Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
17 records were found.
Natural de Oeiras e morador em Lisboa, homem de negócio, familiar do Santo Ofício, acionista da companhia de Pernambuco, filho de Manuel Martins, natural da freguesia de São Salvador, Valdreu, arcebispado de Braga, e de sua mulher Páscoa Duarte, natural de Loures, Lisboa; neto paterno de António Martins, natural de Valdreu, e de sua mulher Margarida Antónia, natural do lugar de Passos, Valdreu; neto materno de Brás Duarte, batizado na freguesia de Santo Estêvão das Galés, e de sua mulher Domingas Lourenço, natural de Loures.
Natural da freguesia do Salvador, Elvas, e morador em Lisboa, filho do desembargador Francisco Xavier da Silva, natural da freguesia de Santa Justa, Lisboa, juiz das capelas da coroa, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Teodora Maria de Andrade, natural de Loures, Lisboa; neto paterno de Domingos Lopes da Silva, natural da freguesia de São João Baptista de Quintela, bispado de Lamego, e de sua mulher (1.ª) Crispina dos Santos, natural da freguesia de Santa Justa; neto materno do capitão Manuel Cardoso de Andrade, natural da freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa, e de sua mulher (2.ª) D. Maria Josefa de Jesus, natural de Loures.
Natural de Campo Maior, filho de Fernando do Rego Galvão, natural de Campo Maior, e de sua mulher D. Maria Galhardo de Carvalho, natural do Alandroal; neto paterno de Fernando Rodrigues Galvão e de sua mulher D. Brites Mexia, naturais de Campo Maior; neto materno de João Rodrigues Galhardo, natural da freguesia do Loreto, Lisboa, onde foi baptizado com o nome de Fernando, e de sua mulher D. Luísa Maria de Carvalho, natural de Borba.
Natural da freguesia de São João da Praça, Lisboa, filho de António José de Matos Ferreira, batizado na igreja patriarcal, Lisboa, cavaleiro da Ordem de Cristo, guarda-reposte da Casa Real, e de sua mulher D. Rosa Teresa de Magalhães, natural da freguesia de Nossa Senhora do Bispo, Montemor-o-Novo; neto paterno de Manuel de Matos Ferreira, natural de Celorico da Beira, cavaleiro fidalgo da Casa Real, apontador das moradias dos fidalgos capelães, e de sua mulher D. Teresa do Carmo, natural da freguesia de São João da Praça, Lisboa; neto materno de Gaspar Lobo de Magalhães, natural de Abiúl, cavaleiro fidalgo da Casa Real, e de sua mulher D. Catarina Caetana de Abreu, natural da freguesia do Socorro, Lisboa.
Natural da freguesia da Vitória, Porto, desembargador dos agravos na Relação e Casa do Cível, no Porto, filho de Domingos Cardoso e de sua mulher Mariana Teresa Rosa, naturais da freguesia da Vitória; neto paterno de Luís Cardoso e de sua mulher Maria Casado, naturais da freguesia da Vitória; neto materno de Bento Lopes Porto e de sua mulher Isabel Gomes, naturais da freguesia da Sé, Porto.
Natural de Alcabideche, Cascais, capitão-de-mar-e-guerra, filho de João da Costa de Brito, natural de São Domingos de Rana, Cascais, capitão-de-mar-e-guerra, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de Teresa Clara de Jesus, natural da freguesia do Sacramento, Lisboa; neto paterno do coronel Álvaro Sanches de Brito, natural da freguesia da Pena, Lisboa, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de Antónia Maria, natural de Manique, Alcabideche; neto materno de Domingos da Costa Leitão, natural da freguesia de São Priz, Braga, e de sua mulher Brázia da Silva, natural da freguesia de Santa Justa, Lisboa.
Natural de Peniche, capitão de infantaria do regimento de Peniche, filho de Domingos Ribeiro Freire, natural de Mazagão, capitão de infantaria em Peniche, e de sua mulher D. Eugénia Maria da Purificação, natural da freguesia de São João da Praça, Lisboa; neto paterno de Luís Freire, natural do Reguengo, Oeiras, e morador em Mazagão, onde serviu Sua Majestade voluntariamente toda a sua vida, e de sua mulher Isabel Ribeiro; neto materno de António Lopes Monteiro, natural do lugar da Amoreira, termo de Óbidos, e de sua mulher Páscoa da Ressurreição, natural da freguesia de São Miguel de Alfama, Lisboa.
Natural do lugar de Espinhal, filho de José Luís Arnao Salazar e de sua mulher D. Micaela Caetana Sarmento e Vasconcelos, naturais de Espinhal; neto paterno de João Neto Arnao e de sua mulher D. Mariana Josefa de Salazar, naturais do Espinhal; neto materno de D. Tomás Velasques Sarmento, natural do Espinhal, e de sua mulher D. Leonor Inês de Castro, natural de Montemor-o-Velho.
Natural de Rio de Mouro, termo de Sintra, e morador em Lisboa, guarda-mar da alfândega do tabaco, filho de António Sanches Varona, natural da freguesia de Santa Ana, Lisboa, guarda-mor do tabaco, e de sua mulher D. Eufrásia Teresa Barreto Cardoso do Amaral, batizada na freguesia dos Anjos, Lisboa, a 31-03-1701; neto paterno do padre José Sanches Varona, batizado na freguesia de São Julião, Lisboa, a 17-05-1645, prior de Alhos Vedros, comissário do Santo Ofício, e de Eugénia Maria Nunes, natural da freguesia de São Nicolau, Lisboa; neto materno de Diogo Monteiro da Costa, natural da freguesia dos Anjos, e de sua mulher D. Maria Cabral do Torrão, natural da freguesia de Santa Marinha, Lisboa.
