Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
15 records were found.
Natural da freguesia de São Julião, Lisboa (e morador num quarto do palácio das necessidades), reposteiro da Câmara de Cavalo, filho de Manuel Francisco Dias, natural da freguesia dos Mártires, Lisboa, cavaleiro da Ordem de Cristo e de sua mulher D. Ana Maria Pombeiro, natural de Barcarena; neto paterno de João Francisco Dias, natural da freguesia de São Julião, e de sua mulher D. Josefa Maria, natural da freguesia dos Mártires; neto materno de João Pombeiro, natural de Barcarena, e de sua mulher Maria Francisca, natural de Belas.
Filho de Belchior Pinto de Castro Rego e de sua mulher D. Ana Micaela Gertrudes de Freitas, naturais de Viana do Minho; neto paterno de João Baptista de Araújo Pinto, natural de São Paio, Meixedo, e de sua mulher D. Antónia Luísa de Castro Rego; neto materno de João Álvares de Carvalho, natural de Calvelo, e de sua mulher D. Benta Maria de Barbosa, naturais de Viana.
Natural da freguesia de Santa Catarina do Monte Sinai, Lisboa, filho de António José de Miranda, natural de Santa Maria, Airães, concelho de Felgueiras, e de sua mulher D. Catarina Inácia de Proença, natural de Benavente; neto paterno de Manuel Machado de Miranda e de sua mulher Maria Ribeiro, naturais de Santa Maria de Airães; neto materno de Manuel Gomes de Azevedo, natural da freguesia de Santo Adrião, junto a São Pedro de Rates, termo de Barcelos, e de sua mulher D. Catarina Josefa de Proença, natural do Cartaxo.
Filho de Fernando José de Seabra Neto, mestre de campo, e de sua mulher D. Mariana Vitória de Brito Castanheda, naturais de Vila Nova de Portimão; neto paterno de Baltazar Rodrigues Neto e Seabra, natural de Vila Nova de Portimão, e de sua mulher D. Josefa Maria Moreira de Brito, natural da Messejana; neto materno de Baltazar Moreira de Brito, natural da Messejana, e de sua mulher D. Helena Pereira de Vasconcelos, natural de Lagos.
Natural da freguesia de Cedofeita, Porto, onde nasceu por acaso, e viveu sempre em Vila do Conde, morador no Rio de Janeiro, onde é capitão de auxiliares e homem de negócio, filho natural do padre frei Manuel Lopes, natural de Vila do Conde, religioso de Nossa Senhora das Mercês, e de Maria Teresa, natural de São João de Rubios, bispado de Tuy, reino da Galiza; neto paterno do capitão Francisco Lopes de Sousa e de sua mulher D. Clara de Melo, naturais de Vila do Conde; neto materno de Pedro Alves e de sua mulher Maria Gonçalves, naturais de São João de Rubios.
Natural da freguesia de Santo Ildefonso, Porto, bacharel, corregedor de Tomar, filho do Dr. João Xavier Nogueira, natural da freguesia da Encarnação, Lisboa, cavaleiro da Ordem de Cristo, médico da Real Câmara, e de sua mulher D. Teresa Luísa Xavier Malheiros Lobo, natural do Porto; neto paterno de Pedro Lopes Nogueira, natural de Tavira, e de sua mulher Plácida Teresa Xavier, natural de Lisboa; neto materno de Francisco de Almeida Cabral, natural da vila da Feira, e de sua mulher D. Rosa Maria do Nascimento Malheiros Lobo, natural de Ponte de Lima.
Natural do lugar de Vilares, Vilariça, termo de Alfândega da Fé, e morador em Lisboa, bacharel, juiz de fora de Castelo de Vide e despachado para ouvidor geral de Cabo Verde, filho de Pedro de Sá e de sua mulher Ana Maria da Silva, naturais de Vilares, Vilariça; neto paterno de Pedro de Sá, natural de Vilares, Vilariça, e de sua mulher Mariana Luís, natural do lugar de Agrobom, comarca da Torre de Moncorvo; neto materno do reverendo António de Morais Sarmento, natural de Vinhais, fidalgo cavaleiro da Casa Real, arcediago da catedral de Miranda do Douro, e de Maria da Silva, natural de Vilares, Vilariça
Natural da freguesia de São Nicolau, Lisboa, bacharel, fidalgo cavaleiro da Casa Real, filho do desembargador Romão José Rosa Guião e Abreu, natural da vila de Monsaraz, e de sua mulher D. Isabel Esméria de Faria Barbosa Fagundes, natural da freguesia de São Nicolau; neto paterno do capitão Manuel da Rosa Balça e Abreu, natural de Monsaraz, e de sua mulher D. Clara Casado Guião, natural de Montoito; neto materno de João Mendes de Faria Barbosa Fagundes, natural do Couto de Capareiros, arcebispado de Braga, e de sua mulher D. Maria Antónia Xavier Correia, natural da freguesia de São Nicolau.
