Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
84 records were found.
1.º tenente do mar. Dispensado de provanças.
Oficial do desembargador do Paço e atualmente porteiro e tesoureiro da Mesa do mesmo Tribunal, casado com D. Inês Antónia Senhorinha Pessoa de Carvalho, retreta de D. Maria Francisca Benedita, princesa do Brasil. Dispensado de provanças.
Porteiro e guarda-livros da Secretaria de Estado dos Negócios do Reino. Dispensado de provanças.
Doutor, demonstrador da cadeira de metalurgia da Universidade de Coimbra, que se acha próximo de ir fazer a viagem a que é mandado pelos países estrangeiros, para recolher e alcançar os melhores conhecimentos e os mais conducentes ao completo estabelecimento da referida cadeira. Dispensado de provanças.
Desembargador da Relação do Rio de Janeiro. Dispensado de provanças.
Natural da freguesia dos Mártires, Lisboa, presbítero do hábito de São Pedro, bacharel, filho de José Gonçalves Correia, natural de Coruche, lente de cirurgia no Hospital Real da corte, e de sua mulher D. Maria dos Mártires, natural da freguesia dos Mártires; neto paterno de José Gonçalves, que vivia da sua lavoura e contrato de comendas, e de sua mulher Maria Correia, naturais de Coruche; neto materno de Pedro Rodrigues, natural de São Pedro Fins, comarca de Barcelos, e morador Lisboa, onde foi criado particular de D. Pedro II, e de sua mulher Susana de Jesus, natural de Valada, Santarém.
Dispensado de provanças.
Barão de Manique do Intendente. Dispensado de provanças.
Coronel do Regimento de Milícias de Salsete, Goa. Dispensado de provanças.
Capitão. Dispensado de provanças.
Natural de Vila Maior, Teixeira, bispado do Porto, desembargador. Dispensado de provanças.
Conde de Assumor. Dispensado de provanças.
Presbítero secular. Dispensado de provanças.
Alcaide-mor de Pinhel. Dispensado de provanças.
Oficial supranumerário dos Negócios Estrangeiros e da Guerra. Dispensado de provanças.
Fidalgo cavaleiro da Casa Real, filho do coronel Fernando Dias Pais Leme da Câmara, comendador da Ordem de Cristo. Dispensado de provanças.
Natural da freguesia de Santa Engrácia, Lisboa, filho de António da Cunha Sottomayor de Faria Rebelo, natural de Viana, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Vicência Luísa Pereira Sottomayor, natural de Gemieira, termo de Ponte de Lima; neto paterno de Pedro da Cunha Sottomayor, natural de Viana, e de sua mulher D. Marta Eugénia de Figueiredo, natural da freguesia de São Mamede, Lisboa; neto materno de António Pereira Malheiro, natural de Gemieira, e de sua mulher D. Ana Antónia Pereira Sottomayor, natural de Ponte de Lima.
Desembargador da Relação e Casa do Porto. Dispensado de provanças.
Cónego da Sé de São Paulo. Dispensado de provanças.
Natural de Braga, onde era negociante, filho de Manuel Gomes da Silva, cavaleiro da Ordem de Santiago, e de sua mulher D. Francisca Teresa da Silva Matos; neto paterno do capitão José Gomes da Silva e de sua mulher Rosa Maria; neto materno de Manuel José de Matos e de sua mulher Ana Maria Josefa Leite da Cunha, todos naturais de Braga.
Fidalgo cavaleiro da Casa Real. Dispensado de provanças.
Oficial da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra. Dispensado de provanças.
Natural de Guimarães, filho de José António de Abreu, natural da freguesia de Santa Eulália de Fermentões, termo de Guimarães, e de sua mulher Maria Josefa de Abreu, natural da freguesia de São Paio, Guimarães; neto paterno de Manuel de Abreu, natural de São Cristóvão de Cima do Selho, e de sua mulher Josefa Gomes, natural de Fermentões; neto materno de Julião de Freitas, natural de São Miguel de Creixomil, e de sua mulher Antónia Maria de Abreu, natural da freguesia de São Paio.
Marquês de Abrantes. Dispensado de provanças.
Conde de Vila Verde. Dispensado de provanças.
Dispensado de provanças.
Governador e capitão-general de Minas Gerais. Dispensado de provanças.
Chefe de divisão da Armada Real. Dispensado de provanças.
Natural da freguesia das Mercês, Lisboa, filho de Francisco de Melo e de sua mulher D. Isabel Josefa Breyner de Menezes, natural da Caparica, condessa de Ficalho; neto paterno de António Telles da Silva e de sua mulher D. Teresa Josefa de Melo, naturais de Lisboa; neto materno de D. Diogo de Menezes da Silveira e Castro, natural de Lisboa, e de sua mulher a condessa D. Maria Bárbara Breyner, natural de Viena de Áustria.
Fidalgo cavaleiro da Casa Real. Dispensado de provanças.
