Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
46 records were found.
Consulta sobre as suas provanças.
Natural de Lisboa, filho de Bento Gonçalves. Consulta sobre as suas provanças.
Natural de Palmela, filho de Manuel Moniz, capitão de infantaria em Palmela, e de sua mulher Maria Cordeiro.
Natural de Abrantes, filho de João Calado e de sua mulher Francisca Mendes; neto paterno de António Gil e de sua mulher Inês Lopes; neto materno de Fernando Anes e de sua mulher Isabel Álvares.
Procuração a Gaspar Monteiro para poder assinar por ele o assento da matrícula.
Filho de João Moniz da Silva e de sua mulher D. Isabel de Carvalhosa, naturais do lugar da Ribeira de Maria Afonso, termo de Torres Vedras; neto paterno de Egas Moniz da Silva, natural da freguesia de Santa Engrácia, Lisboa, e de sua mulher D. Juliana de Faria, natural do lugar de Chelas, freguesia dos Olivais, termo de Lisboa; neto materno de João Homem Carvalhosa, natural da Ribeira de Maria Afonso, e de Sebastiana Antunes, natural de Zacarias, freguesia de São Pedro da Cadeira, termo de Torres Vedras.
Sacerdote, filho de Agostinho Maraboto e de sua mulher Isabel Correia; neto paterno de Pedro Fernandes Berrio, cavaleiro da Ordem de Cristo.
Filho de Manuel de Andrade, Capitão em Angeja, e de sua mulher Vicência Coelho de Melo; neto paterno de António de Andrade Pacheco e de sua mulher Maria de Resende Cardoso; neto materno de Francisco Barbosa Bacelar e de sua mulher Cecília Pinto de Melo.
Filho de João de Matos, natural do lugar de Ruivos, termo de Óbidos, e de sua mulher Maria Henriques; neto paterno de António de Matos, natural do Paiol, termo de Aldeia Galega da Merceana, e de sua mulher Catarina Vieira, natural de Soveral de Perilhão, termo de Óbidos; neto materno de Manuel Henriques, natural de Vila Verde do Mato, e de sua mulher Maria Vieira.
Natural da freguesia da Pena, Lisboa, filho do alferes Luís António da Silva, natural da freguesia de Santa Justa, Lisboa, e de sua mulher D. Maria Egipcíaca, natural da freguesia de São José e recebidos na freguesia Encarnação, Lisboa; neto paterno do capitão João da Silva de Carvalho, natural da freguesia de Santa Engrácia, Lisboa, e de sua mulher D. Maria de Távora, natural da Caparica; neto materno de Manuel Vieira de Viveiros, natural da freguesia de Santa Ana, Ilha da Madeira, e de sua mulher Maria Josefa, natural da freguesia de São José, Lisboa.
Natural de Cascais, filho de João Félix da Gama e Freitas, natural da freguesia dos Mártires, Lisboa, cavaleiro da Ordem de Cristo, capitão de infantaria no Regimento de Cascais, e de sua mulher D. Catarina Maria Isabel Pereira, natural de Cascais; neto paterno de José de Freitas da Gama, natural da freguesia do Socorro, Lisboa, cavaleiro da Ordem de Cristo, tenente-coronel de infantaria no Regimento de Cascais, e de sua mulher D. Luísa Maria de Andrade, natural da freguesia de Santa Justa, Lisboa; neto materno de Vicente Gomes Lopes, natural de Cascais, cavaleiro da Ordem de Cristo, capitão-de-mar-e-guerra, e de sua mulher D. Maria Teresa, natural de Cascais.
Natural de Lisboa, filho de Luís Inácio Quintela Emauz, fidalgo cavaleiro da Casa Real, e de sua mulher D. Maria Brígida Bandeira, naturais do Porto; neto paterno do conselheiro José Joaquim Emauz e de sua mulher D. Maria Violante Quintela; neto materno do desembargador Manuel Joaquim Bandeira e de sua mulher D. Caetana Joaquina de Santo Alberto e Andrade, naturais de Lisboa.
Natural da freguesia de Santa Justa, Lisboa, filho natural do desembargador José Inácio de Aroche, natural da freguesia de Santa Maria da Graça, Setúbal, do Conselho de Sua Majestade, procurador da Fazenda da Sereníssima Casa de Bragança, e de Josefa Iria de Oliveira, natural da freguesia de São Julião, Setúbal; neto paterno de Estêvão Gomes de Aroche e de sua mulher Brites Gomes Ribeiro, naturais de Setúbal; neto materno de Jerónimo da Fonseca e de sua mulher Brázia de Oliveira.
Natural de Setúbal, filho natural de João Peres de Macedo e Sousa, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de Antónia Teresa; neto paterno de Diogo de Sousa Tavares e de sua mulher D. Maria de Macedo; neto materno de Francisco Fernandes e de sua mulher Maria Neto, todos naturais de Setúbal.
