Type

Data source

Thumbnail

Search results

30 records were found.

O autor refere-se a Gaspar de Guzmán y Pimentel Ribera y Velasco de Tova, conde-duque de Olivares, que, devido a intrigas palacianas e a uma série de derrotas militares, foi desterrado, a 23 de janeiro de 1643, perdendo todo o seu crédito político.
O autor, não identificado, comenta a "Acusacion fiscal contra el author del Nicandro o Antidoto en defensa de las operationes del conde duque [de Olivares]; 1643" da autoria de Juan de Morales y Barnuevo.
O autor refere-se a Gaspar de Guzmán y Pimentel Ribera y Velasco de Tova, conde-duque de Olivares, que, devido a intrigas palacianas e a uma série de derrotas militares, foi desterrado, a 23 de janeiro de 1643, perdendo todo o seu crédito político.
Entre outras acusações o autor, Juan de Morales y Barnuevo, denuncia a obra «Nicandro o Antidoto» como "um tratado cheio de injurias e veneno".
Carta datada de 17 de março de 1617 em que o autor, Pedro Téllez-Girón y Velasco Guzmán y Tovar, III duque de Osuna, vice-rei de Nápoles, comenta a situação em Itália, entre outros assuntos.
Entrada do cardel Borja y Velasco na cidade de Nápoles quando assumiu o cargo de vice rei de Nápoles (1620).
Carta datada de 31 de agosto de 1616 relatando batalha com os turcos. Trata-se da Batalha de Cabo Quelidônia, travada em 14 de Julho de 1616, na qual a esquadra espanhola, comandada pelo almirante Francisco de Ribera, repeliu 55 galeras turcas que a haviam atacado. O final do documento apresenta a: "Copia de carta de Sua Magestad al duque de Osuna de Toledo a 11 de octubre de 1616".
Documento apresenta no final: "Copia de carta de Sua Magestad escripta al duque de Osuna en agradezimento del consejo que Sua Exa. dio al principe Felisbertto en Atesina", datada de 2 de Dezembro de 1614. Deverá tratar-se do príncipe Felisberto Emanuel de Sabóia, general da armada espanhola, sobrinho de Filipe III de Espanha.
Documento satírico sobre o ministério do conde-duque de Olivares no reinado de Filipe IV de Espanha.
O cardeal Borja y Velasco dá conta a Filipe II da sua entrada no reino de Nápoles, como Vice-Rei e da forma como se procurara entender com o duque de Osuna a quem viera substituir, entre outros assuntos.
Pedro Téllez-Girón y Velasco Guzmán y Tovar, III duque de Osuna, vice-rei e capitão geral dos reinos da Sicília e de Nápoles, informa Filipe III de Espanha sobre as maquinações do Cardeal Borja, entre outros assuntos. Carta datada de 2 de Junho de 1620. O cardeal Borja y Velasco viria a substitui-lo como vice rei de Nápoles, nesse mês de Junho de 1620.
Ano de 1620. Trata-se de uma carta de desafio de Pedro Téllez-Girón y Velasco Guzmán y Tovar, III duque de Osuna, a don Octavio de Aragon, general das galeras, por tê-lo deixado em Marselha e ter vindo com as suas galeras para Espanha sem notificar o duque. O final do texto inclui a resposta de don Octavio de Aragon.
Documento datado de [5?] de outubro de 1616. Trata-se da Batalha de Cabo Quelidônia, travada em 14 de Julho de 1616, na qual a esquadra espanhola, comandada pelo almirante Francisco de Ribera, repeliu 55 galeras turcas que a haviam atacado.