Natural da freguesia da Vitória, Porto, filho de João Pacheco Pereira, familiar do Santo Ofício, cavaleiro da Ordem de Cristo, fidalgo cavaleiro da Casa Real, e de sua mulher D. Isabel Joana Pamplona, naturais da freguesia da Vitória; neto paterno de Pedro Pacheco Pereira, natural da freguesia da Vitória, fidalgo cavaleiro da Casa Real, e de sua mulher D. Clara Josefa Maria, natural da freguesia de São Nicolau, Porto; neto materno de João Álvares Pamplona Carneiro Rangel, natural de Vila do Conde, familiar do Santo Ofício, cavaleiro da Ordem de Cristo, fidalgo cavaleiro da Casa Real, e de sua mulher D. Maria Clara Baldaia de Tovar e Menezes, natural de São João de Canelas.
Natural do bispado de Coimbra, prior da igreja matriz de Salvaterra de Magos. Dispensado de provanças.
Tesoureiro-geral da capitania da Baía e deputado da junta da Real Fazenda na mesma cidade. Dispensado de provanças.
Natural de Mazagão, cavaleiro fidalgo da Casa Real, filho do sargento-mor Luís da Fonseca Zuzarte, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Guiomar da Cunha Loureiro da Costa; neto paterno de Manuel Gonçalves Neves, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Júlia da Fonseca; neto materno de Luís de Loureiro de Abreu, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Leonor Salgueiro de Loureiro, todos naturais de Mazagão.
Monsenhor da Patriarcal do Conselho de Sua Majestade,. Dispensado de provanças.
Oficial da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra. Dispensado de provanças.
Cónego da Colegiada de Santarém. Dispensado de provanças.
Cónego da Colegiada de Guimarães. Dispensado de provanças.
Coronel de cavalaria do Regimento de Milícias de Sergipe de El-Rei. Dispensado de provanças.
Abade de Santa Maria de Águias. Dispensado de provanças.
Da cidade de Lisboa. Dispensado de provanças.
Comerciante matriculado da cidade do Porto. Dispensado de provanças.
Corregedor do Crato. Dispensado de provanças.
Cónego da Colegiada de Guimarães. Dispensado de provanças.
Natural de Lamego, tenente-coronel do Regimento de Milícias de Arouca. Dispensado de provanças.
Cónego da Colegiada de Guimarães. Dispensado de provanças.
Natural da freguesia da Conceição, Lisboa, e morador na Baía, filho de Jerónimo Gonçalves Vitória, cavaleiro da Ordem de Cristo, oficial do assentamento no Tribunal do Conselho da Fazenda, e de sua mulher D . Sebastiana Maria Joaquina, naturais da freguesia de São Julião, Lisboa; neto paterno de Francisco Gonçalves Vitória, natural do lugar de Pitões, termo de Montalegre, e de sua mulher Josefa Maria de Bastos, natural da freguesia de São Julião; neto materno de Francisco da Silva, natural da freguesia dos Mártires, Lisboa, e de sua mulher Antónia Maria da Silva, natural da freguesia de São Nicolau, Lisboa.
Cónego da Colegiada de Guimarães. Autorizado a usar a insígnia do hábito de Cristo, sem embargo de não ter ainda professado.
Arcipreste da Colegiada de Guimarães. Autorizado a usar a insígnia do hábito de Cristo, sem embargo de não ter ainda professado.
Tenente-coronel do Regimento de Milícias de Moçambique. Mandado que se lhe façam as provanças.
Natural da Messejana, desembargador (casado com D. Teresa Maria Xavier, natural da freguesia de Nossa Senhora da Graça, termo de Beja, filha de Gaspar Estevens Bravo, familiar do Santo Ofício, e de sua mulher Catarina Lopes Cansada; neto paterno de Gaspar Estevens Bravo e de sua mulher Domingas Baião; neto materno de Estêvão Lopes Lança e de sua mulher Maria Baião, naturais da freguesia de Salvada, termo de Beja), filho de João Rodrigues Cordeiro Pereira, natural de Alvalade, e de sua mulher Maria Marques Peres, natural de Valverde, arcebispado de Sevilha; neto paterno de Mateus Rodrigues Pereira e de sua mulher Catarina Loriana Cordeiro, naturais de Santiago do Cacém; neto materno de Afonso Mexias Alves e de sua mulher Maria Alonso Peres, naturais de Cabeças Ruivas, arcebispado de Sevilha. Habilitação para o lugar de deputado da Mesa da Consciência e Ordens.
Juiz do crime de Santarém. Dispensado de provanças.
Corregedor de Braga. Dispensado de provanças.
Fidalgo cavaleiro da Casa Real. Dispensado de provanças.
Dispensado de provanças.
Secretário do Conselho de Guerra. Dispensado de provanças.
Capitão-mor agregado das ordenanças de Sintra. Dispensado de provanças.