Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

5 records were found.

Esta coleção é constituída por documentos originais e cópias, manuscritos agrupados em dois volumes (livros) com decretos e avisos expedidos ao administrador do Terreiro Público, na qualidade que acumulou o Conde de Valadares de Inspetor Geral das Obras das Lezírias, sobre as obras de algumas estradas e pontes, de fornecimento de sementes a lavradores, entre outras. Em todos eles é feito despacho para o seu cumprimento e registo, bem como a nota com indicação do correspondente registo. Registos que se encontram no livro primeiro do registo dos decretos, avisos e ordens da obra da tapada e valas do Ribatejo da responsabilidade desta Inspeção Geral das Obras, outros na Inspeção Geral do Terreiro no livro de registo dos decretos e avisos, e ainda, na Contadoria do Terreiro, livros de registo dos decretos e avisos.
Esta série é constituída por dois livros de registo dos decretos, avisos, portarias, ordens e demais documentos, referentes às obras do Ribatejo, alguns dos quais já descritos nas séries anteriores.
Esta série é constituída por 9 maços de correspondência sobre as obras do Ribatejo, com informações, relatórios, atestados, contas e orçamentos, bem como alguns esboços das obras. Estes maços contêm pastas que identificam os signatários, encontrando-se os documentos (simples e compostos, originais e cópias) numerados sequencialmente. Entre outros encontram-se Existe um índice de 60 fólios soltos para os maços 172 a 173.
Esta série é constituída por 1 livro para nele ser feito o registo (traslado) representações pelas mais diversas entidades remetidas ao inspetor geral Conde de Valadares referentes às obras do Ribatejo. Junto a estas representações podem ser encontrados mapas de receita e despesa das obras do Ribatejo, resumos, informações e demonstrações da receita e despesa das obras dos campos e caminhos.
Tratam estes manuscritos das notícias do que se tem feito a respeito das obras, das estradas, lezírias e campos de Ribatejo desde 1784 a 1787. O primeiro Tomo dá notícia das informações e obras do que havia mais notável para se fazer, tanto nas estradas reais, da Ponte da Verdelha termo de Alverca até Santarém, como das benfeitorias que se fizeram na Tapada de Valada e da precisão em que estavam as lezírias e campos do Tejo, dos tapumes, valas e canais. Notando também todas as obras que se fizeram pelos ditos sítios até ao fim de 1785. O segundo Tomo dá notícia da continuação das ditas obras e do aumento que estas tiveram pela ruinas causadas pelas grandes cheias. Também faz memória das jornadas que o Conde de Valadares fez por diversos sítios, e dos apontamentos das obras que determinou e, juntamente, os mais apontamentos, informações que os oficiais engenheiros Isidoro Paulo Pereira, Manuel Caetano de Sousa, e Manuel de Sousa Ramos, do que fizeram a respeito das referidas obras e seu progresso até ao final do ano de 1787.