Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
14 records were found.
Natural da freguesia de Santa Maria, Trancoso, e morador em Lisboa, desembargador da Relação do Porto, filho de Fernando da Costa Cardoso Pacheco, natural de Trancoso, e de sua mulher D. Leonor Zamúdio de Mendonça, natural da freguesia de São Miguel, Castelo Branco; neto paterno de Diogo da Costa Cardoso Pacheco, natural de Trancoso, e de sua mulher D. Maria de Sá e Zuñiga, natural de Soutelo; neto materno de Agostinho Botelho da Costa, natural de Castelo Branco, cavaleiro da Ordem de Cristo e de sua mulher D. Mariana Teresa de Albuquerque da Costa, natural da cidade da Guarda.
Natural de Aldeia Galega do Ribatejo e morador em Lisboa, filho do desembargador e conselheiro António de Azevedo Coutinho, natural de Soure, cavaleiro da Ordem de Cristo e de sua mulher D. Marcelina Perpétua de Faro, natural de Benavente; neto paterno de Manuel Marques de Oliveira, natural de Soure, cavaleiro da Ordem de Santiago, provedor da comarca de Viana, e de sua mulher D. Luísa Maria Pinto de Azevedo, natural de Soure; neto materno de Martim de França e Faro, natural de Benavente, fidalgo cavaleiro da Casa Real, capitão-mor de Benavente, e de sua mulher D. Paula Maria de Córdova Pereira, natural da freguesia do Salvador, Santarém.
Natural de Camarate, que serviu como tenente de cavalos em Mazagão, com armas e cavalo à sua custa, filho de Manuel da Silva e Sousa, natural da freguesia do Socorro, Lisboa, cavaleiro da Ordem de Cristo, almoxarife proprietário do Reguengo de Santarém, e de sua mulher D. Mariana Josefa Zuzarte de Vasconcelos, natural da freguesia de Santa Justa, Lisboa; neto paterno do capitão Tomás de Sousa da Costa, natural de Camarate, cavaleiro da Ordem de Cristo, almoxarife da portagem, e de sua mulher D. Clara Maria da Silva, natural da freguesia de São José, Lisboa; neto materno de José Zuzarte de Vasconcelos, natural da freguesia de Santa Justa, cavaleiro da Ordem de Cristo, moço da câmara do duque de Cadaval, e de sua mulher D. Madalena Maria da Costa, natural da freguesia de Santa Justa.
Natural de Esposende, bacharel, filho natural de Bartolomeu Martins de Faria e de Andreza Machado de Barros; neto paterno de Miguel Domingues de Faria e de sua mulher Francisca Martins; neto materno de Francisco Machado e de sua mulher Maria de Barros, todos naturais de Esposende.
Natural de São Paio de Pousada, termo de Braga, filho de Francisco do Vale, natural da mesma freguesia, e de sua mulher Bernarda Machado, natural da freguesia de Santiago de Vilela, concelho de Entre Homem e Cávado; neto paterno de Francisco do Vale e Araújo, natural de São Paio de Pousada, e de sua mulher Isabel da Costa, natural da freguesia de Sanfins, comarca de Vila Real; neto materno de Francisco Rebelo, natural de São Paio, Besteiros, e de sua mulher Ângela Machado, natural de Santiago de Vilela.
Natural da freguesia de São Paio, Guimarães, filho de Pedro Bernardino Cardoso de Menezes Barreto, capitão-mor de Guimarães, e de sua mulher D. Teresa Bernardina de Menezes; neto paterno de António Cardoso de Menezes Barreto e de sua mulher D. Catarina Luísa Veloso, todos naturais de Guimarães; neto materno de Domingos de Freitas Mendes, natural da freguesia de São Mamede de Canelas, comarca de Penafiel, e de sua mulher Tomásia Maria, natural da freguesia de São Veríssimo, Valbom.
