Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
27 records were found.
Natural da freguesia de São João da Foz e morador em Lisboa, filho de José da Fonseca Carrilho, natural de Vilar de Maçada, e de sua mulher Maria Josefa, natural de São João da Foz; neto paterno de Manuel Fernandes Carrilho e de sua mulher Luísa Maria, naturais de Vilar de Maçada; neto materno de António da Silva de Faria e de sua mulher Ana Francisca.
Natural da freguesia de Santo André, Estremoz, sargento-mor de infantaria agregado e ajudante de ordens do Governo das Armas do Alentejo, familiar do Santo Ofício, filho de João da Gama Lobo, sargento-mor da comarca de Ourique, e de sua mulher D . Maria Teresa Correia, naturais de Estremoz; neto paterno de Nicolau Lobo da Gama, sargento-mor de infantaria, e de sua mulher D. Jerónima Monteiro, naturais de Estremoz; neto materno de José Pinto Mena, alferes de infantaria, e de sua mulher Catarina Maria Frizada, naturais de Estremoz.
Natural da cidade do Porto, filho de Cristiano Kopke, natural de Hamburgo, e de sua mulher Doroteia Moring, natural da cidade do Porto; neto paterno de Nicolau Kopke e de Emerencia Chrochman, naturais de Hamburgo; neto materno de João Moring, natural da Holanda, e de sua mulher Doroteia Inácia Wittingham, natural da cidade do Porto.
Natural da freguesia do Paraíso, Lisboa, filho de António Rodrigues Moura, natural de Segadães, bispado de Coimbra, e de sua mulher Teresa de Jesus, natural de Lisboa; neto paterno de João Rodrigues e de sua mulher Isabel Jorge, naturais de Segadães; neto materno de António Francisco, natural da freguesia de Santa Marinha, Lisboa, e de sua mulher Antónia Francisca, naturais da freguesia de São Silvestre de Unhos.
Natural de Cabeceiras de Basto, capitão-mor das ordenanças do concelho de Cabeceiras de Basto, filho de Manuel Baltazar de Abreu e Lima de Noronha, natural de Cabeceiras de Basto, capitão-mor das ordenanças do concelho de Cabeceiras de Basto, e de sua mulher D. Teresa Luísa Teixeira de Moura e Azevedo, natural de Atei; neto paterno de Nuno de Lima de Noronha Lobo, natural de Cabeceiras de Basto, capitão-mor das ordenanças do concelho de Cabeceiras de Basto, e de sua mulher D. Maria Josefa de Abreu e Lima, natural de Monção; neto materno de Bento Teixeira Álvares, natural da freguesia de São Romão de Corgo, capitão-mor das ordenanças de Basto, e de sua mulher D. Senhorinha de Moura de Azevedo, natural da freguesia de São Pedro de Cerva.
Natural de Mazagão, filho de Álvaro Botelho da Fonseca, alferes de infantaria, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Maria da Cunha; neto paterno de Francisco Ferreira da Fonseca, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Maria da Fonseca; neto materno de Jorge do Rego Coutinho, ajudante de infantaria, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Francisca da Cunha, todos naturais de Mazagão.
Conde de Santiago. Dispensado de provanças.
Natural da freguesia de São Tomé, Lisboa, filho de Simão Infante de Sequeira Correia da Silva, natural da freguesia de Santa Iria, Santarém, e de sua mulher D. Maria Catarina, natural da freguesia de Santiago, Lisboa; neto paterno de Tristão Nunes infante de Sequeira Lobo, natural da freguesia de São Martinho, Santarém, e de sua mulher D. Joana Maurícia Correia da Silva, natural da freguesia dos Anjos, Lisboa; neto materno de João António de Lacerda, natural da freguesia de Santa Catarina do Monte Sinai, Lisboa, e de sua mulher D. Ana Antónia Catarina Garcez Palha de Vasconcelos, natural da freguesia de Santiago, Lisboa.
Escriturário do Real Erário. Dispensado de provanças.
Natural da freguesia de São Cristóvão, Lisboa, conde de Aveiras, filho de Francisco da Silva Tello, natural da freguesia dos Mártires, Lisboa, conde de Aveiras, e de sua mulher D. Bárbara José da Gama, natural da freguesia da Ajuda, Lisboa; neto paterno de D. Duarte António da Câmara, marquês de Tancos, e de sua mulher D. Inês Joaquina Peregrina da Silva, naturais da freguesia de São Cristóvão; neto materno de Nuno da Silva, marquês de Nisa, e de sua mulher D. Maria José da Gama, naturais da freguesia da Ajuda.
Conde de Vale de Reis. Dispensado de provanças.
