Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
61 records were found.
Vice-Cônsul de Portugal em Málaga. Dispensado de provanças (para a Ordem de Santiago).
Beneficiado da Matriz de São Sebastião, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel. Dispensado de provanças.
Morador na corte, doutor. Dispensado de provanças.
Dispensado de provanças.
Ministro Plenipotenciário na Corte de Turim. Dispensado de provanças.
Oficial da Secretaria de Estado dos Negócios do Reino. Dispensado de provanças.
Oficial da Secretaria da Mestre da Consciência e Ordens. Dispensado de provanças.
Natural de Santar, termo de Viseu, moço fidalgo da Casa Real, filho de Fradique Lopes de Sousa, natural de Santar, moço fidalgo da Casa Real, e de sua mulher D. Ana Rufina de Lemos, natural da Trofa; neto paterno de Xavier Francisco de Sousa e Lemos, natural da Trofa, fidalgo cavaleiro da Casa Real, e de sua mulher D. Tomásia Margarida de Sousa, natural de Santar; neto materno de Luís Tomás de Lemos, senhor da Trofa, e de sua mulher D. Caetana Rita, naturais da Trofa.
Cavaleiro da Ordem de Santiago. Autorizado a transitar da Ordem de Santiago para a Ordem de Cristo.
Oficial da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos. Dispensado de provanças.
Natural de Camarate e morador em Lisboa, filho de João de Cerqueira de Araújo, natural de Amarante, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Luísa da Conceição, natural da freguesia da Conceição, Lisboa; neto paterno de Domingos Coelho de Carvalho e de sua mulher Joana de Cerqueira e Araújo, naturais de Amarante; neto materno de António Dias, natural da freguesia de Benfica, Lisboa, e de sua mulher Maria da Encarnação, natural da freguesia da Encarnação.
Natural de Abrantes, filho de Vicente Lopes. Inquirição de genere, vita et moribus.
Filho de Pedro do Soveral e de sua mulher Maria de Almeida, naturais de Sernancelhe. Inquirição de genere, vita et moribus.
Natural da Sertã. Inquirição de genere, vita et moribus.
Da Quinta de Santa Eulália, no concelho de Penalva, filho de José de Melo e Abreu, fidalgo cavaleiro da Casa Real, e de sua mulher D. Eufémia Francisca de Castro, natural do Ínsua; neto paterno de Sebastião Pereira de Melo, natural de Santa Eulália, fidalgo cavaleiro da Casa Real, e de sua mulher D. Catarina de Melo e Abreu, natural da Quinta da Bouça; neto materno de João Rodrigo Pereira de Albuquerque e Castro, comendador da Ordem de Cristo, fidalgo cavaleiro da Casa Real, capitão-mor de Penalva, e de sua mulher D. Margarida Francisca Xavier Sottomayor e Vasconcelos. Inquirição de genere, vita et moribus.
Natural de Abrantes. Inquirição de genere, vita et moribus.
Natural de Lisboa, filho de Bernardo de Távora, conde de Alvor, e de sua mulher D. Joana de Lorena. Inquirição de genere, vita et moribus.
Natural da cidade do Porto, filho de José Cardoso de Carvalho e Fonseca e de sua mulher D. Luísa Angélica de Menezes Sottomayor Montenegro. Inquirição de genere, vita et moribus.
Filho de João Delgado e de sua mulher Maria Borges. Inquirição de genere, vita et moribus.
Natural de Lisboa, filho de António Rodrigues e de sua mulher Bárbara Pedrosa. Inquirição de genere, vita et moribus.
Natural de Lisboa, filho de Amaro Ribeiro, natural de Portalegre, e de sua mulher Violante Teresa Xavier; neto paterno de António Mourato e de sua mulher Madalena Ribeiro, naturais de Portalegre. Inquirição de genere, vita et moribus.
Natural de Condeixa, filho de Manuel Luís e de sua mulher Maria Simões. Inquirição de genere, vita et moribus.
Cavaleiros da Ordem de Santiago. Autorizados a transitar da Ordem de Santiago para a Ordem de Cristo.
1.º escriturário graduado do Erário Régio. Dispensado de provanças.
Doutor. Dispensado de provanças.
Cavaleiro da Ordem de Santiago, criado particular de Sua Alteza. Autorizado a transitar da Ordem de Santiago para a Ordem de Cristo.
Natural do Rio Grande de São Pedro, filho do coronel Francisco Pinto Bandeira, natural de Laguna, e de sua mulher D. Clara Maria de Oliveira, natural do Sacramento, Praça da Colónia; neto paterno de José Pinto Bandeira e de sua mulher D. Catarina de Brito Peixoto, naturais de Laguna; neto materno de António de Sousa Fernando e de sua mulher Apolónia de Oliveira, naturais de Valongo, bispado do Porto.
Morador na cidade de São Luís do Maranhão. Dispensado de provanças.
Bacharel. Dispensado de provanças.
