Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
19 records were found.
Natural da freguesia de São Miguel do Castelo, Guimarães, e morador em Benfica, termo de Lisboa, acionista de dez ações da Companhia das Reais Pescarias do Reino do Algarve, filho de Manuel Teixeira, natural da freguesia do Salvador, Freixo de Baixo, junto a Amarante, e de sua mulher Rosa da Silva, natural da freguesia de São João das Caldas, termo de Guimarães; neto paterno de Manuel Teixeira e de sua mulher Maria de Abreu da Cunha, naturais do lugar de Belmonte, freguesia do Salvador, Freixo de Baixo; neto materno de Inácio Francisco e de sua mulher Senhorinha Álvares, naturais de São João das Caldas.
Natural da freguesia de São Julião, Setúbal, cadete do regimento de cavalaria do Príncipe, filho de André Xavier da Silva, natural da freguesia de Santos, Lisboa, e morador em Setúbal, e de sua mulher D. Filipa Eugénia Peregrina Xavier, natural da freguesia da Anunciada, Setúbal; neto paterno do capitão José Rodrigues da Silva, natural da freguesia de Santos, e de sua mulher D. Margarida da Boa-Hora Xavier, natural da freguesia de São Julião, Lisboa; neto materno de Manuel Cabral Ribeiro e de sua mulher D. Ana Josefa dos Santos, naturais de Setúbal.
Bacharel, filho do sargentomor Francisco de Carvalho Baptista, natural de Castelo Bom, e de sua mulher D. Joana de Sela Falcão, natural do lugar de Figueira, termo de Castelo Rodrigo; neto paterno do capitão-mor António de Carvalho Baptista, natural de Almeida, e de sua mulher D. Maria Monteiro, natural de Castelo Bom; neto materno de Manuel de Sela Falcão, natural da Figueira, e de sua mulher D. Maria Freire da Fonseca, natural de Vilar Torpim.
Natural da freguesia da Encarnação, Lisboa, filho de D. José de Menezes da Silveira e Castro, natural da freguesia de Santa Catarina, Lisboa, e de sua mulher D. Luísa Gonzaga, natural de Viena de Áustria, nascida condessa de Rap pack; neto paterno de D. Diogo de Menezes, natural da freguesia de Santa Catarina, e de sua mulher D. Maria Bárbara, natural da Alemanha, nascida condessa de Breyner; neto materno de Carlos Adolfo, conde de Rap pack, e de sua mulher Luísa de Lambreg, naturais da Alemanha.
Natural da cidade do Porto, clérigo in minoribus, filho de Inácio José de Morais Cid, advogado do número na Relação do Porto, juiz da Fazenda Real das sisas na mesma cidade e termo, e de sua mulher D. Teresa Maria de Morais Andrade, naturais da cidade de Miranda; neto paterno de Francisco Gomes de Arce, natural de Vilarelho, termo de Alfândega da Fé, capitão do terço de infantaria auxiliar de Miranda, e de sua mulher D. Teodora Maria de Morais Cid, natural da cidade de Miranda; neto materno de João Peixoto, natural da freguesia de Duas Igrejas, no termo de Miranda, capitão do regimento de Bragança, e de sua mulher D. Maria de Morais Andrade, natural da cidade de Miranda.
Natural de Vila do Conde, filho de Paulo José de Lima, natural da freguesia de São João Baptista, Vila do Conde, cavaleiro da Ordem de Cristo e de sua mulher D. Mónica Escolástica de Vasconcelos Monteiro e Barros, natural da freguesia de São Salvador da Árvore, termo de Vila do Conde; neto paterno de Paulo Fernandes Lourenço de Lima e de sua mulher Luísa Francisca de Sousa, naturais de Vila do Conde; neto materno de Veríssimo Pereira Lobo, natural de Azurara, e de sua mulher D. Benta Escolástica de Vasconcelos Monteiro e Barros, natural de São Salvador da Árvore, anexa à freguesia de Azurara.
Natural da freguesia de São Vicente, Mascotelos, coronel do 1.° regimento de cavalaria auxiliar da comarca do Rio das Velhas, vila de Sabará, onde é morador, filho de Manuel Martins e de sua mulher Domingas Francisca, naturais da freguesia de Santiago de Candoso, termo de Guimarães; neto paterno de António Martins, natural de São Vicente de Mascotelos, e de sua mulher Isabel de Faria, natural de São Pedro, Polvoreira, termo de Guimarães; neto materno de Domingos Fernandes, natural de Santiago de Candoso, e de sua mulher Catarina Francisca, natural de Santa Maria de Infias, termo de Guimarães.
Natural da freguesia de São Julião, Lisboa, e morador no Rio de Janeiro, filho de Carlos da Costa, natural da freguesia de Santa Justa, Lisboa, e de sua mulher Antónia Maria, natural da freguesia de Santiago, Torres Vedras; neto paterno de António Gomes e de sua mulher Luísa Maria, naturais da freguesia de Santa Justa; neto materno de Pedro de Almeida e de sua mulher Maria Francisca, naturais de Torres Vedras.
Natural de Vila do Conde, filho de Manuel Francisco da Silva, natural da freguesia de São Cristóvão, Mondim de Basto, e de sua mulher Antónia Maria da Silva, natural de Vila do Conde; neto paterno de Francisco Gaspar da Mota e de sua mulher Ana Gaspar, naturais de Mondim de Basto; neto materno de Martinho Fernandes e de sua mulher Antónia Ferreira, naturais de Vila do Conde.
