Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
13 records were found.
Natural da freguesia de São Bartolomeu da Charneca, termo de Lisboa, filho de José Caetano da Fonseca Cabral, natural da freguesia de Santa Justa, Lisboa, e de sua mulher D. Brígida Maria Teresa Rosa, natural da freguesia de São Bartolomeu da Charneca; neto paterno de Lourenço ,Cabral de Mesquita e de sua mulher D. Teresa Luísa de Castro, naturais da freguesia de Santa Justa; neto materno de Francisco Álvares Pereira, natural de Almada, e de sua mulher Mariana Teresa do Espírito Santo, natural de São Bartolomeu da Charneca.
Natural da freguesia de São Sebastião, Guimarães, filho de António de Sousa da Silveira, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Custódia Maria da Guerra e Cunha, naturais da freguesia de São Paio, Guimarães; neto paterno de Baltazar de Sousa, natural da freguesia de Santa Eufémia, termo de Guimarães, e de sua mulher Plácida da Silveira, natural da freguesia de São Paio; neto materno de Manuel Lopes da Guerra, natural da freguesia de São Tomé de Avassão, termo de Guimarães, almoxarife e juiz dos direitos reais da vila de Guimarães, e de sua mulher Angélica Maria da Cunha, natural da freguesia de Santa Maria de Infias, termo de Guimarães.
Natural da freguesia de Santos, Lisboa, nomeado governador da Paraíba (irmão de António de Melo e Castro, cavaleiro da Ordem de Cristo), filhos de Júlio de Melo e Castro, natural de Goa, e de sua mulher D. Bárbara Josefa Côrte-Real, natural da freguesia de Santa Catarina do Monte Sinai, Lisboa; neto paterno de António de Melo e Castro, natural de Vila Viçosa, e de sua mulher D. Ana Moniz da Silva, natural de Goa; neto materno de Luís de Mendonça Côrte-Real, natural da freguesia de São Nicolau, Lisboa, e de sua mulher D. Catarina de Leão, natural da freguesia de Santa Catarina, Lisboa.
Natural da freguesia de São João da Praça, Lisboa, filho de Francisco de Assis da Cunha, natural da freguesia de São Cristóvão, Lisboa, e de sua mulher D. Maria Leonor da Costa, natural da freguesia de Santa Engrácia, Lisboa, e recebidos na freguesia da Ajuda, Lisboa; neto paterno de Manuel Carlos da Cunha, batizado na igreja do hospital real de todos-os-santos, conde de São Vicente, e de sua mulher D. Isabel de Noronha, natural da freguesia de Nossa Senhora do Monte da Caparica; neto materno de D. João Manuel da Costa, batizado na igreja do hospital real de todos-os-santos, e de sua mulher D. Ana Teresa de Moscoso, natural da freguesia da Ajuda.
Natural da freguesia de São Nicolau, Porto, filho de João de Basto Maia Pereira, natural da freguesia de São João da Foz do Douro, e de sua mulher D. Teresa Joaquina Pereira Maia, natural da freguesia de Nossa Senhora da Boa Viagem, Massarelos; neto paterno do capitão João de Basto Maia e de sua mulher D. Josefa Francisca, naturais de São João da Foz do Douro; neto materno de Alexandre Fernandes e de sua mulher D. Benta de Jesus Maria, naturais de Massarelos.
Natural da freguesia de São Miguel de Matos da Aldeia da Quinta, comarca de Sobretâmega, capitão de infantaria na cidade do Porto, familiar do Santo Ofício, filho de João do Couto e de sua mulher Mariana Soares, naturais da referida freguesia; neto paterno de João do Couto, natural de São João de Alpendurada, e de sua mulher Isabel Moreira, natural do lugar de Trás o Outeiro, freguesia de Santa Clara do Torrão, na mesma comarca; neto materno de Francisco Soares, natural do lugar de Quintela, freguesia de Rio de Moinhos, comarca de Penafiel, e de sua mulher Catarina Vieira, natural do lugar de Quintã, freguesia de São Miguel de Matos.
Natural do lugar de Seiça, filho de Luís Pereira Quintela e de sua mulher Ana Maria, naturais da Chamusca; neto paterno de Francisco Pereira de Sousa e de sua mulher Leonor Maria Quintela, naturais da Chamusca; neto materno de Gaspar Marques e de sua mulher Maria Simoa, naturais da Chamusca.
