Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

24 records were found.

Natural de Monção e morador em Lisboa, capitão de infantaria de um dos regimentos do Grão-Pará, filho de Gonçalo Pereira Lobato de Sousa, cavaleiro da Ordem de Cristo, brigadeiro, e de sua mulher D. Joana Maria Pereira de Castro, naturais de Monção; neto paterno de João Pereira Caldas, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Ma­riana de Castro, naturais de Monção; neto materno de João Gomes Pereira de Castro, natural de Monção, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Antónia Teresa de Villas-Boas, natural de Viana.
Guarda-mor da alfândega de Lisboa, filho de José Correia de Abreu, batizado na Sé de Leiria, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Teresa Maria da Conceição Cordeiro, batizada na freguesia da Conceição, Lisboa, a 08-12-1690, e recebidos na freguesia do Salvador, Lisboa, a 30-01-1716; neto paterno de Manuel de Lima de Abreu, natural de Almoster, e de sua mulher Isabel Correia, batizada na freguesia de São Julião, Lisboa, a 18-04-1649, e recebidos na mesma freguesia a 07-05-1667; neto materno de Lucas José Vicente Gagriça, natural da cidade de Cátaro, domínio de Veneza, e de sua mulher Bárbara Cordeiro, batizada na freguesia de São Paulo, Lisboa, em 1656, e recebidos na mesma freguesia a 01-01-1676.
Filho de António Leite Pereira, fidalgo cavaleiro da Casa Real, e de sua mulher D. Maria Joana Osório de Vasconcelos; neto paterno de João Rebelo Leite, mestre de campo, fidalgo cavaleiro da Casa Real, e de sua mulher D. Catarina Pereira do Lago, todos moradores na vila de Guimarães; neto materno de Gonçalo Cardoso Osório de Vasconcelos e de sua mulher D. Catarina de Vasconcelos, moradores na quinta do Paço, freguesia de São Paio de Oliveira, concelho de Santa Cruz de Riba­tâmega, comarca de Guimarães.
Natural do lugar de Cuba, termo de Beja, e morador em Elvas, onde era médico do hospital Real, filho do Dr. Pedro de Sequeira Pinto, natural de Elvas, e de sua mulher Domingas Gonçalves Carvalho, natural de Cuba; neto paterno de Francisco Pinto Gramacho e de sua mulher Isabel de Sequeira, naturais de Elvas; neto materno de Manuel Gonçalves Charo e de sua mulher Maria Carvalho, naturais de Cuba. Nota: contém atestados selados com as armas de D. Baltazar de Faria Villas-Boas, bispo de Elvas; e de Francisco de Azevedo da Silva, sargento-mor de batalha e governador da praça de Moura.
Natural da freguesia de Santa Senhorinha, lugar da Lameira, e morador em Lisboa, onde era homem de negócio, familiar do Santo Ofício, filho de António Pereira e de sua mulher Mónica Leite, naturais do lugar da Lameira; neto paterno de Gonçalo Pereira e de sua mulher Catarina Gonçalves, naturais da freguesia de Santo André do Rio Douro; neto materno do sargento-mor Manuel Leite Lobo e de sua mulher Maria Pereira, naturais do lugar da Granja, freguesia de São Tiago, Faia, junto a Cabeceiras de Basto.
Natural de Alcabideche e morador em Lisboa, em casa do Ex.mo Núncio, filho de João da Fonseca, natural de Alcabideche e morador em Minas Gerais, onde morreu, e de sua mulher Maria dos Reis, natural da freguesia de Santa Catarina do Monte Sinai, Lisboa; neto paterno de João da Silva, natural de São Domingos de Rana, e de sua mulher Joana da Silva, natural de Alcabideche; neto materno de Bartolomeu Gonçalves Manadas, natural de Azurara, bispado do Porto, e de sua mulher Isabel Antónia, natural da freguesia de Santa Catarina do Monte Sinai, Lisboa.