Natural da freguesia de São Lourenço, Lisboa, tenente do regimento de cavalaria do Cais, filho do Dr. José Pereira de Brito, natural da Golegã, e de sua mulher D. Margarida Teresa Perpétua da Silveira; neto paterno do Dr. Francisco de Brito Vidigal, natural da freguesia de Nossa Senhora do Bispo, Montemor-o-Novo, e de sua mulher D. Ventura Maria, natural da Matriz de Tomar; neto materno do Dr. Francisco Martins de Oliveira, natural da freguesia de Nossa Senhora do Bispo, Montemor-o-Novo, e de sua mulher D. Maria Antónia da Silveira, natural da freguesia de Santa Justa, Lisboa.
Natural de Tourais, bispado de Coimbra, fidalgo cavaleiro da Casa Real, filho de António José de Albuquerque do Amaral Cardoso, natural de Viseu, fidalgo cavaleiro da Casa Real, cavaleiro da Ordem de Cristo e de sua mulher D. Maria Vitória Josefa de Loureiro e Vasconcelos, natural de Tourais; neto paterno de Francisco de Albuquerque do Amaral Cardoso, fidalgo cavaleiro da Casa Real, cavaleiro da Ordem de Cristo e de sua mulher D. Luísa Josefa de Gusmão, naturais de Viseu; neto materno de Manuel de Loureiro e Vasconcelos, cavaleiro da Ordem de Cristo e de sua mulher D. Ana Maria Mafalda de Morais e Castro, naturais de Tourais.
Natural de Lisboa, desembargador, filho de Domingos Maciel e de sua mulher Maria da Cruz, naturais de Viana; neto paterno de Manuel Gonçalves de Matos e de sua mulher Catarina Maciel, naturais de Viana; neto materno Gaspar Gonçalves Seixas, natural de Refoios, e de sua mulher Ana Mendes, natural de Viana. Habilitação para um lugar de deputado da Mesa da Consciência e Ordens.
Natural de Lisboa, lente de véspera, jubilado em leis na universidade de Coimbra, filho de Sebastião de Castro Caldas, natural de Vila Nova da Cerveira, comendador da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Antónia Tomásia de Miranda; neto paterno de António de Castro Caldas, natural de Vila Nova da Cerveira, e de sua mulher D. Ana Maria Pita, natural de Caminha; neto materno de António de Vargas de Miranda, cavaleiro da Ordem de Cristo e de sua mulher D. Isabel Barbosa Velho. Habilitação para um lugar de deputado da Mesa da Consciência e Ordens.
Lente de prima jubilado em cânones na universidade de Coimbra, deputado do Santo Ofício e irmão do desembargador Nicolau de Almeida Mascarenhas, cavaleiro da Ordem de Cristo. Habilitação para um lugar de deputado da Mesa da Consciência e Ordens.
Natural da freguesia de Santa Justa, Lisboa, filho de José da Silva Leque e de sua mulher D. Ana Maria da Assunção Leque, naturais da freguesia de São Nicolau, Lisboa; neto paterno de Domingos Gonçalves Leque, natural da freguesia da Igreja Nova, termo da vila do Prado, e de sua mulher Francisca de Jesus, natural da freguesia de São Julião, Lisboa; neto materno de António da Silva Leque, natural da freguesia de Igreja Nova, termo da vila do Prado, e de sua mulher Luísa Teresa, natural da freguesia dos Mártires, Lisboa.
Natural da Sé da Baía, capitão, filho do tenente-coronel José Rodrigues Pinheiro e de sua mulher D. Isidora Teresa da França, naturais da Sé da Baía; neto paterno de António Rodrigues Pinheiro, natural da freguesia de Nossa Senhora da Assunção, Torre de Moncorvo, e de sua mulher Francisca Ferreira Saraiva, natural da freguesia de Nossa Senhora do Desterro, Baía; neto materno do sargento-mor Domingos Dantas da Cunha, natural da freguesia de São Martinho do Campo, termo da cidade do Porto, e de sua mulher D. Maria da França Pinheiro, natural da Baía.
Desembargador dos Agravos da Casa da Suplicação, filho de Pedro Martins Barbosa, natural da freguesia de São Martinho, Soengas, e de sua mulher Ângela Pereira da Cruz, natural de São Mamede, Caniçada; neto paterno de Gonçalo Martins Barroso, natural de São Gens de Salamonde, e de sua mulher Ana Gonçalves Barbosa, natural de São Martinho, Soengas; neto materno de Francisco Pereira da Cruz, natural de São Paio, Eira Vedra, e de sua mulher Catarina Fernandes de Araújo, natural de São Mamede, Caniçada. Habilitação para um lugar de deputado da Mesa da Consciência e Ordens.
Natural de Bragança, advogado da Casa da Suplicação, filho de Manuel Álvares, natural de Chaves, e de sua mulher Mariana Antónia Pinto, natural de Bragança; neto paterno de Jacob Álvares, natural do lugar de São Lourenço, termo de Chaves, e de sua mulher Maria da Cruz, natural de Quintas de Barroso, termo de Montalegre; neto materno de Francisco da Costa e de sua mulher D. Inácia da Cruz Pinto, natural de Bragança.
Filho de João Soares de Albergaria e de sua mulher D. Ana Joaquina da Encarnação, naturais da cidade da Baía; neto paterno João Soares Jorge de Albergaria e de sua mulher D. Maria da Cruz, naturais da cidade da Baía; neto materno de João da Cruz e de sua mulher D. Leonor de Oliveira Paz, naturais da Baía.