Natural de São Domingos de Rana, Cascais, e morador na Torre da Águia, termo de Carcavelos, filho de António de Sousa Falcão Coutinho, natural da freguesia de Santa Ana, Lisboa, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Francisca Correia, natural da freguesia de Santiago, Lisboa, (irmã de Manuel da Gama Salema, cavaleiro da Ordem de Cristo); neto paterno de Luís de Sousa Falcão, natural da freguesia de Santa Ana, e de sua mulher D. Catarina de Sousa, natural da freguesia de Santa Engrácia, Lisboa; neto materno de João da Gama Salema, natural da freguesia de São Mamede, Lisboa, e de sua mulher D. Brites de Sequeira Correia, natural da freguesia da Conceição, Lisboa.
Natural da freguesia da Encarnação, Lisboa (irmão de frei José Joaquim da Costa, cavaleiro da Ordem de Cristo, familiar do Santo Ofício), filhos de António da Costa, natural da freguesia de Santa Justa, Lisboa, cavaleiro da Ordem de Cristo, familiar do Santo Ofício, e de sua mulher D. Maria Micaela Teresa dos Serafins, natural da freguesia de São João da Praça, Lisboa; neto paterno de Gonçalo da Fonseca, natural da Enxara dos Cavaleiros, e de sua mulher Teresa Nunes, natural de Colares; neto materno de António Neto Pereira, natural da freguesia de Santa Maria Maior, Lisboa, e de sua mulher Joana Baptista Soares, natural da freguesia de São João da Praça.
Natural da freguesia de São José, Lisboa (morador com seus pais em casa do marquês do Louriçal), filho de Leandro José Duarte da Silva, natural do Monte da Caparica, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Guiomar Luísa Pereira de Carvalho, natural da freguesia da Ajuda, Lisboa; neto paterno do capitão Raimundo Duarte da Silva, natural da freguesia de Santiago, Almada, e de sua mulher D. Luísa Maria Caetana, natural do lugar de Arrentela, termo de Almada; neto materno de José Baptista Pereira, natural da freguesia de Santos-o-Velho, Lisboa, capitão de infantaria no Estado da Índia, e de sua mulher D. Úrsula Maria de Carvalho, natural da freguesia do Socorro, Lisboa, moradores em casa de João de Saldanha da Gama, a Santo Amaro.
Natural de Lavre, tenente do regimento da armada, filho de Domingos Gonçalves Bastos, natural da freguesia de São João de Buços, Cabeceiras de Basto, e de sua mulher Maria Pedrosa, natural de Lavre; neto paterno de António Gonçalves, natural da freguesia de São Nicolau, Bostiliverne, termo de Cabeceiras de Basto, e de sua mulher Catarina Fernandes, natural do lugar de Agra, termo de Rossas; neto materno de Manuel Lopes Nabo, natural do Lavradio, e de sua mulher Catarina Rodrigues, natural de Lavre.
Natural da freguesia de São Martinho, Cedofeita, Porto, bacharel, graduado na faculdade de cânones da universidade de Coimbra, beneficiado em Santa Maria de Duas Igrejas, Penafiel, clérigo in minoribus, filho legitimado do Dr. António dos Reis de Oliveira e de D. Antónia Rosa do Sacramento, naturais de Cedofeita; neto paterno de Manuel dos Reis e de sua mulher Maria de Oliveira, naturais da freguesia da Sé, Porto; neto materno do Dr. Matias de Oliveira Garcia e de sua mulher D. Catarina dos Reis, naturais de Cedofeita.
Natural da freguesia de São Julião, Setúbal, ajudante na praça de Sesimbra, familiar do Santo Ofício, filho de Francisco de Macedo e Mendonça, natural da freguesia de São Simão, Azeitão, capitão-mor de Sesimbra, e de sua mulher D. Antónia Caetana Maria de Sousa, natural da freguesia de Santa Maria da Graça, Setúbal; neto paterno do capitão Domingos Ferreira, natural da freguesia de São Lourenço, Azeitão, e de sua mulher Catarina de Macedo, natural da freguesia de São Simão, Azeitão; neto materno do capitão Domingos Álvares de Sousa, natural da freguesia de São Julião, Setúbal, e de sua mulher D. Mariana Pereira dos Reis, natural da freguesia de Santa Maria da Graça, Setúbal.
Filho do desembargador Joaquim Rodrigues Santa-Martha Soares, natural da freguesia da Madalena, Lisboa, e de sua mulher D. Clara Teresa Gramosa, natural da freguesia dos Mártires, Lisboa; neto paterno de João Rodrigues Santa-Martha, natural da freguesia de Santa Marta, concelho de Vila Pouca de Aguiar, e de sua mulher D. Teresa Bernarda Soares, natural da freguesia de São Nicolau, Lisboa; neto materno de António Francisco Ferraz, natural da freguesia do Couto, termo de Barcelos, e de sua mulher D. Francisca Ferreira Gramosa, natural da freguesia dos Mártires.
Natural da freguesia de São Bartolomeu, Coimbra, filho de Luís Barbosa de Pina, natural da freguesia de São Cipriano, Vila Nova da Cerveira, provedor da comarca de Coimbra, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Clara Maria de Andrade, natural da freguesia de São Lourenço, Pias, concelho de Lousada; neto paterno de João Barbosa Malheiro, natural do Couto de Nogueira, comarca de Barcelos, e de sua mulher D. Joana da Cunha Correia, natural de Vila Nova da Cerveira; neto materno de António de Magalhães da Fonseca, natural do concelho de Unhão, e de sua mulher Catarina de Sousa Brandão, natural do lugar de Loureiro, freguesia de Bustelo, bispado do Porto.