Padre. Dispensado de provanças.
Natural de Tavira, filho do Dr. Manuel Duarte Tavares, natural de Escalos de Baixo, e de sua mulher D. Maria Teresa de Aragão, natural de Faro; neto paterno de Bartolomeu Duarte Tavares, natural de Escalos de Baixo, e de sua mulher Mécia Simoa, natural da Lousa, Castelo Branco; neto materno de Manuel Pais de Sousa, natural de Tavira, e de sua mulher D. Antónia Teresa Madureira Pita, natural de Faro.
Natural de Moledo, freguesia de Penajóia, termo de Lamego, filho de José Monteiro Rebelo e de sua mulher Maria Engrácia, naturais de Moledo; neto paterno de Miguel Rebelo e de sua mulher Águeda de Sousa, naturais de Vila Jusã; neto materno de Manuel Cardoso e de sua mulher Maria Ferraz, naturais de Penajóia.
Natural da freguesia de Santo André de Painzela, lugar de Baloutas, arcebispado de Braga, e morador no Rio de Janeiro, onde era homem de negócio, filho de Francisco da Costa Guimarães e de sua mulher Maria Felícia de Sousa, naturais de Baloutas; neto paterno de Jerónimo Francisco e de sua mulher Maria da Costa, naturais de Santa Eufémia, termo de Guimarães; neto materno de Gervásio Lobo de Sousa e de sua mulher Ana Pereira, naturais de Painzela.
Natural da freguesia de São João da Praça, Lisboa, filho de Baltazar dos Santos Henriques, natural de Benavente, e de sua mulher Luísa Maria de Santo António, batizado na Basílica de Santa Maria Maior, Lisboa; José, natural da freguesia do Sacramento, Lisboa; neto materno de Luís dos Santos, natural da freguesia de Santo Estêvão, Lisboa, e de sua mulher Teresa de Jesus, natural da freguesia do Sacramento.
Natural da freguesia de São Nicolau, Lisboa, filho de Manuel Martins da Costa, natural da freguesia de São Julião, Lisboa, e de sua mulher D. Antónia Caetana Joaquina Clemente da Fonseca, natural da freguesia de São Paulo, Lisboa; neto paterno de Inácio Martins da Costa, natural da freguesia de Santa Maria Maior, Viana, e de sua mulher Josefa do Espírito Santo, natural da freguesia de São Julião; neto materno de Frutuoso Pires da Fonseca, natural da freguesia de Santa Catarina, Lisboa, e de sua mulher D. Caetana Clemente, natural da freguesia de São Paulo.
Natural da freguesia dos Olivais, Lisboa, filho de D. Pedro José António de Menezes, natural da freguesia da Encarnação, Lisboa, marquês de Marialva, e de sua mulher D. Eugénia de Assis Mascarenhas, natural da freguesia de Santos, Lisboa; neto paterno de D. Diogo de Noronha, natural da freguesia de São Jorge, Lisboa, marquês de Marialva, e de sua mulher D. Joaquina Maria Madalena da Conceição de Menezes, natural da freguesia da Encarnação; neto materno de D. Manuel de Assis Mascarenhas, natural da freguesia de Santos, conde de Óbidos, e de sua mulher D. Helena de Lorena, natural da freguesia do Socorro, Lisboa.
Natural da freguesia de Santo André, Estremoz, familiar do Santo Ofício, filho de Rodrigo Zagalo e de sua mulher Filipa Zagalo, naturais de Estremoz; neto paterno de António Zagalo e de sua mulher Brites Franco, naturais de Estremoz; neto materno de Rui Dias Zagalo, natural de Estremoz, e de sua mulher Maria das Neves, natural de Borba.
Natural de Vila Verde dos Francos e morador em Lisboa, bacharel, familiar do Santo Ofício, auditor do Regimento de Minas, na corte, filho de Francisco Nunes Xavier e de sua mulher D. Isabel Maria Franca; neto paterno de João Nunes e de sua mulher Antónia das Neves; neto materno de Luís Franca de Horta e de sua mulher Feliciana Maria de Oliveira, todos naturais de Vila Verde dos Francos.
Natural da freguesia de São Vicente do Penso, arcebispado de Braga, e morador em Lisboa, filho de Domingos Simões e de sua mulher Mariana da Silva; neto paterno de Gonçalo Simões e de sua mulher Francisca Freire; neto materno de Lourenço da Silva e de sua mulher Susana Fernandes, todos naturais de São Vicente do Penso.
Natural de São Pedro de Seixas, termo de Caminha, e morador em Lisboa, homem de negócio, filho de José Lourenço e de sua mulher Isabel Lourenço, natural do lugar do Sobral, freguesia de São Pedro de Seixas; neto paterno de Manuel Lourenço Peres e de sua mulher Conceição Álvares, do mesmo lugar; neto materno de Gregório Gonçalves e de sua mulher Maria Lourenço, naturais da mesma freguesia