Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
16 records were found.
Natural do convento de São Cristóvão de Lafões e morador em Vouzela, onde era sargento-mor, filho de João de Almeida Ferreira, natural da vila da Trapa, e de sua mulher D. Maria Engrácia de Barros, natural da freguesia de Paço de Carvalhais, concelho de Lafões; neto paterno de Manuel Tomé, natural da Trapa, e de sua mulher Joana de Almeida, natural da freguesia de Santa Cruz, Lafões; neto materno do bacharel Domingos de São Joaquim e Sequeira, natural de Paço de Carvalhais, e de sua mulher D. Antónia de Barros, natural do concelho de Penalva.
Natural da cidade da Baía, nomeado desembargador da Relação da Baía (irmão de Lourenço Correia da Silva, cavaleiro da Ordem de Cristo, e do bacharel Francisco Álvares da Silva, cavaleiro da Ordem de Cristo e ouvidor da ouvidoria da alfândega de Lisboa), filhos de José Álvares da Silva e de sua mulher D. Águeda Maria do Sacramento.
Natural de Vinhais, alferes do regimento de cavalaria de Bragança, filho de Henrique Vicente de Morais Sarmento, natural de Vinhais, e de sua mulher D. Antónia Luísa de Figueiredo Sarmento, natural do lugar de Ouzilhão, termo de Bragança; neto paterno de Manuel de Morais Sarmento, natural de Vinhais, e de sua mulher D. Maria de Sá, natural de Rebordões; neto materno de Pedro Soares de Figueiredo Sarmento, natural de Ouzilhão, e de sua mulher D. Perpétua da Rocha, natural do Bairro do Campo, freguesia de São Facundo dos Bairros de Vinhais.
Natural da freguesia de Santa Engrácia, Lisboa, negociante na praça de Lisboa, acionista da companhia geral do pescado, filho de José Francisco Belo, natural da freguesia de Santa Engrácia, e de sua mulher Maria Teresa de Jesus, natural da freguesia de Santo André, Cela, Coutos de Alcobaça; neto paterno de José Francisco, natural da freguesia da Queiriga, bispado de Viseu, e de sua mulher Clara Maria, natural da Ameixoeira, termo de Lisboa; neto materno de Domingos da Silva, natural da freguesia de Santo André, Coutos de Alcobaça, e de sua mulher Maria Teresa Ribeiro, natural de Famalicão, Coutos de Alcobaça.
Natural da Ponte de Águeda, freguesia de São Miguel, Recardães, capitão-mor da vila de Recardães e suas anexas, filho de Miguel Henriques de Castro, natural de Marvão, comarca de Portalegre, e de sua mulher D. Luísa Joana de Gouveia, natural de Ponte de Águeda; neto paterno de Manuel Henriques e de sua mulher Brites Rodrigues, naturais de Marvão; neto materno de Gregório Ferreira, natural de Vendas dos Moinhos, termo de Penela, e de sua mulher Maria Francisca, natural de Recardães.
Natural da freguesia de Santa Maria de Pena Longa, termo do Porto, e morador na quinta das Figueiras, na mesma freguesia (casado com D. Teresa Caetana de Jesus), filho de Manuel da Silva e Almeida, natural da freguesia de Santo André, Vila Boa de Quires, termo do Porto, e de sua mulher Catarina de Andrade, natural de Pena Longa; neto paterno de João da Silva e Almeida e de sua mulher Vitória de Almeida, naturais de Vila Boa de Quires; neto materno de Manuel Nunes Pereira, natural de Pena Longa, e de sua mulher Isabel Francisca, natural de São Martinho de Sande.
Natural da freguesia de São Nicolau, Lisboa, bacharel, juiz de fora em Mazagão e nomeado ouvidor para o Mato Grosso, filho de António dos Santos, natural de Belém, freguesia da Ajuda, Lisboa, guarda da bandeira da saúde do Porto de Belém, e de sua mulher D. Maria Catarina de Morais, natural da freguesia do Rei Salvador, Lisboa; neto paterno de André dos Santos Varona, natural da freguesia da Ajuda, Lisboa, e de sua mulher Francisca da Assunção, natural de Belém; neto materno de Gonçalo de Morais de Mesquita, natural da freguesia do Rei Salvador, Lisboa, moço da câmara dos 40 do número (irmão do capitão-mor António Morais de Mesquita), e de sua mulher D. Bernarda Maria de Menezes, natural de Selores, termo de Ansiães.
Natural da freguesia da Madalena, Portalegre, filho de António Peixoto de Brito Encerrabodes, natural de Portalegre, e de sua mulher D. Josefa Teresa Juzarte Moniz do Soveral, natural da Sertã; neto paterno de Manuel Mendes Mexia, natural de Elvas, e de sua mulher D. Maria Canales Encerrabodes, natural de Portalegre; neto materno de Belchior Manso Moniz do Soveral, natural da Sertã, e de sua mulher D. Inês Margarida Tavares de Sousa, natural de Portalegre.