Filho de António Lopes Aleixo e de sua mulher Maria Domingues, naturais de Gouveia; neto paterno de Domingos Lopes Aleixo e de sua mulher Francisca Lopes; neto materno de Sebastião Dias e de sua mulher Maria Domingues, todos naturais de Gouveia.
Filho de Alexandre Ferreira, natural da Sertã, e de sua mulher Isabel de Lemos; neto materno de Manuel Dias e de sua mulher Maria Diniz.
Filho de Domingos Leitão Valadão, natural de Grândola, e de sua mulher Joana Fernandes, natural da freguesia de Nossa Senhora do Monte, termo de Alcácer do Sal; neto paterno de João Valadão e de sua mulher Catarina Tibau de Sequeira, naturais de Grândola; neto materno do capitão António Luís Abelha e de sua mulher Violante Rodrigues, naturais de Alcácer do Sal.
Capitão. Consulta sobre as suas provanças.
Natural de Setúbal, sacerdote, filho de Domingos Gomes Ribeiro, natural de Travassos, freguesia de Santa Cristina, Couto de Santo Tirso, e de sua mulher Maria Inácia Joaquina, natural de Setúbal; neto paterno de João Francisco e de sua mulher Maria Gomes, naturais de Travassos; neto materno de Manuel Gomes Montes e de sua mulher Maria Vieira da Silva, naturais de Setúbal.
Natural de Castro Verde, filho de Manuel Ferreira, natural de Castro Verde, e de sua mulher Maria de Lima Samorano, natural de Olivença; neto paterno de Domingos Afonso, natural de Castro Verde, e de sua mulher Maria Ferreira, natural de Beja; neto materno de Francisco de Lima Samorano e de sua mulher Joana Martins de Moura, naturais de Olivença.
Filho de João Ferreira de Horta, natural de Angra, e de sua mulher Maria de Jesus, natural de Lisboa; neto materno de Gaspar Gomes e de sua mulher Maria de Sequeira.
Morador em Setúbal, filho de Manuel Fernandes Camarinho e de sua mulher Maria Fogaça; neto paterno de Bartolomeu Fernandes Camarinho e de sua mulher Inês Fernandes; neto materno de Tomé Gonçalves e de sua mulher Inês Fogaça, todos moradores em Setúbal.
Filho de Pedro Gomes e de sua mulher Antónia da Silva, moradores em Lisboa; neto paterno de Fernão Rodrigues e de sua mulher Luísa Gomes, naturais de Vila Viçosa; neto materno de Pedro João e de sua mulher Isabel Rodrigues, naturais de Alvorge.
Natural de Lisboa, filho de Manuel Simões e de sua mulher Inês Ferreira; neto paterno de Leão Simões e de sua mulher Catarina da Costa; neto materno de Manuel de Mesquita Perestrelo, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher Inês Lopes, todos naturais de Lisboa.
Filho de Afonso Pires Godinho e de sua mulher Maria Gomes; neto paterno de Luís Pires Godinho e de sua mulher Maria Dias; neto materno de André Dias e de sua mulher Catarina Francisca, todos naturais de Sines.
Filho de Francisco Gomes Escobar e de sua mulher Maria Gomes, moradores em Setúbal; neto paterno de João Gomes Panasco e de sua mulher Maria Miguens; neto materno de Manuel Afonso Roubão e de sua mulher Leonor Dias, todos naturais e moradores em Setúbal.
Natural de Palmela, filho de Manuel Filipe da Silva, natural da freguesia de Santa Cruz do Castelo, Lisboa, cavaleiro da Ordem de Cristo, familiar do Santo Ofício, e de sua mulher D. Margarida Palha de Carvalho, natural de Palmela; neto paterno do Dr. Tomás da Silva Monção, natural da freguesia de São Julião, Lisboa, provedor da comarca de Setúbal, e de sua mulher D. Catarina de Miranda, natural da freguesia da Madalena, Lisboa; neto materno de Miguel Botelho de Moura e de sua mulher Leonor Gomes Barrocas, naturais de Palmela.
Natural da freguesia de São Julião, Lisboa, filho de Manuel Carvalho e de sua mulher Joana da Costa, que foi ama-de-leite e criou o Príncipe D. Pedro; neto paterno de Francisco Álvares e de sua mulher Vicência Roque, naturais de Tagarro; neto materno de Francisco da Costa, natural de Évora, e de sua mulher Antónia
Natural da Charneca, Lisboa, filho de António Gonçalves, natural da Charneca, e de sua mulher Maria Carvalho, natural de Montelavar, Sintra; neto paterno de Manuel Gonçalves, natural de Vila Nova, termo de Barcelos, e de sua mulher Dionísia Dias, natural dos Olivais, Lisboa; neto materno de Jorge João Mascarenhas e de sua mulher marquesa João, naturais de Montelavar.
Filho de António Dias, natural dos Casais de Santa Marta, freguesia de Nossa Senhora da Ajuda, termo de Alcobaça, e de sua mulher Maria João, natural de Maiorga; neto paterno de António Dias "o mercador", e de sua mulher Catarina Francisca; neto materno de Domingos João e de sua mulher Isabel Francisca.