Natural da freguesia da Alcáçova, Elvas, juiz de fora em Olivença, filho de João Tavares da Silveira, natural de Portalegre, e de sua mulher D. Jacinta Inácia, natural de Elvas; neto paterno de João Fernandes Tavares e de sua mulher D. Maria Nogueira, naturais de Portalegre; neto materno de Francisco Álvares Falcato, natural de Elvas, e de sua mulher D. Vitória Teresa da Silva, natural de Estremoz.
Natural da freguesia de São Paulo, Lisboa, familiar do Santo Ofício, filho de Frutuoso Pires da Fonseca, natural da freguesia de Santa Catarina, Lisboa, e de sua mulher D. Inês Josefa de Barros, natural da freguesia de Santa Ana, Carnota, termo de Alenquer; neto paterno de Francisco Pires da Fonseca, natural de Santa Maria de Calvão, termo de Chaves, e de sua mulher Isabel do Espírito Santo, natural de Alhandra; neto materno do capitão Baltazar Moreira de Barros, natural da freguesia de Nossa Senhora da Piedade, São Quintino, termo de Lisboa, e de sua mulher D. Isabel Coelho da Costa, natural da Carnota.
Natural da freguesia de São Nicolau, Porto, e morador no Rio de Janeiro, onde é homem de negócio, filho de Bernardo Pinto de Araújo, natural de São Pedro de Agrela, comarca da Maia, e de sua mulher Teresa Angélica de Araújo, natural da freguesia da Sé, Porto; neto paterno de Manuel de Araújo e de sua mulher Maria Antónia, naturais de São Pedro de Agrela; neto materno de Manuel Pinto dos Santos, natural de São Vicente do Pinheiro, bispado do Porto, e de sua mulher Maria Pereira dos Santos, natural da freguesia de São Faustino, Régua.
Natural de Carnaxide e morador em Lisboa, filho de Jorge Domingues, natural de Carnaxide, e de sua mulher Catarina Antónia Teresa, natural de Linda-a-Velha, Carnaxide; neto paterno de Bartolomeu Domingues, natural da freguesia de Nossa Senhora das Neves, Curros, comarca de Chaves, e de sua mulher Maria Francisca, natural da vila de Caldas; neto materno de António Francisco, natural de Carnaxide, e de sua mulher Catarina Maria, natural de Oeiras.
Natural da freguesia de Sntos, Lisboa, filho de Manuel Leitão, natural de Amieira, priorado do Crato, e de sua mulher D. Guiomar Arzinda Joaquina da Gama Botelho, natural da freguesia de Santiago, Lisboa; neto paterno de Mateus de Braga e de Sua mulher Teresa Gonçalves Leitão, naturais de Amieira; neto materno de António Botelho da Fonseca, natural de Alcácer do Sal, e de sua muçher D. Ângela Josefa da Gama, natural do Lumiar, termo de Lisboa.
Natural da freguesia de Nossa Senhora de Samaiões e morador em Lisboa, fidalgo cavaleiro da Casa Real, brigadeiro dos reais exércitos, filho de João de Barros Pereira do Lago, natural do lugar de Quiraz, bispado de Miranda, e morador em Chaves, tenente-coronel de cavalaria, cavaleiro da Ordem de Cristo e de sua mulher D. Jerónima de Morais, natural de Chaves; neto paterno de Pedro Rodrigues de Morais, natural de Quiraz, e de sua mulher D. Maurícia de Barros, natural de Águas Frias, freguesia de Monforte, bispado de Miranda; neto materno de Nicolau Ferraz Mourão, cavaleiro da Ordem de Cristo e de sua mulher D. Jerónima de Morais, naturais de Chaves.
Natural da freguesia de São Sebastião, Darque, termo de Barcelos, e morador na cidade do Rio de Janeiro, filho de João Alves, natural da freguesia de São Martinho de Friastelas, concelho de Albergaria, e de sua mulher Brígida Borges de Brito, natural de São Sebastião de Darque; neto paterno de Marcos Gonçalves e de sua mulher Ana Gonçalves, naturais de São Martinho de Friastelas; neto materno de André Fernandes e de sua mulher Maria Borges, naturais de São Sebastião, Darque.