Natural do lugar do Campo, freguesia de Nossa Senhora da Assunção, Vreia de Jales, termo de Alfarela, e morador na cidade do Rio de Janeiro, filho de João Gomes e de sua mulher Maria Fernandes, natural do lugar do Campo; neto paterno de Francisco Gomes e de sua mulher Maria Martins de Macedo, moradores no lugar do Campo; neto materno de Domingos Martins e de sua mulher Ana Pires, naturais do lugar do Campo.
Natural da freguesia de São Pedro, Coimbra, filho de Antónia da Mesquita e Moura, natural de Sambade, comarca de Moncorvo, desembargador do senado da câmara de Lisboa, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Felícia Angélica da Silva e Moura, natural da freguesia de São Pedro, Coimbra; neto paterno de António da Mesquita, natural de Sambade, e de sua mulher Isabel Maria de Moura, natural de Macedo do Mato, bispado de Bragança; neto materno de José da Silva, natural do lugar de Calvos, freguesia de São Carlos, Folgosa, bispado de Viseu, e de sua mulher Maria de São José, natural da freguesia de São Pedro, Coimbra.
Natural da freguesia de Santo Antão, Évora, e morador em Elvas, capitão de infantaria com exercício de ajudante de ordens do governo das armas do Alentejo, filho de Paulo da Costa de Oliveira e de sua mulher D. Feliciana Eugénia Xavier Gançoso, naturais da freguesia da Madalena, Olivença; neto paterno de José de Oliveira Abreu, natural da freguesia da Alcáçova, Elvas, e de sua mulher Mariana da Silveira Soares, natural da freguesia de Santo Antão, Évora; neto materno de Manuel Mendes Gançoso, batizado na freguesia de Nossa Senhora da Graça, Talavera, bispado de Badajoz, Espanha, em 1678, de onde veio para o Reino de menor idade e se naturalizou em Évora, e de sua mulher D. Isabel Maria de Paiva, natural da freguesia do Salvador, Elvas.
Natural da freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa, filho do coronel Domingos Gomes Beliago, natural de Aldeia Gavinha, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Máxima Freire Moniz de Queiroz, natural da freguesia de São Domingos de Carmões; neto paterno de Manuel Gomes, natural da freguesia de São Miguel de Palhacana, e de sua mulher Sebastiana Ferreira, natural de Aldeia Gavinha; neto materno de Francisco Coelho Monteiro, natural de Dois Portos, e de sua mulher D. Maria Margarida Freire de Queiroz, natural de São Domingos de Carmões.
Natural de Oeiras, filho de D. António de Menezes, natural da freguesia de Santiago, Soure, e de sua mulher D. Ana Policena de Menezes, natural da freguesia de São José, Lisboa; neto paterno de D. Jorge de Menezes, natural da freguesia de Santa Engrácia, Lisboa, e de sua mulher D. Luísa Clara de Portugal, natural da freguesia da Encarnação, Lisboa; neto materno de Manuel Caetano Lopes de Lavre, natural da freguesia de São José, Lisboa, e de sua mulher D. Antónia Joaquina de Menezes, natural da freguesia de Santa Engrácia.
Natural da freguesia de São Paulo, Lisboa (irmão de João Baptista de Groot, cavaleiro da Ordem de Cristo) , filhos de João Inácio de Groot, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Ana Maria Caetana, naturais de Lisboa; neto paterno de João Inácio de Groot, natural da Holanda, e de sua mulher Juliana Francisca Maria, natural de Lisboa; neto materno de Dâmaso Pereira, natural de Ponte de Lima, e de sua mulher Catarina de Sena, natural de Lisboa.
Natural da freguesia de Salvador da Portela das Cabras, concelho de Penela, e morador em Lisboa, filho de Domingos de Oliveira, natural de São João de Atães, concelho de Pico de Regalados, e de sua mulher Custódia Ferreira, natural de Portela das Cabras; neto paterno de António de Oliveira e de sua mulher Maria Francisca, naturais de São João de Atães; neto materno de Lourenço Ferreira e de sua mulher Maria Dias, naturais de Portela das Cabras.
Natural da cidade de Pernambuco e morador em Lisboa, bacharel formado pela universidade de Coimbra, filho do alferes Manuel Coelho da Silva, natural da freguesia da Sé, Pernambuco, e de sua mulher D. Ana Maria Angélica, natural da freguesia da Várzea, Pernambuco; neto paterno de Francisco Coelho da Silva e de sua mulher D. Joana Marcelina; neto materno do sargento-mor João Fernandes Campos, natural da freguesia da Sé, Pernambuco, e de sua mulher D. Maria Marins, natural da freguesia de Santo Amaro, Pernambuco.