Natural da freguesia de Guizande, termo de Barcelos, desembargador na Relação da Baía, filho do alferes Santos Gomes Lajes e de sua mulher Maria Martins, naturais de Guizande; neto paterno de Domingos Simões e de sua mulher Ana Gomes, naturais de Arnoso; neto materno de António Martins e de sua mulher Domingas Gonçalves, naturais de Guizande.
Natural da freguesia de São Jerónimo, subúrbios da cidade de Braga, filho do capitão Francisco Fernandes de Sousa, natural da freguesia de Santa Maria da Palmeira, e de sua mulher Catarina Maria Correia, natural da freguesia de São Jerónimo; neto paterno de André Fernandes, natural do lugar de Vilar, freguesia de Santa Maria da Palmeira, e de sua mulher Jerónima Francisca, natural do lugar do Souto, freguesia de Santa Maria de Adufe; neto materno de Domingos Marques, natural do lugar da Torre, freguesia de São Martinho de Dume, e de sua mulher Maria Carvalho, natural da freguesia de São Jerónimo.
Natural da freguesia da Pena, Lisboa, e morador em Cascais, onde serve de quartel-mestre no regimento do brigadeiro marquês de Lavradio, filho de António do Couto Campos, natural da freguesia de Santos-o-Velho, Lisboa, sargento-mor na praça de Cascais, e de sua mulher D. Maria do Ó Antónia, natural da freguesia da Encarnação, Lisboa; neto paterno de João Baptista de Miranda, natural da freguesia de Santa Justa, e de sua mulher Teresa de Jesus do Couto, natural da freguesia de Santos-o-Velho; neto materno de Gonçalo Ferreira Guimarães, natural da freguesia de São João da Ponte, termo de Guimarães, e de sua mulher Dionísia Maria Teresa, natural da freguesia do Sacramento, Lisboa.
Natural da freguesia do Sacramento, Lisboa, filho do capitão Francisco Pereira, natural da freguesia de Santo Ildefonso, Porto, e de sua mulher D. Teresa de Jesus Martiniana, natural da freguesia de Santa Engrácia, Lisboa; neto paterno de Luís Pereira de Sousa, natural da freguesia de Santo Ildefonso, Porto, e de sua mulher Marta da Silva, natural da freguesia de São Martinho, Mozelos, bispado do Porto; neto materno de Miguel Simões da Costa, natural da freguesia da Madalena, Lisboa, e de sua mulher Isabel Maria, natural da freguesia da Anunciada, Setúbal.
Natural da freguesia de São Julião, Lisboa, doutor, provedor dos resíduos da cidade de Lisboa, familiar do Santo Ofício, filho de Domingos da Costa, natural da freguesia de São Julião, e de sua mulher Tomásia Maria da Encarnação, natural da freguesia de São Nicolau, Lisboa; neto paterno de João Manuel, natural de Silveira, freguesia de São Mamede de Doninhas, comarca de Aveiro, e de sua mulher Teresa da Costa, natural da freguesia de São Julião, Lisboa; neto materno de Francisco Lopes, natural da freguesia de Santa Justa, Lisboa, familiar do Santo Ofício, e de sua mulher Maria da Encarnação, natural de Colares.
Natural da freguesia de Santa Engrácia, Lisboa (irmão de Lourenço de Brito Correia, cavaleiro da Ordem de Cristo, capitão de cavalos na Índia; sobrinho de Carlos de Brito Magalhães e Cunha e de Caetano Alberto de Brito, irmãos de sua mãe, cavaleiros da Ordem de Cristo), filho de Modesto de Brito, batizado em São Pedro de Alfama, Lisboa, e de sua mulher D. Teresa Catarina de Brito Villas-Boas, natural da freguesia de São João, Tomar, e recebidos na freguesia dos Anjos, Lisboa; neto paterno de Manuel Mendes, natural da freguesia de São Tomé, Lisboa, escrivão da tenência, e de sua mulher Mariana da Encarnação e Brito, natural da freguesia dos Anjos, e recebidos na freguesia de São Pedro de Alfama (casada 2.ª vez com João Gomes Leitão); neto materno do Dr. Domingos Mendes, natural da freguesia de São João, Tomar, desembargador da Casa da Suplicação, e de sua mulher D. Catarina de Brito Villas-Boas, natural da cidade da Baía.