Natural da freguesia de São João, Cavez, Cabeceiras de Basto, morador em Lisboa, , homem de negócio em Lisboa, filho de João Gon­çalves, familiar do Santo Ofício, natural de Cavez, e de sua mulher Inácia Leite, natural do lugar do Telhado, freguesia de São Martinho do Arco; neto paterno de Domingos Gonçalves, natural de Cavez, e de Catarina André, natural do lugar de Vilela, freguesia de Santo André do Rio Douro; neto materno de António Leite de Azevedo, natural do lugar do Telhado, e de sua mulher Francisca Teixeira, natural da freguesia de Santa Marinha, Murça.
Filho de Fernão Favila de Vasconcelos e de sua mulher D. Beatriz de Andrade; neto paterno de António Favila e de sua mulher D. Maria de Vasconcelos; neto materno de Manuel Dias de Andrade e de sua mulher D. Maria Giralte, todos naturais da Ilha da Madeira.
Natural de Alhandra, bacharel, filho de Ma­nuel Rodrigues Nogueira, natural de Santa Iria de Azóia, termo de Lisboa, e morador em Alhandra, onde era juiz pela ordenação, vereador e almotacé, e de sua mulher Maria da Paz de Carvalho, natural de Alhandra; neto paterno de João Rodrigues Batalha, natural de Vialonga, termo de Lisboa, e de sua mulher Maria Gomes, natural da freguesia de Santiago, Torres Vedras; neto materno de António Lopes Gaivoto e de sua mulher Domingas Nobre, naturais de Alhandra.
Filho de Filipe Nery da Silva, natural da freguesia dos Anjos, Lisboa, e morador no Sobral de Monte Agraço, termo de Torres Vedras, e de sua mulher D. Josefa Quitéria Xavier, natural da freguesia da Madalena, Lisboa; neto paterno de Diogo Borges da Silva, natural da freguesia do Salvador, Lisboa, e morador na sua quinta da Abelheira, termo de Torres Vedras, e de sua mulher D. Josefa de Mendonça, natural da freguesia do Lumiar; neto materno de Luís da Costa, natural da freguesia dos Olivais, termo de Lisboa, e de sua mulher Ana Maria, natural da freguesia do Paraíso, Lisboa.
Natural da freguesia de Santa Maria da Graça, Setúbal, filho do capitão Francisco Xavier de Sequeira, natural da freguesia do Loreto, Lisboa, e de sua mulher D. Ana Rosa de Figueiró, natural da freguesia de São Sebastião, Setúbal; neto paterno de Manuel de Sequeira Leitão, natural da freguesia de Santa Justa, Lisboa, que servíu na Secretaria de Estado, na Junta dos Três Estados, e foi escrivão dos assentos do Reino, e de sua mulher D. Ana Antónia de Velasco, natural da freguesia do Loreto e recebidos na freguesia do Socorro, Lisboa; neto materno José António de Figueiró, natural da freguesia do Sacramento, Lisboa, e de sua mulher Antónia da Silva, natural de Alcobaça.
Natural da freguesia de Santa Maria de Abade do Neiva, termo de Barcelos, e morador em Lisboa, onde era juiz proprietário da balança das carnes que se pesam no curral, filho de Manuel Rodrigues, natural da mesma freguesia, e de sua mulher Inácia Pereira de Brito, natural da freguesia de Santa Marinha, Remelhe, termo de Barcelos; neto paterno de Francisco Rodrigues Ribeiro, natural de Creixomil, e de sua mulher Maria Francisca, natural de Abade do Neiva; neto materno de Manuel Gomes, natural de São Salvador de Pereira, e de sua mulher Maria Gomes, natural de Remelhe.
Natural da freguesia de Santa Cruz, Lisboa, tenente de infantaria do regimento que foi da Junta, (irmão por parte paterna do capitão Henrique Nunes de Sousa, cavaleiro da Ordem de Cristo), filho do capitão Manuel Nu­nes Serra, batizado na freguesia de São Miguel, vila de Ferreira, Tomar, e de sua mulher D. Ana Maria Marcelina, natural da freguesia do Socorro, Lisboa; neto paterno de António Luís e de sua mulher Domingas Nunes, naturais da vila de Ferreira; neto materno de Fran­cisco Gomes Correia, natural da freguesia do Espírito Santo, termo de Vila Flor, comarca da Torre de Moncorvo, e de sua mulher Maria Monteiro, natural do lugar de São João, Maçãs, termo de Tomar.