Tesoureiro-mor da insigne Colegiada da Real Capela da Bemposta. Dispensado de provanças.
Natural da freguesia de Monserrate, Viana, e morador na cidade do Porto, onde era tesoureiro-geral das tropas das províncias do Norte, filho de Nicolau Barbosa da Costa e de sua mulher D. Maria da Rosa Pereira, naturais de Viana; neto paterno de António Gonçalves Barbosa e de sua mulher Teotónia da Maia da Silveira, naturais da Colegiada de Viana; neto materno de João Dantas Soeiro e de sua mulher Francisca de Barros, naturais da freguesia de Monserrate.
Coronel do Regimento de Infantaria de Valença, comendador da Ordem de Cristo. Autorizado a usar as insígnias da Ordem, sem embargo de não ter professado.
Natural da freguesia do Paraíso, Lisboa, filho de João Pedro de Figueiredo Bulhões, natural da freguesia da Encarnação, Lisboa, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Margarida Sofia Antónia de Lacerda Castelo-Branco, natural de Beduído, bispado de Coimbra; neto paterno de Nicolau de Figueiredo, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Ana Joaquina de Melo e Bulhões, naturais da freguesia dos Mártires, Lisboa; neto materno de António Carlos de Seixas Castelo-Branco, natural da Colegiada de Cedofeita, Porto, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Lúcia Bernarda Telles de Vasconcelos, natural da freguesia dos Olivais, Lisboa.
Natural da freguesia de Santo Ildefonso, Porto, e morador no Rio de Janeiro, filho de Lázaro Maria Bonarota, natural de Génova, e de sua mulher D. Tomásia Maria de Araújo, natural da freguesia da Vitória, Porto; neto paterno de Santino Bonarota e de sua mulher D. Maria Felícia Repeta, naturais de Génova; neto materno de Manuel de Magalhães Lopes Carneiro, natural da freguesia de Santiago de Valpedre, e de sua mulher D. Antónia Maria de Araújo, natural da freguesia da Vitória, Porto.
Natural do Recife, Pernambuco, presbítero do hábito de São Pedro (irmão do tenente-coronel José Salgado, cavaleiro da Ordem de Cristo, filhos de José Vaz Salgado, natural de São Romão de Arões, termo de Guimarães, mestre de campo, familiar do Santo Ofício, e de sua mulher D. Teresa Maria José, natural do Recife; neto paterno de António Vaz e de sua mulher Leonor Salgado, naturais de São Romão de Arões; neto materno de Bento Gomes Pereira, natural de São Salvador de Bravães, termo de Ponte da Barca, familiar do Santo Ofício, e de sua mulher Antónia Pereira, natural de Viana.
Natural da freguesia de São Nicolau, Porto, filho de Domingos Francisco Guimarães, natural de Vila Nova dos Infantes, termo de Guimarães, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher D. Rosa Clara, natural da freguesia de São Nicolau, Porto; neto paterno de Domingos Francisco e de sua mulher Catarina Vieira, naturais de Vila Nova dos Infantes; neto materno de António Gonçalves da Silva, natural da freguesia de São Pedro, Couto de Alhadas, termo de Montemor-o-Velho, e de sua mulher Francisca da Silva, natural da freguesia de São Nicolau, Porto.
Natural da freguesia de Santa Justa, Lisboa, presbítero do hábito de São Pedro, bacharel formado em cânones, filho de João Baptista Santarém, natural de Marvila, Santarém, e de sua mulher Catarina Maria Teresa, natural da freguesia de Santa Justa, Lisboa; neto paterno de Manuel Gonçalves e de sua mulher Maria Jorge, naturais de Marvila, Santarém; neto materno de João Gomes, natural da Caparica, e de sua mulher Mariana da Cruz, natural da freguesia de Santos-o-Velho, Lisboa.
Tenente-coronel do 2.° Regimento de Milícias da cidade da Baía. Dispensado de provanças.
Natural da freguesia de São João da Praça, Lisboa, e morador na cidade do Porto, onde era desembargador, filho de António Gomes da Silva e Alarcão, natural da Sé do Funchal, ilha da Madeira, e de sua mulher D. Maria Ezequiel Rosa de Miranda, natural da freguesia de São Julião, Lisboa; neto paterno de António da Silva Alarcão e de sua mulher D. Maria Gomes da Silva, naturais do Funchal; neto materno de João do Couto Rodrigues e de sua mulher D. Isabel da Mota e Miranda, naturais da Lourinhã.
Vide José Basílio da Gama, letra J, Mç.o 67, n.º 36
Cirurgião da Real Câmara. Dispensado de provanças.