do circulo, como consta do termo de encerramento do primeiro livro. Estes livros serviram para neles ser feita a escrituração da receita (procedências - produto líquido para a Fazenda dos preços das arrematações, décimas deduzidas dos emolumentos dos empregados da alfândega, tomadias e multas) e da despesa (Aplicação - saldos, saídas do produto das tomadias, saída do produto das multas, saídas para o cofre geral).
Estes livros serviram para neles ser feita a escrituração da receita e despesa geral contendo um escrituração organizada da seguinte forma: do lado da receita - datas (ano, mês e dia), número do despacho, despachantes, procedências - produto líquido para a Fazenda dos preços das arrematações, décimas deduzidas dos emolumentos dos empregados da alfândega, tomadias, multas, impostos adicionais e etc.; do lado da despesa - datas (ano, mês e dia), aplicação - saldos, saídas do produto das tomadias, saída do produto das multas, saídas para o cofre geral e etc.
Conjunto de documentos pertencentes a esta Alfândega e da responsabilidade de Francisco Luís dos Santos, subdiretor da mesma, do periodo de 14 de Setembro de 1846 a 25 de Novembro do mesmo ano, cujas contas foram liquidadas a 22 de Agosto de 1865.