Natural da freguesia de Santo Estêvão de Alfama, Lisboa, filho de José Carlos da Silva Castelo-Branco, natural da freguesia de São Vicente de Fora, Lisboa, e de sua mulher D. Mariana Josefa de Sousa e Melo, natural da freguesia de Santo Estêvão de Alfama e recebidos na freguesia de São Pedro de Alfama, Lisboa; neto paterno de Bernardo da Silva de Aze­vedo, natural da Serra del-Rei, Atouguia da Baleia, termo de Torres Vedras, e de sua mulher D. Maria Pereira de Castelo-Branco, natural da freguesia de Santa Justa, Lisboa; neto materno de João Baptista de Sousa, natural da freguesia de Santa Justa, Lisboa, contador da contadoria-geral da guerra, e de sua mulher D. Inês de Andrade, natural de Santo Estêvão de Alfama.
Batizado na freguesia de Santiago, Lisboa, a 11-07-1729, cavaleiro fidalgo da Casa Real, praticante do número dos contos do Reino e Casa, filho de Tomás José de Macedo e Miranda, batizado na freguesia de São Julião, Lisboa, a 23-03-1700, contador dos contos do Reino, cavaleiro fidalgo da Casa Real, cavaleiro da Ordem de Santiago, familiar do Santo Ofício, e de sua mulher D. Maria Ferreira da Cruz, batizada na freguesia de São Miguel, Lisboa, em Dezembro de 1705, e recebidos na freguesia de Santo Estêvão, Lisboa, a 29-01-1728; neto paterno de José Lopes de Miranda, batizado na freguesia de São Julião, Lisboa, a 19-03-1678, proprietário do ofício de moço do Conselho Ultramarino, e de sua mulher D. Antónia Maria de Macedo, batizada na freguesia de São João da Praça, Lisboa, a 08-04-1674, e recebidos na freguesia de Santa Catarina do Monte Sinai, Lisboa, a 13-06-1699; neto materno de Francisco Ferreira da Cruz, natural da freguesia de Cedofeita, Porto, (filho de Brás Ferreira e de sua mulher Maria Gonçalves) e de sua mulher Francisca Maria, natural da freguesia de . São Varão, bispado de Coimbra, (filha de Manuel Gomes Penela e de sua mulher Antónia Cordeiro), recebidos na freguesia de São Miguel, Lisboa, a 23-02-1705.
Natural da freguesia de São Miguel de Alfama, Lisboa, escrivão proprietário da conservatória da Fazenda Real e dos privilegiados das cartas de jogar e solimão, filho do capitão António dos Santos Branco, natural da freguesia de Santo Estêvão de Alfama, Lisboa, e de sua mulher Catarina das Neves, natural da freguesia de São Miguel de Alfama; neto paterno de Manuel Gonçalves, natural da Ilha de Santa Maria, e de sua mulher Ana Soares, natural da freguesia de Santo Estêvão de Alfama; neto materno de Manuel Soares, naturalda freguesia de São Julião, Lisboa, e de sua mulher Inês de Aroche, natural da freguesia da Anunciada, Setúbal.
Natural da freguesia de Santo André, Pinhel, advogado na Corte e Casa da Suplicação, filho de José Cabral de Aguiar, natural da freguesia da Faia, termo da Guarda, e de sua mulher Maria Monteiro, natural de Avelãs da Ribeira, termo de Trancoso; neto paterno de José Cabral e de sua mulher Luísa de Aguiar, naturais do lugar da Faia; neto materno de Manuel Matias, natural de Avelãs da Ribeira, e de sua mulher Ana Monteiro, natural de Almeida.
