Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

41 records were found.

O Diretor da Escola Comercial Veiga Beirão, de Lisboa, oferece a toalha bordada e guardanapos remetidos pela Escola Industrial e Comercial de Ponta Delgada.
Antigo Professor e Reitor do Liceu Alexandre Herculano, do Porto.
Chefe de Serviço de Puericultura no Instituto Maternal.
Pintor, e Conservador do Museu Nacional de Arte Contemporânea.
Diretor do Instituto de Investigação Agronómica de Moçambique.
Professor da Universidade do Recife, Diretor do Arquivo Público de Pernambuco, Brasil.
Contém a carta do Padre Alfredo Esteves, do Colégio Universitário Pio XII, Lisboa, dirigida ao Dr. Salazar, a solicitar apoio financeiro para a viagem e estadia em França para o grupo de 11 pessoas -10 estudantes - que pretendem formar os emigrantes portugueses, no que respeita a puericultura, higiene, língua e história pátria, entre outros, em horário pós laboral.
Inclui uma carta enviada por Cecília Maria Supico Pinto ("Cilinha"), hospedadda no Hotel Continental em Luanda, com informações relativas às pessoas em geral.
Contém um texto para publicação em vários Diários e rádios da América, Portugal e Espanha intitulado: "A Ensanguentar un Gran Pais", do autor Embaixador Dr. José Sansón-Terán. O texto alude ao General Humberto Delgado "que viajará para a África a buscar armas e dinheiro de obscura procedência para ensanguentar Portugal", de acordo com informações do Brasil, entre outros.
Funcionário da Capitania da cidade do Porto, a oferecer livros da sua autoria, ao Dr. Salazar.
Contém a carta de Olímpia de Sena Esteves, residente no Porto, dirigida ao Dr. Salazar, a referir que D. António, Bispo do Porto, atualmente em Espanha, impedido de entrar em Portugal tem a mãe doente. Aponta o exemplo de Salazar quando tinha a sua mãe doente, indo visitá-la. Diz a autora: "Senhor Presidente, é uma mãe que anda bem longe da política (...) para dar à mãe velhinha do Senhor D. António, no próximo Natal, a alegria de ver o filho, o seu menino!". Respondida a 2 de janeiro de 1960.
"The Washington Post", Inglaterra.
"Président de l'Association des Ecrivains de la Mer et de l'Outre-Mer, Vice-Président de l'Academie des Sciences d'Outre-Mer, Ancien Président de la Ste. des Gens de Lettres de France".
Contém a carta de Túlio Espanca, de Évora, dirigida ao Dr. Salazar, a agradecer ter-lhe sido concedida a bolsa do Instituto de Alta Cultura, permitindo-lhe ampliar os conhecimentos de História de Arte, nomeadamente a "bela Pátria de Dante e de Miguel Ângelo, sem dúvida a mais eloquente nação da Arquitetura (...)".
Palácio do Governo de Macau.
Diretor da Biblioteca Nacional.
Contém a carta dos familiares de Amélia Maria Estêvão, presa há dois anos em Caxias, casada com Joaquim Augusto dos Santos, também preso em Peniche. Têm uma filha de 6 anos de idade. Os autores solicitam ao Dr. Salazar para que seja concedida a liberdade condicional à reclusa. Inclui uma informação de Fernando E. da Silva Pais, PIDE, a informar que a pena ainda está no começo, de modo que não vai ser libertada. Integra o "Registo Biográfico da Reclusa Amélia Maria Estêvão" que foi presa por ser militante do Partido Comunista Português, tal como o seu marido.
Contém a carta de Mimi Sequerra da Comissão Portuguesa de Assistência aos Judeus Refugiados, Lisboa, noiva do Dr. Augusto d'Esaguy (Presidente da referida Comissão), dirigida ao Dr. Salazar. A autora solicita com urgência apoio no sentido de Portugal acolher refugiados judeus a bordo do "Saint Louis", entre outros.
Inclui uma lista de Obras de José de Esaguy, entre outros.