Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

27 records were found.

Juiz de Direito aposentado, tendo proferido o discurso "Contemplação oportuna do caso Olivença" na Casa do Alentejo.
Contém a carta de Maria Margarida Campos Durão Ferreira dirigida ao Dr. Salazar, a oferecer a fotografia da sua 1.ª Comunhão, bem como a solicitar ser recebida por Salazar - ambos celebram o aniversário no dia 28 de abril. Inclui o convite de casamento de Maria Margarida Campos Durão com o Engenheiro Luís Mendes de Almeida, entre outros.
A remeter a "Nacionalidade dos 48 peregrinos a Fátima residentes no Senegal".
Contém a carta do Médico Pedro Francisco Alves Crespo da Silva Ferreira, residente em Lisboa, dirigida ao Dr. Salazar, relativa à expropriação dos seus bens imóveis pela Câmara Municipal de Lisboa.
Religiosa Missionária de Santa Doroteia, Colégio Paula Frassinetti, em Sá da Bandeira, Angola.
Contém fotografias da homenagem feita aos Condes de Vilalva, na Cartuxa, em Évora, entre outros.
Colégio dos Órfãos, em Coimbra.
Coronel Vicente Ferreira, Diretor da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, Estação de Santa Apolónia, Lisboa.
Trata-se da argumentação "Democrata" de Roberto Lobo Ferro - jovem -, sobre a política (regime) de Salazar, referindo o General Humberto Delgado, bem como outras personalidades internacionais. O autor dá conselhos a Salazar, aponta atitudes incorretas por parte do Clero, o descontentamento dos jovens. Na sua carta afirma que são os adversários que nos dizem a verdade, "os outros... aqueles que se dizem nossos amigos, esses, só procuram tirar o proveito máximo da fictícia amizade...".
Professor de Filosofia, na Universidade Livre do Congo, na República Democrática do Congo. Inclui uma informação sobre o Professor.
Contém a carta de António da Silva Ferro, internado no Hospital Militar de Ribandar, Goa, Índia Portuguesa, dirigida ao Dr. Salazar. Informa que foi "ex-agente de 2.ª classe da PIDE e que muitas noites perdi em guarda de Vossa Excelência, com toda a vontade e patriotismo". O autor atualmente é 1.º sargento do Exército, promovido por distinção. Denuncia o Capitão Fernando José Gonçalves Cerqueira, natural do Barreiro - simpatizante do General Humberto Delgado - que ao ter conhecimento de que o autor foi agente da PIDE, moveu-lhe uma interminável perseguição, por isso solicita ao Dr. Salazar para continuar em Goa mas em outro posto.
Diretor do Secretariado da Propaganda Nacional.
Contém a carta de Francisco José Neves Ferro, de 17 anos de idade, natural de Alcobaça, a frequentar o 7.º ano no Instituto Nun'Alvres, nas Caldas da Saúde, dirigido ao Dr. Salazar. O autor mostra a sua indignação acerca do "ponto de exame de sétimo ano de matemática". Os alunos reclamam e o Ministério da Educação cala-se. Francisco José Neves Ferro pretende, futuramente, ir para Lisboa cursar engenharia química.
Contém a carta de Manuel Tortora Ferrer, de Alhama de Almeria, Espanha, dirigida ao Dr. Salazar, a apresentar-se a "Tan ilustre hombre publico" como monárquico. Refere que teve conhecimento da Reforma Constitucional a fim de eleger o Presidente da República de Portugal. Todavia, à semelhança de Espanha, seria conveniente eleger "Rey, sacando del ostracismo a S. A. R. D. Duarte Nuno que tan legitimamente le pertence (...)".