Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

27 records were found.

Contém a carta de Júlia Cunha a solicitar à D. Maria que o anexo relativo "ao clima hostil que rodeia a sua filha no SNI por parte de dois novos chefes - Diretor de Serviços e Chefe de Secção - seja entregue ao Dr. Salazar. Trabalha há desasseis anos e 2 meses no SNI, na secção responsável pelas edições dos Discursos. A propósito de traduções feitas, erradamente, por tradutores sem o conhecimento do autor Dr. Jean Haupt (francês), e também de Henry Tosti Russell (inglês), que a mesma reportou aos superiores, sem que tenham tidos em conta os erros apontados. De modo, que solicita ao Senhor Presidente "não seria possível afastar-me temporariamente deste meio, requisitando-me para qualquer parte (...) nunca contra os ditames da minha consciência; e não tenho resistência física para sofrer tantos embates".
Contém a carta de Sebastian de Cunha, residente no Qatar, a oferecer ao Dr. Salazar uma medalha de ouro e esmalte, executada por um ourives de Margão (Goa), com as armas portuguesas, e no verso a efígie de São Francisco Xavier.
Contém cartões de visita de D. José da Cunha, e mulher D. Margarida Velasco da Cunha (Olhão).
Contém a carta de José Faria Cunha, Vila Nova de Famalicão, dirigida ao Dr. Salazar, a solicitar o auxílio para os agricultores do Norte, com numerosa família, sendo que a lavoura atravessa uma grande crise. Os agricultores endividados, com os bens hipotecados não podem dar trabalho aos mais pobres. Muitos vivem famintos, outros morrem por falta de alimento. O autor sugere ao Dr. Salazar que é na população mais pobre que as ideias bolchevistas ganham força, por isso envia um recorte de um artigo de jornal "Colonização da Líbia", por Norton de Matos.
Companhia do Pipeline Beira-Rodésia, Moçambique.
Contém cartas do Dr. Paulo Cunha, Ministro dos Negócios Estrangeiros, dirigidas ao Dr. Salazar. Integra uma informação dada pela Alemanha conforme pedido de Salazar "por motivo do presente que lhe foi dado". Trata-se da biografia de Francisco António Bustelli, mestre modelador, que trabalhou na Fábrica de Porcelana em Nymphenburg - fundada em 1747. Inclui a cópia da carta do Eng. José Frederico Ulrich, remetida de Chicago, sobre o estabelecimento do "Quartel General" de energia nuclear, entre outros.
Engenheiro, Administrador da Companhia das Águas de Lisboa.
Contém cartas de José Alves da Cunha, ator, filho de um médico, dirigida ao Dr. Salazar a solicitar encarecidamente auxílio para a sua situação "aflitiva".
Contém a carta do Capitão José Ricardo de Barros Amado da Cunha, de 65 anos de idade, dirigida ao Dr. Salazar, a fim de interceder pela criança Jacinto José Ferreira, nascido a 5 de dezembro de 1942. José da Cunha conta a sua vida, foi educado pelo seu tio-avô, padre, e ele próprio também recebeu e educou em sua casa uma menina de dois meses, a quem custeou o curso de enfermeira. Atualmente, com 27 anos de idade, está casada, e tem dois filhos. Quando estagiou no Hospital Infantil de São Roque, junto com uma colega "filha de pais ricos" conheceu o menino - filho de pai incógnito e órfão de mãe. Essa colega levou o menino para passar férias no Algarve em 1944. No regresso, pediu ao Capitão que o acolhesse em sua casa, em Faro. Entretanto, um "senhor rico" ficou interessado no menino pedindo-lhe que lho desse". Assim fez, mas no mês seguinte o menino foi-lhe devolvido, pelo mesmo dizendo: "Aqui está o Jacinto. Já não me interessa. Pode mandá-lo para Lisboa". Quando o capitão Cunha e a mulher o acolheram de novo tinha 23 meses de idade. Contudo, aperceberam-se de que tinha sido vítima de maus tratos na casa onde habitara com o casal rico. Em 1945, o autor e família foram residir na Amadora, por "ter sido colocado no Instituto Profissional dos Pupilos do Exército". O menino Jacinto cresceu, e o Capitão Cunha decidiu inscrevê-lo em regime de internato nos Pupilos do Exército, mas ali foi informado de que só os filhos legítimos são admitidos. Face ao exposto, o autor suplica ao Dr. Salazar "Poderei esperar que V. Ex.ª seja o anjo bom que me ajude nesta missão que julgo estar de harmonia com os ensinamentos da nossa Santa Religião?".
