Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
31 records were found.
Contém a carta de Fernando M. Portela Gomes, médico assistente da Faculdade de Medicina, Lisboa para o Dr. Salazar. Diz o autor que o seu pai tem uma Quinta na Portela de Sacavém cuja Câmara Municipal de Lisboa pretende adquirir para o projeto do Aeroporto. Ora, naquela quinta criam-se suínos, a alimentação deles consiste em sobejos das comidas dos Hospitais, cabeças de carneiros, ossos e miudezas de cavalos (abatidos clandestinamente) e outros sobejos de matança no Matadouro Municipal.
O autor solicita ao Dr. Salazar a libertação do seu pai acusado de traficar carne de cavalo, encontrando-se preso na Esquadra do Caminho de Ferro.
Notário, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja.
Contém a carta de Carlos Maia Gomes, português residente no Brasil há 23 anos para o Dr. Salazar.
Reúne cartas de Carlos Miguel Gomes relativas à trasladação de D. Miguel, bem como sobre a política da Grécia.
Contém a carta de Maria Margarida Costa Luís Gomes, mulher do Professor Rui Luís Gomes, preso, dirigida ao Dr. Salazar, a solicitar a sua interferência.
Contém a carta de Maria Manuela Pacheco Luís Gomes, filha de António Luís Gomes, para o Dr. Salazar. Diz a autora que o pai precisa urgentemente de ganhar mais, devido aos encargos que tem com a família numerosa. Além dos dois empregos precisa de outro. Como o Ministro das Finanças dissera ao seu pai que um terceiro emprego era incompatível com os dois que acumulava - Fundação da Casa de Bragança e Fazenda Pública -, apela ao Dr. Salazar. Assinam a carta: Maria Madalena, Maria da Conceição e a autora.
Residente no Jardim Boa Esperança, Brasil.
Médico residente em Braga.
Cartão postal com a imagem noturna do Padrão dos Descobrimentos em Lisboa e a Ponte sobre o Tejo.
Contém cartas do médico António Perry de Sousa Gomes, da "Defesa da Família", Organização Nacional do Ministério do Interior, e do "Diário da Manhã, Jornal de grande informação", Lisboa, para o Dr. Salazar.
Contempla o Relatório da Organização Nacional Defesa da Família - "O Papel dos Visitadores nos Serviços Sociais", Lisboa. 1941 (imp.). Os relatórios das visitadoras proporcionam aos indivíduos ou famílias melhores condições de existência. Visitando o terreno presenciam situações de miséria e doença de adultos e crianças permitindo auxiliar várias pessoas.
Reúne testemunhos de vidas de pobreza e abandono.
Integra um recorte de jornal com o artigo intitulado: "Crise de Trabalho / A situação dos trabalhadores rurais de Benavente", entre outros.
Médico veterinário, Chefe da Repartição de Mercados e Fiscalização Sanitária da Câmara Municipal de Lisboa.
Ordem dos Economistas de São Paulo, Brasil.
Seminário de Coimbra, relativa à vaga do Diretor do Museu Machado de Castro de Coimbra, requisitos e "desmandos dos ministros".
Proprietário da Livraria Gonçalves, Coimbra.
Contém a carta de Leovegildo dos Santos Gomes, subtenente em serviço no Hospital da Marinha para o Dr. Salazar a mencionar o falecimento do enfermeiro Acácio Alves. Por conseguinte, solicita o lugar vago.
Integra a carta a agradecer a nomeação.
Contém a carta do Dr. Romano de Santa Clara Gomes, Funchal para o Dr. Salazar, a solicitar a vaga no Conselho Fiscal do Banco Nacional Ultramarino para o filho mais velho, eng. José Aires de Santa Clara Gomes, entre outros.
Contém cartas do tenente Manuel António Pereira Gomes, da Organização Provincial de Voluntários de Moçambique.
Contém a carta de Ana Rosa Teixeira Gomes Calapez e de Maria Manuela Teixeira Gomes Pearce de Azevedo (filhas do falecido Presidente Teixeira Gomes) para o Dr. Salazar, a manifestarem a vontade da trasladação dos restos mortais do seu pai do cemitério de Bougie, Argélia, para Portimão.
Colégio das Órfãs, Coimbra.
Contém a carta de Rui Gomes para o Dr. Salazar, a solicitar que os seus pais e irmã, provenientes de Moçambique, possam ser recebidos. O autor nascido na Beira, Moçambique, e residente em Paris, encontra-se a rodar o filme "Crime da Aldeia Velha", em Lisboa.
Tenente Coronel, Subsecretário de Estado do Exército.
Contém cartas de José Ferreira Gomes, Licenciado em Direito, Administrador Delegado da Companhia Açucareira do Cuanza, Angola, para o Dr. Salazar.
Integra uma carta fotocopiada do autor dirigida ao Diretor da PIDE, referindo que o Dr. Teixeira Pais não merece confiança política. Das relações que tem com o Dr. Armando dos Santos Nogueira que "diz mal do Presidente do Conselho incapaz de conduzir os destinos da Nação", entre outros. Denuncia outros indivíduos.
Protonotário Apostólico, Prelado Doméstico de Sua Santidade e Ouvidor Eclesiástico, Ponta Delgada, São Miguel, Açores.
Engenheiro civil, a solicitar um segundo emprego para criar oito filhos.