Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

40 records were found.

Contém a carta do escultor Martins Correia, Professor da Casa Pia de Lisboa, dirigida ao Dr. Salazar, a remeter três fotografias do monumento ao Prof. Doutor Manuel Rodrigues, e ainda a fotografia do pormenor da estátua de Camões.
Contém a carta de Maria Júlia Nunes da Silva de Abreu Lobão Tello e Mascarenhas Correia, residente em Elvas, de 40 anos, casada, mãe de três filhos, dirigida ao Dr. Salazar. Solicita a mesma em nome da amizade que houve entre as avós e mães de ambos, o lugar vago de rececionista no Posto de Turismo do Caia, em Elvas, de modo a poder financiar os estudos dos filhos. Inclui a carta de Maria Júlia Correia a agradecer ao Dr. Salazar a nomeação para o citado posto.
Contém a carta de Maria Isabel Tavares Valério Ribeiro Correia, dirigida ao Dr. Salazar, a solicitar um emprego a favor do seu irmão Joaquim Tavares Valério, formado em Direito pela Universidade de Coimbra, em consonância com as suas qualidades.
Deputado da Nação pelo Círculo de Faro.
Contém a carta de Marcelino Nunes Correia, residente em Lisboa, dirigida ao Dr. Salazar a propor obras de melhoramento no porto de Lisboa. Integra outra carta sobre o assunto da Sociedade de Açúcares, a perseguição à mesma, há cerca de dois anos, devido a "inveja e maldade dos seus inimigos (e quem é que os não tem)".
Coronel, professor catedrático do Colégio Militar, membro da Academia Carioca de Letras, antigo Secretário Geral de Educação do Distrito Federal e ex-Deputado Federal, Brasil.
Relativamente à censura da sua peça "Baton".
Contém a carta de Marina Gabriela A. Corte-Real, dirigida ao Dr. Salazar acerca da "rainha do palco" Palmira Bastos, a completar 90 anos de idade em maio, e 75 anos de carreira. Solicita ao Dr. Salazar que a homenagem a realizar na Casa de Almeida Garret (pertença do Estado) não traga apenas discursos, palmas e flores, mas também uma concessão pecuniária para a artista Palmira Bastos.
Contém o cartão postal com a imagem de "Roma-Via dell'Impero" de Benjamim e José Corte-Real, netos de D. Aleixo, a agradecerem ao Dr. Salazar terem feito parte da embaixada a Roma.
Professor da Universidade de Liège.
Contém a carta de Paulo Cunha Correia a denunciar o Ministro da Economia que aceitou a demissão de "um indivíduo" - de há longo tempo deveria ter sido preso - para logo o nomear para outro cargo oficial. Prossegue, o Dr. Pedro Guimarães "traidor", realiza reuniões revolucionárias na sua casa ou nos almoços no "Comodoro". Reúnem-se "os conhecidos traidores, Botelho Moniz e Craveiro Lopes 'indivíduo oportunista e ambicioso'. Paulo Cunha Correia aponta ainda o "célebre e imoral Afonso Marchueta". Quase a concluir a carta diz: "Vossa Excelência, Senhor Presidente, prestará à Nação mais um incalculável serviço se mandar varrer da cena política toda esta bandalheira".
Presidente da Câmara Municipal do Porto.
Almirante Luís de Magalhães Correia, Ministro da Marinha.
Contém a carta do Padre João Alves Correia, freguesia de Freixedas, dirigida ao Dr. Salazar, a agradecer-lhe o donativo de 2.000$00 para Albano Lopes, residente nos Prados. Tem cinco filhos e é doente tal como a sua mulher, como são muito pobres, o Padre Correia "vai mandar fazer uma divisão no palheiro térreo, onde habita, para dividir as camas dos pais, dos filhos e das filhas. Vou comprar-lhe cobertores para as camas, roupas para se vestirem, alimentos e guardar alguma importância para tratamentos".
Presidente da Câmara Municipal de Santarém.
Contém "Duas palestras sobre 'A Invasão do Estado da Índia' pela União Indiana, feitas em 26 e 29 de agosto de 1962, a bordo do «Índia» durante a viagem dos 'refugiados de Goa' para Lisboa", do médico goês Francisco Correia.
Reitor da Universidade de Coimbra e Professor Catedrático da Faculdade de Medicina (Jubilado). Inclui uma fotografia de uma Igreja na Guiné, numa placa pode ler-se: "Deus, Pátria / Carmona - Salazar / Rezar ao primeiro pela conservação dos três", entre outros.
Contém a carta de Manuel Nunes Correia, membro do Comité Olímpico Português, Delegado de Portugal nos Jogos Equestres de Estocolmo, realizados em junho, dirigida ao Dr. Salazar. Foi recebido pelo Rei Gustavo V da Suécia, no Palácio Real de Drotningholm. Participaram 30 nações e "todos os distintos oficiais do nosso Exército, que pelo seu aprumo militar e competência conseguiram mostrar o elevado grau de preparação da nossa cavalaria". Integra a carta de Manuel Nunes Correia a agradecer ao Dr. Salazar, ter autorizado que o seu nome possa figurar como Diretor do jornal "Diário Ilustrado".
Contém a carta de Alice Maria Raposo de Brito Apolónia da Costa Cortes, residente em Montreal, Canadá, dirigida ao Dr. Salazar, a solicitar uma colocação na Brigada Técnica, em Beja, cujo diretor é o engenheiro Sampaio, para a sua prima Amélia Rebolo de Brito Apolónia, natural e residente em Cabeça Gorda, concelho e distrito de Beja. Inclui uma carta de Alice Costa Cortes a sugerir a criação nos estabelecimentos de ensino de uma Direção "encarregada de manter correspondência amistosa com os soldados e oficiais que se encontram em Angola. Muitos não têm alguém que lhes digam palavras consoladoras". Em carta datada de Moscavide, 8 de agosto de 1968, Alice Maria Raposo da Costa Cortes agradece ao Dr. Salazar a oferta das suas fotografias à sua filhinha. Estando de partida para a praia, a autora "pede licença para a sua filha Maria Alice Nobre Cortes vá abraçar e beijar V.ª Ex.ª.".