Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

31 records were found.

Contém a carta de Fernando M. Portela Gomes, médico assistente da Faculdade de Medicina, Lisboa para o Dr. Salazar. Diz o autor que o seu pai tem uma Quinta na Portela de Sacavém cuja Câmara Municipal de Lisboa pretende adquirir para o projeto do Aeroporto. Ora, naquela quinta criam-se suínos, a alimentação deles consiste em sobejos das comidas dos Hospitais, cabeças de carneiros, ossos e miudezas de cavalos (abatidos clandestinamente) e outros sobejos de matança no Matadouro Municipal. O autor solicita ao Dr. Salazar a libertação do seu pai acusado de traficar carne de cavalo, encontrando-se preso na Esquadra do Caminho de Ferro.
Notário, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja.
Contém a carta de Carlos Maia Gomes, português residente no Brasil há 23 anos para o Dr. Salazar. Reúne cartas de Carlos Miguel Gomes relativas à trasladação de D. Miguel, bem como sobre a política da Grécia.
Contém a carta de Maria Margarida Costa Luís Gomes, mulher do Professor Rui Luís Gomes, preso, dirigida ao Dr. Salazar, a solicitar a sua interferência.
Contém a carta de Maria Manuela Pacheco Luís Gomes, filha de António Luís Gomes, para o Dr. Salazar. Diz a autora que o pai precisa urgentemente de ganhar mais, devido aos encargos que tem com a família numerosa. Além dos dois empregos precisa de outro. Como o Ministro das Finanças dissera ao seu pai que um terceiro emprego era incompatível com os dois que acumulava - Fundação da Casa de Bragança e Fazenda Pública -, apela ao Dr. Salazar. Assinam a carta: Maria Madalena, Maria da Conceição e a autora.
Residente no Jardim Boa Esperança, Brasil.
Cartão postal com a imagem noturna do Padrão dos Descobrimentos em Lisboa e a Ponte sobre o Tejo.
Contém cartas do médico António Perry de Sousa Gomes, da "Defesa da Família", Organização Nacional do Ministério do Interior, e do "Diário da Manhã, Jornal de grande informação", Lisboa, para o Dr. Salazar. Contempla o Relatório da Organização Nacional Defesa da Família - "O Papel dos Visitadores nos Serviços Sociais", Lisboa. 1941 (imp.). Os relatórios das visitadoras proporcionam aos indivíduos ou famílias melhores condições de existência. Visitando o terreno presenciam situações de miséria e doença de adultos e crianças permitindo auxiliar várias pessoas. Reúne testemunhos de vidas de pobreza e abandono. Integra um recorte de jornal com o artigo intitulado: "Crise de Trabalho / A situação dos trabalhadores rurais de Benavente", entre outros.
Médico veterinário, Chefe da Repartição de Mercados e Fiscalização Sanitária da Câmara Municipal de Lisboa.
Ordem dos Economistas de São Paulo, Brasil.
Seminário de Coimbra, relativa à vaga do Diretor do Museu Machado de Castro de Coimbra, requisitos e "desmandos dos ministros".
Proprietário da Livraria Gonçalves, Coimbra.
Contém a carta de Leovegildo dos Santos Gomes, subtenente em serviço no Hospital da Marinha para o Dr. Salazar a mencionar o falecimento do enfermeiro Acácio Alves. Por conseguinte, solicita o lugar vago. Integra a carta a agradecer a nomeação.
Contém a carta do Dr. Romano de Santa Clara Gomes, Funchal para o Dr. Salazar, a solicitar a vaga no Conselho Fiscal do Banco Nacional Ultramarino para o filho mais velho, eng. José Aires de Santa Clara Gomes, entre outros.
Contém cartas do tenente Manuel António Pereira Gomes, da Organização Provincial de Voluntários de Moçambique.
Contém a carta de Ana Rosa Teixeira Gomes Calapez e de Maria Manuela Teixeira Gomes Pearce de Azevedo (filhas do falecido Presidente Teixeira Gomes) para o Dr. Salazar, a manifestarem a vontade da trasladação dos restos mortais do seu pai do cemitério de Bougie, Argélia, para Portimão.
Colégio das Órfãs, Coimbra.
Contém a carta de Rui Gomes para o Dr. Salazar, a solicitar que os seus pais e irmã, provenientes de Moçambique, possam ser recebidos. O autor nascido na Beira, Moçambique, e residente em Paris, encontra-se a rodar o filme "Crime da Aldeia Velha", em Lisboa.
Contém cartas de José Ferreira Gomes, Licenciado em Direito, Administrador Delegado da Companhia Açucareira do Cuanza, Angola, para o Dr. Salazar. Integra uma carta fotocopiada do autor dirigida ao Diretor da PIDE, referindo que o Dr. Teixeira Pais não merece confiança política. Das relações que tem com o Dr. Armando dos Santos Nogueira que "diz mal do Presidente do Conselho incapaz de conduzir os destinos da Nação", entre outros. Denuncia outros indivíduos.
Protonotário Apostólico, Prelado Doméstico de Sua Santidade e Ouvidor Eclesiástico, Ponta Delgada, São Miguel, Açores.
Engenheiro civil, a solicitar um segundo emprego para criar oito filhos.