Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

56 records were found.

Sebastião Vargas refere que o rei de Fez o mandara chamar para que sossegasse certas desavenças que havia entre D. Afonso e Citi Alhorra.
O documento refere as diferenças entre Pedro Mascarenhas e Lopo Vaz de Sampaio sobre o governo da Índia.
O documento refere as diferenças entre Pedro de Mascarenhas e Lopo Vaz de Sampaio.
O documento refere as discórdias entre Pedro Mascarenhas e Lopo Vaz de Sampaio, e as desordens causadas por Diogo de Melo em Ormuz.
O voto é datado de 20 de novembro de 1527. A escolha para governador da Índia era feita entre Lopo Vaz de Sampaio e Pedro Mascarenhas.
Tem junto o traslado de um instrumento de concerto entre António de Miranda e vários fidalgos e capitães sobre o mesmo assunto, datado de 18 de novembro de [1527]. Os autos referem as diferenças entre os possíveis governadores Pedro de Mascarenhas e Lopo Vaz de Sampaio.
A carta menciona a extração da pimenta e o comércio de outras especiarias, os roubos que se faziam nas naus, a falta de cumprimento dos Regimentos, a desordem de se venderem seguros aos mouros para as suas viagens, a pouca vigilância e defesa das fortalezas da Índia, e os maus procedimentos dos governadores por se aconselharem com pessoas que não deviam.
O auto refere ainda que os moradores deviam fazer ronda aos portos da Ilha por causa dos corsários franceses que se avistavam naqueles mares. O auto é datado de Angra, 3 de março de 1552.
Tem junto o traslado de uma carta escrita de Goa a outras cidades do Estado sobre o mesmo assunto, e duas cópias do mesmo instrumento de contrato e obrigação.