Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
16 records were found.
Natural da freguesia dos Mártires, Lisboa, filho do desembargador João Pinheiro da Fonseca, natural de Arneiros, termo de Lamego, e batizado na freguesia de Santa Justa Velha, Coimbra, e de sua mulher D. Maria Antónia Angélica da Silva Vieira, natural da freguesia de São Mamede, Lisboa; neto paterno de Manuel Pinheiro da Fonseca, natural de Arneiros, e de sua mulher D. Ana Isabel Maria Ribeiro, natural da Torre de Moncorvo; neto materno de Domingos da Silva Vieira, natural da freguesia de Fonte Arcada, Póvoa de Lanhoso, e de sua mulher Páscoa Maria dos Anjos, natural da freguesia de São Nicolau, Lisboa.
Natural da freguesia do Sacramento, Lisboa, filho de D. Manuel Pereira Coutinho, natural da mesma freguesia, e de sua mulher D. Maria Teresa da Silva, natural da freguesia das Mercês, Lisboa; neto paterno de Heitor Mendes de Brito, natural da freguesia do Sacramento, e de sua mulher D. Joana de Castro, natural da freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa; neto paterno de Pedro da Silva, natural de Lisboa, cavaleiro da Ordem de Cristo e de sua mulher D. Catarina de Távora, natural da Ilha de São Tomé, deste casal foi filho Rui da Silva e Távora, cavaleiro da Ordem de Cristo.
Natural de Bragança e morador em Lisboa, filho do capitão António Lopes e de sua mulher Isabel dos Santos, naturais da Colegiada de Santa Maria, Bragança; neto paterno de Francisco Lopes e de sua mulher Maria Fernandes, natural do lugar de Quintela, Lampaças; neto materno de Bartolomeu Pires e de sua mulher Maria Lopes, naturais de Vila Boa de Ousilhão, termo de Bragança.
Batizado na freguesia de Santa Maria, Beja, e atualmente ao serviço de Sua Majestade em Moçambique, fidalgo cavaleiro da Casa Real, filho do capitão Alexandre de Brito Mouzinho da Câmara, natural da freguesia da Sé, Évora, e de sua mulher D. Joana Josefa de Sampaio de Melo, natural da freguesia de Santa Maria da Graça, Setúbal; neto paterno de Francisco de Brito Mouzinho, natural da freguesia de São Sebastião, Setúbal, e de sua mulher D. Joana da Câmara, batizado na Sé de Évora; neto materno de José de Brito Mouzinho e de sua mulher D. Andreza Maria de Sampaio e Melo, naturais da freguesia de São Sebastião, Setúbal.
Natural de Belém, Lisboa, cavaleiro fidalgo da Casa Real, filho de Francisco da Fonseca e Sousa, natural da freguesia de São Lourenço, Azeitão, e de sua mulher D. Ana Borges Cabral, natural de Mazagão; neto paterno de Rodrigo da Fonseca e Sousa "o tangerino", natural de Mazagão, e de sua mulher D. Luísa Maria do Rego, natural da freguesia de São Nicolau, Lisboa; neto materno de Francisco Rodrigues Cabral, natural de Mazagão, onde foi cirurgião-mor, e de sua mulher D. Catarina de Medina Cabral, natural de Mazagão.
Morador na sua quinta de Sinde, fidalgo cavaleiro da Casa Real, senhor de Lobios e seus coutos, capitão-mor de Lanhoso, morgado de Sinde, filho de Gabriel de Azevedo e Vasconcelos, natural da freguesia de São Victor, Braga, e de sua mulher D. Catarina Josefa do Rego e Castro, natural da freguesia de Santiago, Braga; neto paterno de Gabriel de Azevedo e Vasconcelos, natural da freguesia de São Julião, Covelas, concelho de Lanhoso, e de sua mulher D. Ângela da Fonseca Coutinho, natural de Braga; neto materno de Belchior do Rego, natural de Geraz do Lima, e de sua mulher D. Francisca Pinto, natural de Braga.
Consulta sobre as suas provanças.
Natural da freguesia de Salvada, termo de Beja, bacharel, juiz de fora no Grão-Pará, familiar do Santo Ofício, irmão do padre António Rodrigues Nobre, freire da Ordem de Santiago, filhos do capitão Francisco Ramos Nobre, natural de Casével, comarca de Campo de Ourique, e de sua mulher Maria Martins Mourão, natural da freguesia do Espírito Santo, termo de Mértola; neto paterno de Manuel Nunes Picheiro, natural de Ourique, e de sua mulher Brites Rodrigues Nobre, natural de Casével; neto materno de António Martins Mourão, natural da freguesia do Espírito Santo, termo de Mértola, e de sua mulher Isabel Rodrigues, natural da freguesia de São Sebastião, termo de Mértola.
