Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
40 records were found.
Contém a carta do escultor Martins Correia, Professor da Casa Pia de Lisboa, dirigida ao Dr. Salazar, a remeter três fotografias do monumento ao Prof. Doutor Manuel Rodrigues, e ainda a fotografia do pormenor da estátua de Camões.
Contém a carta de Maria Júlia Nunes da Silva de Abreu Lobão Tello e Mascarenhas Correia, residente em Elvas, de 40 anos, casada, mãe de três filhos, dirigida ao Dr. Salazar. Solicita a mesma em nome da amizade que houve entre as avós e mães de ambos, o lugar vago de rececionista no Posto de Turismo do Caia, em Elvas, de modo a poder financiar os estudos dos filhos.
Inclui a carta de Maria Júlia Correia a agradecer ao Dr. Salazar a nomeação para o citado posto.
Contém a carta de Maria Isabel Tavares Valério Ribeiro Correia, dirigida ao Dr. Salazar, a solicitar um emprego a favor do seu irmão Joaquim Tavares Valério, formado em Direito pela Universidade de Coimbra, em consonância com as suas qualidades.
Deputado da Nação pelo Círculo de Faro.
Contém a carta de Marcelino Nunes Correia, residente em Lisboa, dirigida ao Dr. Salazar a propor obras de melhoramento no porto de Lisboa.
Integra outra carta sobre o assunto da Sociedade de Açúcares, a perseguição à mesma, há cerca de dois anos, devido a "inveja e maldade dos seus inimigos (e quem é que os não tem)".
Coronel, professor catedrático do Colégio Militar, membro da Academia Carioca de Letras, antigo Secretário Geral de Educação do Distrito Federal e ex-Deputado Federal, Brasil.
Relativamente à censura da sua peça "Baton".
Contém a carta de Marina Gabriela A. Corte-Real, dirigida ao Dr. Salazar acerca da "rainha do palco" Palmira Bastos, a completar 90 anos de idade em maio, e 75 anos de carreira. Solicita ao Dr. Salazar que a homenagem a realizar na Casa de Almeida Garret (pertença do Estado) não traga apenas discursos, palmas e flores, mas também uma concessão pecuniária para a artista Palmira Bastos.
Contém o cartão postal com a imagem de "Roma-Via dell'Impero" de Benjamim e José Corte-Real, netos de D. Aleixo, a agradecerem ao Dr. Salazar terem feito parte da embaixada a Roma.
Professor da Universidade de Liège.
Contém a carta de Paulo Cunha Correia a denunciar o Ministro da Economia que aceitou a demissão de "um indivíduo" - de há longo tempo deveria ter sido preso - para logo o nomear para outro cargo oficial. Prossegue, o Dr. Pedro Guimarães "traidor", realiza reuniões revolucionárias na sua casa ou nos almoços no "Comodoro". Reúnem-se "os conhecidos traidores, Botelho Moniz e Craveiro Lopes 'indivíduo oportunista e ambicioso'. Paulo Cunha Correia aponta ainda o "célebre e imoral Afonso Marchueta". Quase a concluir a carta diz: "Vossa Excelência, Senhor Presidente, prestará à Nação mais um incalculável serviço se mandar varrer da cena política toda esta bandalheira".
Presidente da Câmara Municipal do Porto.
Almirante Luís de Magalhães Correia, Ministro da Marinha.
Comandante Piloto Aviador.
Contém a carta do Padre João Alves Correia, freguesia de Freixedas, dirigida ao Dr. Salazar, a agradecer-lhe o donativo de 2.000$00 para Albano Lopes, residente nos Prados. Tem cinco filhos e é doente tal como a sua mulher, como são muito pobres, o Padre Correia "vai mandar fazer uma divisão no palheiro térreo, onde habita, para dividir as camas dos pais, dos filhos e das filhas. Vou comprar-lhe cobertores para as camas, roupas para se vestirem, alimentos e guardar alguma importância para tratamentos".
Presidente da Câmara Municipal de Santarém.
Contém "Duas palestras sobre 'A Invasão do Estado da Índia' pela União Indiana, feitas em 26 e 29 de agosto de 1962, a bordo do «Índia» durante a viagem dos 'refugiados de Goa' para Lisboa", do médico goês Francisco Correia.
Reitor da Universidade de Coimbra e Professor Catedrático da Faculdade de Medicina (Jubilado).
Inclui uma fotografia de uma Igreja na Guiné, numa placa pode ler-se: "Deus, Pátria / Carmona - Salazar / Rezar ao primeiro pela conservação dos três", entre outros.
Contém a carta de Manuel Nunes Correia, membro do Comité Olímpico Português, Delegado de Portugal nos Jogos Equestres de Estocolmo, realizados em junho, dirigida ao Dr. Salazar. Foi recebido pelo Rei Gustavo V da Suécia, no Palácio Real de Drotningholm. Participaram 30 nações e "todos os distintos oficiais do nosso Exército, que pelo seu aprumo militar e competência conseguiram mostrar o elevado grau de preparação da nossa cavalaria".
Integra a carta de Manuel Nunes Correia a agradecer ao Dr. Salazar, ter autorizado que o seu nome possa figurar como Diretor do jornal "Diário Ilustrado".
Contém a carta de Alice Maria Raposo de Brito Apolónia da Costa Cortes, residente em Montreal, Canadá, dirigida ao Dr. Salazar, a solicitar uma colocação na Brigada Técnica, em Beja, cujo diretor é o engenheiro Sampaio, para a sua prima Amélia Rebolo de Brito Apolónia, natural e residente em Cabeça Gorda, concelho e distrito de Beja.
Inclui uma carta de Alice Costa Cortes a sugerir a criação nos estabelecimentos de ensino de uma Direção "encarregada de manter correspondência amistosa com os soldados e oficiais que se encontram em Angola. Muitos não têm alguém que lhes digam palavras consoladoras".
Em carta datada de Moscavide, 8 de agosto de 1968, Alice Maria Raposo da Costa Cortes agradece ao Dr. Salazar a oferta das suas fotografias à sua filhinha. Estando de partida para a praia, a autora "pede licença para a sua filha Maria Alice Nobre Cortes vá abraçar e beijar V.ª Ex.ª.".