Série constituída por dois livros para nele serem feitos os lançamentos dos termos de fianças dos depositantes da 2.ª e 3.ª classe na repartição dos depósitos. Cada termo tem logo no início um pequeno sumário que menciona o género (cereais e legumes, cevada, milho), eventualmente onde armazenado, ou embarcação (caso milho importado), identifica o fiador e o afiançado. Segue-se o termo, iniciando com por mencionar o dia, mês e ano, local (Alfândega Municipal) onde compareceu o fiador, declarando de quem fiador, para que fossem depositados determinados géneros de sua conta ou à sua ordem, dando entrada nesta alfândega, ficando este fiador como principal pagador e responsável pelos direitos dos referidos géneros ou por quaisquer imposições a que estivessem sujeitos, terminando o mesmo por assinar este termo juntamente com o responsável da alfândega pela escrituração destes termos.
Alguns dos termos encontram-se numerados sequencialmente, posteriormente traçados a lápis e já sem numero, mas que em ambos os casos correspondem aos termos sobre cereais estrangeiros que deram entrada nesta alfândega e transportado em determinada embarcação.
À marge dos termos podem ser encontradas notas sobre a o efeito do termo ou indicações sobre o estado do depositante e fiador (falecido, falido ou exoneração).