Natural da freguesia de Santa Catarina do Monte Sinai, Lisboa, filho de José Álvares de Mira, natural da freguesia de Cerdal, Valença do Minho, cavaleiro da Ordem de Cristo e de sua mulher D. Luísa Maria de Santana, natural da freguesia de Santa Catarina, Lisboa; neto paterno de António Álvares de Mira e de sua mulher Domingas Rodrigues, naturais de Cerdal; neto materno de Manuel Fernandes Cruz, natural da freguesia de Santa Comba, termo de Barcelos, e de sua mulher Isabel Maria, natural da freguesia de Santa Catarina, Lisboa.
Natural da freguesia de São Bartolomeu, Coimbra, doutor, lente da cadeira de método igualado e substituto da cadeira de anatomia, na universidade de Coimbra, familiar do Santo Ofício,-médico dos cárceres da inquisição, filho de Manuel da Costa Monteiro, natural da freguesia de São Cristóvão, Coimbra, onde foi almotacé e procurador, familiar do Santo Ofício, e de sua mulher Maria do Ó, natural da freguesia de Santiago, Coimbra; neto paterno de Sebastião Rodrigues, natural de Santo António da Castanheira, almotacé em Coimbra, familiar do Santo Ofício, e de sua mulher Úrsula da Costa, natural de Coimbra; neto materno de Amaro Lopes, familiar do Santo Ofício, e de sua mulher Catarina de Miranda, naturais de Coimbra.
Natural da freguesia de Santa Maria da Alcáçova, Santarém, filho de José Salinas de Benevides, natural da mesma freguesia, e de sua mulher D. Mariana Luísa de Lacerda, natural da Labrugeira, termo de Alenquer; neto paterno de João Jaques Salinas, natural da freguesia de São Paulo, Lisboa, e de sua mulher D. Antónia de Benevides, natural da freguesia de Santa Engrácia, Lisboa; neto materno de Jorge Monteiro Salgado, natural da Labrugeira, e de sua mulher D. Filipa Luísa de Lacerda, natural de Vila Verde, batizado na freguesia de Nossa Senhora da Ventosa.
Natural da freguesia do Sacramento, Lisboa, filho de João António de Alcáçova, natural do Sacramento, e de sua mulher D. Guiomar Josefa de Mendonça, natural da Ajuda, Lisboa; neto paterno de Gonçalo da Costa Carneiro de Alcáçova, natural do Sacramento, e de sua mulher D. Antónia Teodora de Moura Manoel, natural dos Mártires, Lisboa; neto materno de Luís de Saldanha da Gama, natural da Ajuda, e de sua mulher D. Madalena Josefa de Mendonça, natural da freguesia de São José, Lisboa.
Natural de Salvaterra, capitão, filho de Manuel Ferreira Mealheiro e de sua mulher D. Mariana de Matos Ferreira; neto paterno de Manuel Ferreira Mealheiro e de sua mulher D. Maria de Sequeira; neto materno do capitão João Ferreira Mealheiro e de sua mulher D. Maria Diniz Pestana, todos naturais de Salvaterra.
Natural da cidade da Baía, filho de Lopo Gomes de Abreu e Lima, natural de Sergipe do Rei, e de sua mulher D. Ana Maria da Franca Côrte-Real, batizado na Sé da Baía; neto paterno de Francisco Gomes de Abreu e Lima, natural de Ponte de Lima, capitão, filho de Lopo Gomes de Abreu e Lima, abade de São Salvador de Rossas; neto paterno de Leonel de Abreu e Lima, senhor da casa de regalados, e de sua mulher D. Maria de Brito Cassão, natural de Sergipe do Rei; neto materno de Tristão Velho de Araújo e de sua mulher D. Catarina da Franca Côrte-Real, naturais da cidade da Baía.
Natural de Arraiolos, familiar do Santo Ofício, médico no hospital de todos os santos, em Lisboa, filho de Filipe Mendes e de sua mulher Sebastiana Martins de Araújo, naturais de Arraiolos; neto paterno de Manuel Mendes e de sua mulher Ana Pires, naturais de Arraiolos; neto materno de Diogo Dias Telles e de sua mulher Maria Martins de Araújo, naturais de Arraiolos.
Natural de Mazagão, filho de António Barriga da Costa e de sua mulher D. Maria Taveira, naturais de Mazagão; neto paterno de Francisco Barriga da Costa, cavaleiro fidalgo da Casa Real, cavaleiro da Ordem de Cristo e de sua mulher D. Bárbara Vila; neto materno de António Leitão Fernandes, cavaleiro fidalgo da Casa Real, cavaleiro da Ordem de Cristo e de sua mulher D. Páscoa Jorge, todos naturais de Mazagão.