Natural da freguesia dos Mártires, Lisboa, escrivão do tribunal dos contos do Reino e Casa, familiar do Santo Ofício, filho de Paulo Gomes de Brito, natural de São Romão de Milhazes, termo de Barcelos, e de sua mulher Felícia Maria Caetana de Brito, natural da freguesia dos Mártires, Lisboa; neto paterno de Paulo Gomes e de sua mulher Isabel Gomes, naturais de Milhazes; neto materno de Domingos Gomes, natural de Remelhe, termo de Barcelos, e de sua mulher Mariana de Brito, natural da freguesia dos Mártires, Lisboa.
Natural de Mazagão, cavaleiro fidalgo da Casa Real, filho de Manuel Correia de Macedo, cavaleiro fidalgo da Casa Real, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Domingas Martins; neto paterno de Manuel Gonçalves Neves, cavaleiro fidalgo da Casa Real, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Júlia da Fonseca Zuzarte; neto materno de Jorge Correia de Macedo, cavaleiro fidalgo da Casa Real, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Isabel de Castilho, todos naturais de Mazagão.
Natural da cidade da Baía, capitão de infan­taria no regimento novo da praça da Baía, filho de Manuel Xavier Ala, natural da freguesia da Encarnação, Lisboa, cavaleiro da Ordem de Cristo, tenente-coronel do regimento novo da praça da Baía, e de sua mulher D. Antónia de Aguiar, natural da freguesia de Nossa Senhora da Conceição, Cabrobô, bispado de Pernambuco; neto paterno de João dos Santos Ala, natural da freguesia de Santa Maria Maior, Lisboa, cavaleiro da Ordem de Cristo, mestre de campo, governador da praça de Santos e da cidade de São Paulo, e de sua mulher D. Arcângela Maria Inácia de Araújo, natural da freguesia da Encarnação, Lisboa; neto materno de Bernardo de Carvalho de Aguiar, natural de Guimarães, mestre de campo, cavaleiro da Ordem de Cristo, familiar do Santo Ofício, governador do Ceará, e de sua mulher D. Mariana da Silva Moreira, natural de Cabrobô, Pernambuco.
Natural de Castro Marim, filho de Belchior Drago Valente de Faria, natural de Castro Marim e nela juiz proprietário da alfândega, e de sua mulher D. Maria Teresa de Brito e Alvelos de Sória, natural de Arronches; neto paterno do capitão Belchior Drago Valente de Faria, natural de Castro Marim, e de sua mulher Bárbara Mestre Gomes, natural de Cacela, Tavira; neto materno de João da Ponte Cabreira, natural de Arronches, e de sua mulher Francisca de Brito e Alvelos, natural de Castro Marim.
Batizado na matriz de Ponte de Lima e morador na Índia, filho de Inácio Perestrelo Marinho Pereira e de sua mulher D. Leonor Maria Inácia de Sousa Lobato, naturais de Ponte de Lima; neto paterno de Gonçalo Marinho Pereira, natural de Ponte de Lima, e de sua mulher D. Francisca Peres­trelo de Morais, natural de Bragança; neto materno de Francisco de Sousa Lobato, natural de Ponte de Lima, e de sua mulher D. Isabel Pereira Lobato, natural de Viana do Minho.
Natural da freguesia de São José, Lisboa, filho de Francisco de Padilha Pimentel, natural da freguesia de São Mamede, Lisboa, e de sua mulher D. Isabel Henriques de Miranda, natural da freguesia de Santa Justa, Lisboa; neto paterno de Manuel Serrão Pimentel, natural da freguesia de Santa Justa, e de sua mulher D. Sebastiana Teresa de Padilha, natural da freguesia dos Mártires, Lisboa (irmã inteira de Francisco de Padilha de Miranda, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de Jerónimo de Padilha de Miranda, cavaleiro da Ordem de Cristo); neto materno de Filipe Serrão Pimentel, natural da freguesia de Santa Justa (irmão inteiro do avô paterno), e de sua mulher D. Brites Aires Teresa, natural da freguesia de São Julião, Lisboa (filha de Manuel Aires Barrassas). Nota: contém um atestado selado com as armas de Manuel Ferreira Botelho.