Natural da freguesia de Santos-o-Velho, Lisboa, fidalgo cavaleiro da Casa Real, filho de António Raposo de Andrade, natural da freguesia da Encarnação, Lisboa, tenente da Guarda Real, fidalgo cavaleiro da Casa Real, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Teresa Maria de Horta, natural da freguesia de São Paulo; neto paterno de Manuel Raposo de Andrade, natural da freguesia de São Nicolau, tenente da Guarda Real, comendador da Ordem de Cristo, guarda-roupa e guarda-chaves de D. Pedro II, fidalgo cavaleiro da Casa Real, e de sua mulher D. Maria Josefa de Araújo, natural da freguesia de São Pedro de Alfama, Lisboa; neto materno de Manuel de Horta, natural do Carvalhal, Óbidos, Juiz da Fazenda, e de sua mulher Josefa Maria da Cunha, natural da freguesia dos Anjos, Lisboa.
Filho de Diogo Botelho de Morais, natural da Torre de Moncorvo, cavaleiro da Ordem de Cristo, guarda-mor do sal de Setúbal, e de sua mulher D. Maria Villalobos; neto paterno de João Botelho de Morais e de sua mulher Antónia de Azevedo; neto materno de Heitor Mendes de Mesquita, natural de Carrazedo, e de sua mulher Domingas da Assunção de Castro, natural da freguesia de São Pedro, Coimbra.
Natural de Beja, filho de Francisco Manuel de Faria e Melo e de sua mulher D. Maria Francisca de Brito Godins, naturais de Beja; neto paterno do Dr. Manuel Dias Nunes Henriques, natural da Messejana, e de sua mulher D. Paula Josefa de Faria e Melo, natural de Beja; neto materno de Mateus de Brito Godins, fidalgo cavaleiro da Casa Real, e de sua mulher D. Teresa Bernarda de Brito, naturais de Beja.
Natural da freguesia de Santiago, Lisboa, filho de António de Bulhão de Novais, natural de Setúbal, e de sua mulher D. Margarida Freire, natural de Lisboa.
Natural da Arruda, filho de Manuel Pires "o fidalgo" e de sua mulher Maria Bernardes, naturais da Arruda; neto paterno de António Pires e de sua mulher Maria Antónia; neto materno de Bernardo Pires e de sua mulher Catarina Dias, todos naturais da Arruda.
Filho de João Bujos, natural de Paris, e de sua mulher Margarida da Silveira, natural de Lisboa.
Natural de Palmela, filho de Alexandre de Oliveira Barrocas e de sua mulher Mariana da Encarnação Botelho; neto paterno de Lourenço de Oliveira e de sua mulher Maria Botelho; neto materno de Manuel Barrocas Feio e de sua mulher Catarina de Lisboa, todos naturais de Palmela.
Natural de Aljustrel, filho de José Maria Franco, natural de Leiria, e de sua mulher D. Bárbara Teresa Branco do Cabo, natural de Cuba; neto paterno de José da Costa Vieira e de sua mulher D. Joana Rosa do Nascimento, naturais de Peniche; neto materno de Tomás Gonçalves Branco, natural de Cuba, e de sua mulher D. Bárbara Josefa do Cabo, natural do termo de Castro Verde.
Natural da freguesia de São Cristóvão, Lisboa, filho de Tomás de Gouveia Barbuda, natural da freguesia de São Nicolau, Lisboa, e de sua mulher D. Antónia Juliana de Ataíde e Azevedo, natural da freguesia de São José, Lisboa; neto paterno de Manuel Soares de Gouveia, natural da freguesia de São Julião, Lisboa, e de sua mulher D. Catarina de Jesus, natural da freguesia de Santo Estêvão de Alfama, Lisboa; neto materno de D. António José de Ataíde Azevedo e Brito, natural da freguesia do Sacramento, e de D. Teodora Madalena, natural da freguesia de Santos, Lisboa.
Natural de Lisboa, clérigo in minoribus, mestre em Artes e doutor em cânones pela Universidade de Coimbra, familiar do Santo Ofício, filho do Dr. António de Almeida e Carvalho, natural de Castelo Viegas, termo de Coimbra, familiar do Santo Ofício, e de sua mulher D. Maria da Nazaré, natural de Assafarge, termo de Coimbra; neto paterno de Manuel de Almeida, natural de Cernache dos Alhos, e de sua mulher Ana Jorge de Carvalho, natural de Ceira e moradores em Castelo Viegas; neto materno de Manuel João Mouzinho, natural de Castelo Viegas, e de sua mulher Domingas João da Silva, natural de Assafarge.
Natural de Setúbal, filho de Antão Álvares e de sua mulher Maria Nunes; neto materno de Brás Gonçalves e de sua mulher Maria Nunes. Contém um atestado selado com as Armas do prior-mor D. Diogo Lobo.