Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

6 records were found.

Série constituída por três livros para neles serem feitos os registos dos títulos, apostilas ou cartas de nomeação ou de serventia vitalícia dos empregados desta alfândega. Cada registo contém informações sobre anteriores empregos e vencimentos, remissão a diplomas, bem como a menção dos livros onde eram se encontram registados estas mesmas nomeações (Torre do Tombo - Mercês) e a ratificação de posse e juramento (Alfândega Municipal - Assento) e os montantes pagos na segunda repartição da Direção Geral da Contabilidade. Em alguns registos podem ser encontrados, à margem, averbamentos, ou notas.
Série constituída por um único livro feito inicialmente para nele ser feito o inventário da Alfândega Municipal de Lisboa no dia 1 de janeiro de 1869 (f. 1 ao f. 6). Ano em que esta alfândega foi agregada à Alfândega de Lisboa e aqui permaneceu até 1875. Também viria a ser utilizado este livro para nele ser feito o inventário da Alfândega do Consumo nos anos de 1876 (f. 6v ao f. 23) e 1880 (f. 23v ao f. 47), razão pela qual este mesmo livro (liv. 7374) é descrito nas duas alfândegas.
Série constituída por dois livros para nele serem feitos os lançamentos dos termos de fianças dos depositantes da 2.ª e 3.ª classe na repartição dos depósitos. Cada termo tem logo no início um pequeno sumário que menciona o género (cereais e legumes, cevada, milho), eventualmente onde armazenado, ou embarcação (caso milho importado), identifica o fiador e o afiançado. Segue-se o termo, iniciando com por mencionar o dia, mês e ano, local (Alfândega Municipal) onde compareceu o fiador, declarando de quem fiador, para que fossem depositados determinados géneros de sua conta ou à sua ordem, dando entrada nesta alfândega, ficando este fiador como principal pagador e responsável pelos direitos dos referidos géneros ou por quaisquer imposições a que estivessem sujeitos, terminando o mesmo por assinar este termo juntamente com o responsável da alfândega pela escrituração destes termos. Alguns dos termos encontram-se numerados sequencialmente, posteriormente traçados a lápis e já sem numero, mas que em ambos os casos correspondem aos termos sobre cereais estrangeiros que deram entrada nesta alfândega e transportado em determinada embarcação. À marge dos termos podem ser encontradas notas sobre a o efeito do termo ou indicações sobre o estado do depositante e fiador (falecido, falido ou exoneração).
Série constituída por um único livro para nele serem feitos os registos das entradas e saídas dos diferentes cofres. Este registo do deve e haver é feito num mapa mensal cuja denominação é a de "Deve o tesoureiro geral da Alfândega Municipal de Lisboa em % com os diferentes cofres Haver", sendo a sua escrituração feita em colunas. No fólio do Deve regista-se o ano, mês e dia, o saldo das entradas, segue-se a identificação dos cofres e por baixo deste título as seguintes colunas: Direitos; Depósitos; Emolumentos; Guardas; Companhia (braçal); e total. No fólio do Haver regista-se o ano, mês e dia, o saldo das saídas, segue-se a identificação dos cofres e por baixo deste título as seguintes colunas: Fazenda Nacional; Depósitos; Emolumentos; Guardas; Companhia (braçal); e Total. Finaliza o registo mensal com um termo do saldo existente em poder do tesoureiro. A partir de maio de 1868 é acrescentada mais uma coluna no deve e haver que é a do cofre da Ementa.
Série constituída por três livros para neles serem feitos os registos das ordens e ofício expedidos pela Repartição de Liquidação e Conferências da Alfândega Municipal de Lisboa. Cada registo tem à margem o número de ordem anual de saída. O registo identifica o destinatário e transcreve o conteúdo do documento expedido, finalizando a correspondente data do envio. Verificamos pela numeração dos documentos expedidos que falta o primeiro livro desta série.
Série constituída por três livros para nele serem feitos registo biográfico e o assentamento dos empregados da Alfândega Municipal de Lisboa. Existem diferenças entre os cotados originalmente como livro primeiro (liv. 7367), livro segundo (liv. 7366) e o livro 7375, bem como um outro cotado originalmente como livro terceiro, já identificado como sendo da Alfândega do Consumo (liv. 7377). Embora todos diferentes são complementares, pois existem elementos e dados que se cruzam entre eles. Isso mesmo podemos verificar pelas remissões constantes no canto superior esquerdo, encontram-se em alguns registos a referência deste mesmo empregado estar registado no livro 1.º (liv. 7367) e também que passou para o livro 3.º (liv. 7377) que já se encontra identificado como sendo da Alfândega do Consumo). Por estas remissões se entende a sucessão dos cargos desde a Alfândega das Sete Casas e Terreiro Publico, para Alfândega Municipal de Lisboa e desta para a do Consumo.