Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

56 records were found.

Contém a carta do eng. Ricardo Graça, Diretor Geral dos Combustíveis, a exercer funções na Refinaria de Cabo Ruivo para o Dr. Salazar.
Contém a carta de Mário Graciotti, Diretor do Clube do Livro, São Paulo, Brasil dirigida ao Dr. Salazar. Mário Graciotti informa que envia pelo Consulado Geral da República Portuguesa, em São Paulo, um livro ilustrado, da sua autoria, intitulado "Portugal".
Contém a carta de Maria Manuela Gradim, Lisboa, para o Dr. Salazar relativa à situação do marido - exilado há cinco anos na Embaixada da Venezuela, em Lisboa por motivos políticos. A autora solicita ao Dr. Salazar que reveja o caso no aspecto humano e que ela se responsabiliza pela conduta de Horácio Gradim.
Relativa a agradecimento ao Dr. Salazar.
Cartas relativas à assistência social de pobrezinhos órfãos, tuberculosos, entre outros. A autora alude a D. M. Isabel Morais Sarmento que foi doente tuberculosa, após ser curada, dedicou-se aos tuberculosos pobres.
Contém a carta de Maria Luísa da Silva Graça, Lisboa, para o Dr. Salazar a referir: "eu sou aquela menina (...) a quem V. Ex.ª quiz fazer o favor de presentear com a quantia de mil escudos para pagamento da minha cabeleira". A autora agradece a linda cabeleira, pois as colegas da escola chamavam-na "menina dos cabelos postiços".
Contém a carta de Maria da Conceição de Mariz Soares da Graça, Coimbra, para o Dr. Salazar a solicitar a vaga no Registo Civil de Aveiro para o seu marido (conservador do Registo Civil em Estarreja). Inclui o cartão do Ministro da Justiça a confirmar a nomeação de Serafim Gabriel Soares da Graça para o lugar pretendido.
A pedir o lugar de Delegado do Governo junto da Companhia Elértica das Beiras, Coimbra.
"Sanctuaire National de Notre-Dame du Cap".
Aposentado a receber a modesta pensão de 5.685$00, de 70 anos, a pedir um dos lugares disponíveis.
Seminário Patriarcal de Cristo-Rei, Olivais, Lisboa. Carta assinada pelo Padre Albino Candido Lopes.
Contém a carta de Elvira Soares Guerra dirigida ao Dr. Salazar a respeito da sua casa o Palácio das Portas do Sol. A autora refere que o Dr. Ricardo Espírito Santo instalou naquele lugar um Museu de Antiguidades. Contudo, há 45 anos os pais da autora alugaram o 1.º andar do edifício cuja escada também acede ao Museu. O procurador do Dr. Espírito Santo ofereceu a seu pai uma pequena indemnização a troco da cedência da casa. Depois do falecimento dos seus pais Elvira Soares Guerra e suas irmãs ficaram na habitação. Obrigadas a trabalhar para sustento próprio vêem-se na iminência de perderem a casa e não terem dinheiro para alugarem um quarto, solicitam ao Dr. Salazar a fim de “advogar a nossa causa, no caso do Dr. Ricardo Espírito Santo tocar neste assunto”.
Inclui a fotografia de uma leoa, entre outros.
Contém a oferta do artista desenhador-pintor Rafael Estêvão Rosa Guerra, Vila Real de Santo António, ao Doutor Salazar, de um Bilhete Postal com a fotografia do Presidente do Conselho. Envelope cartonado com inscrição dourada de "Boas Festas", película plástica sobre fotografia de Salazar, no interior inclui as fotografias com discurso de Salazar - composto por 6 mil palavras (31 mil letras).