Natural da freguesia da Candelária, Rio de Janeiro, e morador em Lisboa, com 22 anos de idade, homem de negócio na praça do Rio de Janeiro, filho de Manuel António de Carvalho, natural da freguesia de São Paio, Guimarães, homem de negócio de grosso trato no Rio de Janeiro, tesoureiro da alfândega da mesma cidade, e de sua mulher D. Maria Isabel de Amorim, natural da freguesia de Sernambetiba, termo da vila de Santo António de Sá, bispado do Rio de Janeiro; neto paterno de José Vaz, natural da freguesia de São Miguel de Creixomil, Guimarães, um dos mais ricos e abundantes lavradores dessa província, e de sua mulher Isabel Machado, natural da freguesia de Nossa Senhora da Oliveira, Guimarães; neto materno do tenente António de Amorim Lima, natural da freguesia de Salvador de Padreiro, termo de Arcos de Valdevez, e morador no Rio de Janeiro, onde foi senhor de um engenho, e de sua mulher D. Isabel Coelho de Sousa, natural da freguesia de Santo António de Sá.
Natural da freguesia da Vitória, Porto, filho de Manuel Rodrigues Pinheiro e de sua mulher Luísa de Almeida, naturais da mesma freguesia; neto paterno de João Francisco del Cruzeiro, natural da freguesia da Vitória, e de sua mulher D. Joana Pinheiro, natural de Lordelo, termo do Porto; neto materno de Domingos Francisco e de sua mulher Maria de Almeida, naturais de Cedofeita, Porto.
Natural da freguesia de São José, Lisboa, filho de Pedro de Baraduque, natural de Bayonne, França, e de sua mulher D. Francisca Leonor Teresa Torem, natural da freguesia de Santa Justa, Lisboa; neto paterno de Pedro de Baraduque e de sua mulher Catarina de Pierrelongue, naturais de Bayonne; neto materno de Luís Torem e de sua mulher Margarida La Croix, naturais de Paris.
Natural da cidade da Guarda, filho de Manuel António de Sampaio, natural do lugar da Ramalhosa, freguesia da Faia, termo da Guarda, e de sua mulher D. Mariana Joaquina de Sousa, natural da Guarda; neto paterno de José Antunes de Sampaio, natural da Ramalhosa, e de sua mulher Isabel Gonçalves, natural do lugar de Pera do Moço, termo da Guarda; neto materno de António Coelho de Sousa, natural de Viseu, e de sua mulher Catarina de Sousa, natural da Guarda.
Natural de Mazagão e morador em Lisboa, filho do capitão António Vieira, cavaleiro da Ordem de Cristo e de sua mulher D. Leonor Franco; neto paterno de Lourenço Gaspar Faleiro, cavaleiro da Ordem de Cristo e de sua mulher D. Isabel Rodrigues da Maia; neto materno do capitão Matias Botelho, cavaleiro da Ordem de Cristo e de sua mulher D. Maria da Silva, todos naturais de Mazagão.
Natural de Alter do Chão, sargento-mor das ordenanças de Portalegre, familiar do Santo Ofício, filho de Luís da Costa Fragoso e Sequeira, natural de Marvão, cavaleiro da Ordem de Cristo e de sua mulher D. Ventura Luísa de Almeida, natural de Alter do Chão; neto paterno de Manuel da Costa Zuzarte, natural de Alter do Chão, e de sua mulher D. Leonor Metela e Monroy, natural de Portalegre; neto materno do capitão Manuel Fernandes Foreiro, natural de Portalegre, e de sua mulher Catarina Martins, natural de Alter do Chão.
Natural da freguesia de São Nicolau, Lisboa, filho de José Soares Braga, natural da freguesia de São João do Souto, Braga, e morador em Lisboa, e de sua mulher Caetana Freire, natural da freguesia dos Mártires, Lisboa; neto paterno de António Gonçalves e de sua mulher Ana Antónia, naturais da freguesia de São João do Souto; neto materno de Manuel Freire de Ovedo, natural da freguesia das Mercês, Lisboa, cavaleiro da Ordem de Cristo e de sua mulher Maria Josefa de Sousa.
Natural da freguesia da Encarnação, Lisboa, comendador de Santa Maria de Carreço, na Ordem de Cristo, filho de D. Pedro José da Cunha de Mendonça e Menezes, natural da freguesia de Santa Maria, Viana, e de sua mulher D. Joana Catarina de Melo, natural da freguesia das Mercês, Lisboa; neto paterno de D. Carlos José Bento de Menezes, natural da freguesia de Santa Catarina, Lisboa, e de sua mulher D. Brites Josefa da Cunha, natural da freguesia de Santa Engrácia, Lisboa; neto materno de Fernando Telles da Silva, natural da freguesia do Socorro, Lisboa, monteiro-mor do Reino, e de sua mulher D. Maria Josefa de Melo, natural da freguesia das Mercês.