Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

27 records were found.

Contém a carta de Luís Pio do Amaral Gourgel, de 32 anos de idade, natural de Luanada, casado, para o Dr. Salazar. Diz o autor que prestou serviço ao Estado em diversos Organismos, até que encontrando-se em Lunda foi preso, tendo sido libertado passados três meses. Para continuar ao serviço do Estado, nas funções de 3.º oficial do Quadro Privativo dos Serviços de Fazenda e Contabilidade de Angola necessita do parecer favorável da PIDE. Integra a informação da Pide sobre Luís Pio do Amaral Gourgel, elemento com ligações ao MPLA e terroristas da UPA, manifestava o seu ódio à população branca. Inclui o Auto de Perguntas.
Contém dois cartões de visita: um de Maria Dalila da Costa Gouveia a agradecer a oferta de quatro libras de ouro, e outro de Maria Celeste Correia Gomes, também de agradecimento, Funchal, Ilha da Madeira.
Contém a carta de José O'Neill Gouveia para o Dr. Salazar: "diz-se que há várias dezenas de pretendentes a três colocações em Paris". De modo, que sem 'padrinhos' solicita um emprego ao Dr. Salazar.
Engenheiro Civil, Oficial Miliciano no Batalhão de Caçadores 5.
Relativa à exoneração do Governador Civil de Bragança.
Contém o ofício de José Alvelos, Chefe da 1.ª Repartição, do Secretariado Nacional da Informação, Cultura Popular e Turismo, dirigido ao Secretário do Dr. Salazar, a devolver o opúsculo "The Story of a Great Man" e a carta de D. Madeline Mac Gorisk.
Contém a carta de Maria Graziela Lobo da Costa de Figueiredo Gonçalves, a agradecer a intervenção do Dr. Salazar relativamente à aposentação do seu pai, Professor Fidelino de Figueiredo.
Contém a carta de Mário Nogueira Gonçalves, Diretor da Escola de Bragança, para o Dr. Salazar. Diz o autor que exerceu funções de Diretor Escolar em Viana do Castelo, vogal da Junta de Província do Minho, Presidente da Comissão Concelhia da União Nacional e vice-presidente da sua Comissão Distrital. Posteriormente, em 1951 foi acusado de irregularidades, embora não tivessem sido encontradas. A partir daí, o autor refere a perseguição de que foi alvo por parte de alguns indivíduos, incluindo o Ministro da Educação Nacional.
Contém a carta de Maria Amélia Meira Barbosa Gonçalves a agradecer a nomeação do seu pai para o Banco de Angola, conforme pedira, ao Dr. Salazar. Integra a carta da mesma autora, a solicitar ao Dr. Salazar um emprego para o seu irmão Miguel Inácio, de 40 anos. Indica o lugar pretendido: de Delegado do Governo junto do Grémio dos Automóveis.
Contém a informação de Vítor Novais Gonçalves, Subsecretário de Estado do Ministério do Exército, para o Dr. Salazar relativamente a "autorizações de pagamentos, com dispensa de concurso público e de contrato". Integra a carta do autor a manifestar lealdade ao General Mário Silva.
Contém a carta de Ana Maria Gonzalez, Pontevedra, Galiza para o Dr. Salazar a solicitar "algun regalito".
Contém a carta de Suzanne Gonth para o Dr. Salazar a oferecer-lhe o opúsculo dos discursos do encerramento da "l'exposition d'orfèvrerie por fugain et française", Museu-Escola de Artes Decorativas, Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, Lisboa.
Advogado. Integra o "Plano de Exploração e Apetrechamento do Porto da Póvoa de Varzim", Ministro das Comunicações.
Contém a carta de Carlos de Sousa Gorgulho para o Dr. Salazar a comunicar a sua partida para São Tomé e Príncipe. Integra a carta do Coronel Carlos de Sousa Gorgulho sobre os factos ocorridos durante a sua Governação em São Tomé, bem como as investigações, e absolvição do oficial comandante da Polícia - julgado no 1.º Tribunal Militar Territorial em Santa Clara. Inclui a carta do autor, já com a patente de Brigadeiro, a recordar os acontecimentos de São Tomé, ocasionando calúnias, diz: "Da calúnia sempre alguma coisa fica e por isso a minha honorabilidade profissional e a minha estrutura moral foram fortemente afetadas, consequências que ainda venho sofrendo". Expõe ao Dr. Salazar que serviu 17 anos no Ultramar, e esteve ao serviço da NATO mais 2 anos e meio. Tendo exercendo a carreira militar durante 42 anos. Também foi agraciado com louvores dos dirigentes do Exército. Estando iminente a sua passagem à reserva, pretende ser nomeado general, pondo à consideração do Dr. Salazar. Contempla em anexo, a cópia dos louvores.
Aviação Civil Internacional (ICAO).