Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

11 records were found.

Livro numerado e rubricado com termo de abertura e encerramento da responsabilidade do inspetor geral Luís de Vasconcelos e Sousa. Rótulo da lombada: Registo de portarias, provisões e editais. Entre outros encontram-se neste livro portarias dirigidas ao tesoureiro a favor de determinadas pessoas ou entidades; portarias para o administrador do Terreiro e para o administrador fiscal dos contrabandos; provisões dirigidas a provedores das comarcas, a juízes de fora e juízes e vereadores de câmaras; portaria dirigida ao guarda-mor do Terreiro para a nomeação de oficiais; cartas de quitações dadas ao provedor das Lezírias Pedro José Caupers; portaria com relações dos dinheiros retirados do cofre por contas dos empréstimos feitos a vários lavradores; portarias com relações dos devedores por adiantamento e empréstimos; portaria dirigida ao juiz do Terreiro com relação da quebra de trigo vindo em diversos navios.
Livro numerado e rubricado com termo de abertura e encerramento da responsabilidade do inspetor geral João de Saldanha de Oliveira e Sousa. Rótulo da lombada: Registo de portarias, provisões e editais. Entre outros encontram-se neste livro portarias dirigidas ao tesoureiro a favor de determinadas pessoas ou entidades; portarias dirigidas ao juiz do Terreiro para proceder a exames nas farinhas, a leilões de géneros apreendidos, sobre provimentos; portarias dirigidas ao administrador do Terreiro para fazer expor à venda pública do trigo; portarias das folhas das pensões e ajudas de custo; provisão dirigida ao juiz administrador da Casa de Nisa; editais da prorrogação da licença para a introdução e venda de farinhas estrangeiras, da expedição dos grãos remetidos para cidade do Porto, relativos ao comboio para as ilhas dos Açores; folhas dos ordenados, das gratificações, ajudas de custo, pensões e esmolas.
Livro numerado e rubricado com termo de abertura e encerramento da responsabilidade do inspetor geral João de Saldanha de Oliveira e Sousa. Rótulo da lombada: Ordens e Portarias da Inspeção Geral. Entre outros encontram-se neste livro contas das câmaras da vila de Moura e de Serpa de terem recebido o socorro de trigo remetido pela inspeção; oficio dirigidos a diversos corregedores; oficio circular de 28 de julho de 1794 para os magistrados da província do Alentejo a respeito da conservação e novo estabelecimento dos celeiros comum, com os quesitos em anexo; portarias dirigidas ao tesoureiro e ao juiz do Terreiro; autos de correição e exame à venda nas lojas de farinha e contas dadas pela administração do Terreiro sobre o seu cumprimento; cartas dirigidas a juízes de fora; nomeações do administrador do Terreiro; folha de ordenados dos oficiais do Terreiro.
Livro numerado, sem rubricas nem termos de abertura e encerramento. Rótulo da lombada: Registo de portarias e editais. Entre outros encontram-se neste livro portarias dirigidas ao tesoureiro a favor de determinadas pessoas ou entidades; portarias para o administrador do Terreiro; portarias dirigidas ao juiz do Terreiro; editais do ajudante do administrador geral.
Livro numerado e rubricado com termo de abertura e encerramento da responsabilidade do inspetor geral o Conde de Valadares. Entre outros encontram-se neste livro ordens para o governador-geral da Madeira, ao governador e capitão geral do reino do Algarve, ao provedor da Alfândega, ao juiz do Terreiro, ao capitão geral dos Açores; provisões para o juiz e vereadores da câmara de Cascais, da vila de Abrantes, corregedores das comarcas de Trancoso, Miranda, Coimbra, Castelo Branco, Viana, Torres Vedras, Moncorvo, Tomar, Aveiro, Portalegre, Évora, Setúbal, Elvas, Guimarães, Lagos Beja, Ourém, Valença, Lamego, Guarda, Santarém, Porto, Leiria, Viseu, Bragança, Avis, Vila Viçosa, Crato, Ourique, Penafiel, Faro, Tavira, Alenquer, Feira, Vila Real, Braga e Barcelos; cartas dirigidas ao Inspetor geral do Terreiro, ao Intendente Geral da Polícia, ao desembargador António Joaquim de Pina Manique; editais dos fragateiros, para as grades do Terreiro; nomeações dos fiéis da arrecadação do cobre e do Tesoureiro; portarias para o tesoureiro do Terreiro, para o juiz do Terreiro; ofícios das câmaras de Sines, do juiz de fora da Lagoa, do juiz de fora do Torrão, do corregedor da comarca de Ourique, para a câmara da vila de Alcoutim, para a câmara de Serpa.