Contém a carta de Maria Alzira Monteiro da Cunha, Mestre de Gravura e fototecnia na Escola de Artes Decorativas de Soares dos Reis, Porto, dirigida ao Dr. Salazar, relativa ao provimento do lugar no quadro do ensino profissional.
Contém a carta de Maria Teresa Pereira da Cunha, Presidente da Comissão Central da Peregrinação Mundial de Nossa Senhora de Fátima, dirigida ao Dr. Salazar, a informar acerca da viagem pelo Mundo da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima. Diz a autora: "Em Bogotá, o Governo ofereceu a Nossa Senhora, uma magnífica esmeralda (...) estamos pensando fazer uma grande exposição de todos os objetos oferecidos a Nossa Senhora Peregrina, durante estes 8 anos". Contempla as cartas do Presidente Ismail Umar, da Associação Mahometana (Seita Sunni) em Moçambique, a associar-se à homenagem a Nossa Senhora de Fátima oferecendo-lhe um colar, bem como do Presidente Gulamhussen R. Bangy, da Comunidade Ismailita. Reúne recortes de jornal, entre outros.
Contém a carta de Maria Paula de Pitta e e Cunha, em "Nossa Senhora da Luz", São Pedro do Estoril, dirigida ao Dr. Salazar, a agradecer as flores (orquídeas) que tem recebido. Integra uma fotografia de Nossa Senhora de Fátima, no andor, e fiéis a Acompanhá-la.
Contém a carta do Dr. Vasco da Cunha, Embaixador, Secretário Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros, dirigida ao Dr. Salazar a referir o texto do ante-projeto do Acordo Cultural com o Brasil. Reúne cartas sobre os seguintes assuntos: Conversa entre Salazar e o General Eisenhower; Acordo Comercial de Guerra com a Grã-Bretanha; Política da Santa Sé; dificuldades nas exportações de Macau para a China; NATO, entre outros.
Contém o telegrama de Teresa de Mello Breyner Pinto da Cunha, a justificar a sua ausência na manifestação de apoio ao Dr. Salazar, devido a problemas de saúde (datado de 27 de agosto).
Contém a carta de Edmundo Curvelo, de 33 anos de idade, alentejano, casado, filho de um trabalhador do campo, e de uma costureira, neto de um pastor e de um hortelão, dirigida ao Dr. Salazar, a solicitar auxílio para a resolução pendente de ser Assistente da faculdade de Letras de Lisboa.
Contém uma fotografia da menina Maria Luísa Afonso Custódio ("Foto Bebé - Silva Costa, Rua dos Anjos") a desejar um Ano Novo cheio de muita saúde ao Dr. Salazar.
Contém a carta de Frédéric Joliot-Curie, Presidente do Conselho da Paz, Paris, dirigida ao Dr. Salazar, a informar sobre os danos provocados pelas repetitivas explosões de armas atómicas e que foi decidido enviar aos governos dos Estados Unidos da América, da União Soviética e à Grã Bretanha, no sentido de elaborarem um acordo de desarmamento.
Contém a carta de Werneck Cunha, Sá Paulo, Brasil, dirigida ao Dr. Salazar a avisá-lo acerca das movimentações da oposição, do Rio de Janeiro: "acusa-se o governo por diversos escândalos que sendo do seu conhecimento, porque são publicados (...) os amores do embaixador Faria, as vendas de bebidas da embaixada a particulares, as vendas de automóveis importados a dolar especial, com fartos lucros, realizados pelos diplomatas (...)".