Livro numerado e rubricado com termo de abertura da responsabilidade do inspetor geral Luís de Vasconcelos e Sousa. Rótulo da lombada: Registo de portarias e editais. Existe um salto cronológico (de 10 de abril de 1828 para 22 de novembro de 1834) que corresponde ao fim das rubricas dos mesmos fólios Entre outros encontram-se neste livro portarias dirigidas ao tesoureiro a favor de determinadas pessoas ou entidades; portarias para o administrador do Terreiro com requerimentos dos pretendentes a lugares de vendedores do Terreiro; portarias dirigidas ao juiz do Terreiro para a prestação de fiança idónea e segura.
Livro numerado e rubricado com termo de abertura e encerramento da responsabilidade do superintendente da contadoria Francisco Monteiro Pinto, por comissão dada pelo inspetor geral. Rótulo da lombada: Registo de portarias e editais. Entre outros encontram-se neste livro portarias dirigidas ao tesoureiro a favor de determinadas pessoas ou entidades; portarias para o administrador do Terreiro com edital sobre a venda de cerais; portarias dirigidas ao juiz do Terreiro sobre as apreensões e descaminhos; portarias das folhas dos ordenados; edital sobre a venda dos trigos das ilhas; instruções para se regular o encarregado das comissões e incumbências da inspeção do Terreiro nos exames a que se deve proceder na vila de Cascais; portarias e respetivos mapa para o registo da entrada e saída dos cereais no Terreiro; portaria de 2 de março de 1832, que estabelece o método porque se devem satisfazer ao solicitador do Terreiro as despesas que tiver com as causas e processos; portaria de 2 de março de 1832 que estabelece o método para se passar os bilhetes para a concessão da venda de farinha, milhos e cevadas nas lojas da cidade de Lisboa e seu termo, com relação das lojas; portaria de 9 de março de 1832 que estabelece os deveres dos oficiais de fiscalização e encargos a que ficam sujeitos para com a inspeção geral e juízo do Terreiro, com relação dos remeiros do escaler.
Livro numerado, sem rubricas nem termos de abertura e encerramento. Rótulo da lombada: Registo de portarias e editais. Entre outros encontram-se neste livro portarias dirigidas ao tesoureiro a favor de determinadas pessoas ou entidades; portarias para o administrador do Terreiro; portarias dirigidas ao juiz do Terreiro; portaria de 17 de janeiro de 1833, para que os oficiais, guardas de fiscalização, condução e arrecadação da fazenda do Terreiro, a corporação dos vendedores e as diversas companhias tenham livros de registo.
Livro numerado (até ao fl. 90), sem rubricas nem termos de abertura e encerramento. Rótulo da lombada: Registo de portarias e editais. Entre outros encontram-se neste livro portarias dirigidas ao tesoureiro a favor de determinadas pessoas ou entidades; portarias para o administrador do Terreiro; portaria de 24 de maio de 1844 com regulamento da uniformização do sistema da escrituração nas mesas do despacho e do registo da postura do terreiro. Contém, solto, um índice com 2 fólios das portarias deste mesmo livro.
Livro numerado e rubricado com termo de abertura e encerramento da responsabilidade do inspetor geral o Conde de Peniche. Rótulo da lombada: Registo de portarias, provisões e editais. Entre outros encontram-se neste livro portaria para o administrador do Terreiro mandar vender para Real Fábrica de Alenquer doto o trapo e cordel inutilizado; portarias dirigidas ao tesoureiro a favor de determinadas pessoas ou entidades; instruções para governo do encarregado de vigiar a carga e descarga do trigo, que do mercado público saí para o sul do Tejo, com destino de voltar ao mesmo, reduzido em farinha; provisões dirigidas ao provedor da comarca de Riba Tejo, ao juiz de fora da Vila Franca de Xira e ao juiz de fora da vila de Cascais; portarias das folhas das pensões e ajudas de custo; portaria que aprova as deliberações dos administradores relativas as companhias das Fangas (com conta do administrador).
Livro numerado e rubricado com termo de abertura e encerramento da responsabilidade do administrador do Terreiro José António Dias, por comissão conferida por provisão do inspetor geral Luís de Vasconcelos e Sousa. Rótulo da lombada: Registo de portarias, provisões e editais. Entre outros encontram-se neste livro portarias dirigidas ao tesoureiro a favor de determinadas pessoas ou entidades; portarias dirigidas ao administrador do Terreiro sobre a venda do trigo, rondas do mar; portarias das folhas das pensões e ajudas de custo; editais da prorrogação da licença para a introdução e venda de farinhas estrangeiras. Contém, solto, um índice com 7 fólios das portarias de objeto administrativo, provisões e editais deste mesmo livro.