Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

49 records were found.

Irmãs, residentes no Rio de Janeiro, Brasil.
Contém a carta de Cecília Queirós Pereira de Bacelar Carvalhos (filha de Carlos Pereira, antigo Diretor da Companhia das Águas), dirigida ao Dr. Salazar. A autora informa que há três anos, desde que enviuvou, a sua vida tomou um rumo diferente, dedicando-se à Obra do Centro Social da Musgueira, ao serviço dos pobres. O bairro "pequenino foi descoberto pelo Padre Rocha e Melo, da Companhia de Jesus, e Professor ali perto, no Colégio de São João de Brito". Em virtude de carecerem de meios para acudirem a milhares de pessoas, devido à "Ponte sobre o Tejo", embora tivessem recebido apoio monetário de: particulares, da Santa Casa da Misericórdia, do Presidente da Câmara, géneros da Cáritas e da Fundação Gulbenkian, não é suficiente, por isso solicita auxílio ao Dr. Salazar.
Comerciante na Província de Angola.
Contém a carta do antigo oficial da Marinha e Secretário particular do Rei D. Manuel de Bragança, de 64 anos, a solicitar um lugar de comissário do Governo em qualquer Companhia.
Contém cartas do médico Lopo de Carvalho, Professor de Doenças Pulmonares da Faculdade de Medicina de Lisboa, e Presidente da União Internacional contra a Tuberculose.
Major Herculano de Carvalho, Deputado por Timor à Assembleia Nacional.
Professor Hilário Veiga de Carvalho, Diretor do Instituto Oscar Freire, Departamento de Medicina Legal da Faculdade de Medicina, da Universidade de São Paulo, Brasil.
Relativa ao montante deixado pelo cônsul Dr. Ponces de Carvalho, tendo sido uma parte entregue ao Estado e a outra aos herdeiros e à viúva, exceto: 1) O quinhão pertencente a uma filha menor do casal, que o poderá receber se for emancipada. 2) Livros, loiças e vidros, que ainda se encontram em Salisburia e não foram incluídos na relação dos bens objetos de inventário judicial.
Contém a carta de Judite da Fonseca Carvalho, dirigida ao Dr. Salazar, a expor os factos da agressão de que foi vítima por parte de familiares da sua nora, na praia de Miramar. A nora, segundo a autora, "abandonou o seu filho, levando as crianças, uma de 14 meses e outra de menos de um mês de idade". Quando o filho e a mesma resolveram visitar e estar com as crianças na praia, a nora sabendo gritou, e pediu ajuda ao pai e irmãos, gerando-se uma desordem no local. Foi chamada a GNR, tendo a Polícia Judiciária tomado conhecimento do ocorrido. A sentença foi desfavorável ao pai das crianças.
Contém a carta do Comendador Milton Xavier de Carvalho, Diretor Regional dos Correios e Telégrafos, e Presidente da Academia Sul Mineira de Letras, Campanha, Sul de Minas, Brasil, dirigida ao Dr. Salazar. Inclui duas fotografias: a 1.ª diz no verso "Uma recordação da família Milton Xavier de Carvalho, reunida em 28 de dezembro de 64, com a presença do Arcebispo de Belo Horizonte (capital do Estado de Minas Gerais) D. João de Resende Costa"; a 2.ª diz no verso "Com minha admiração e amizade, oferece esta foto de sua numerosa prole (Graças a Deus)". Esta foto inclui o comendador e esposa, e os seus 15 filhos - nove raparigas, e seis rapazes.
Contém a carta de Palmira Pereira de Carvalho, Regente do Posto Escolar de Teixugueiras, dirigida ao Dr. Salazar, a referir que o motivo da carta "é fartura de dinheiro". Informa que foi criado um curso feminino de Educação de adultos, mas não teve o número de alunas exigido por lei. Assim, devolve o dinheiro (algum em selos). Integra a cópia da resposta do Dr. Salazar através do seu sectretário, a agradecer a quantia recebida que será enviada às cantinas sociais, entre outros.
Major de Cavalaria, Comandante Interino do Batalhão de Cavalaria de Angola.
Governador Civil do Distrito de Vila Real.
Contém a carta de Mariana Vitória de Carvalho, residente em Lisboa, dirigida ao Dr. Salazar, a agradecer-lhe ter respondido à sua carta. A autora refere que não conseguiu que lhe fosse concedida uma casa no Bairro de Belém, porque não falou com o Dr. Salazar. Presentemente, pretende requerer uma casa no Bairro da Encarnação, dado que o único obstáculo que havia - de ser chefe de família sendo solteira -, foi solucionado pelo Dr. Salazar. Inclui uma pagela do Carmelo de S. José da Fátima, Leiria (imp.), da "Virtude e Eficácia do «Agnus Dei» (Cordeiro de Deus), oferecida por Mariana Vitória de Carvalho. Trata-se de uma imagem benzida pelo Papa cujos fiéis podem obter graças e benefícios: "(...) Que o sinal da cruz impresso nestas medalhas afaste deles os maus espíritos, o granizo, os trovões, os ventos e as tempestades (...)".
Relativa a um processo disciplinar do seu sogro Carlos Alberto Viana de Carvalho, funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Contém a carta de Salu Carvalho, Rio de Janeiro, Brasil, dirigida ao Dr. Salazar, a referir que após ter assistido à inauguração da Estátua do Cristo-Rei em Almada, Portugal - monumento erigido pelo povo português por ter sido protegido da II Guerra Mundial, lembrou-se de enviar um poema "Pátria Nova". Deseja "que os braços de Cristo abertos sobre Guanabara e agora em Almada, na foz do Tejo, sirvam para melhor entendimento das duas pátrias".
Contém cartas e telegramas do Capitão José Agapito da Silva Carvalho, Governador Geral da Província de Angola, dirigida ao Dr. Salazar. Contempla a cópia de uma carta enviada pelo Governador ao Ministro da Defesa Nacional, Tenente Coronel Santos Costa, a referir vários assuntos, relativamente a Jaime Minotto diz "eu não sou tão anginho - desculpe-me o termo - nestas questões como o nosso Presidente do Conselho parece supor (...)". Menciona a promulgação do Decreto da mais valia. Por conseguinte, informa, que no ano anterior iniciou as obras do Biopio, sendo que "o Ministério constituiu uma brigada para fiscalizar chefiada por um sobrinho do Dr. Marcelo Caetano, um filho de Sanches da Gama, agente técnico, um filho do Dr. Bossa e outros no total de nove, com chorudos ordenados e regalias que destoavam de tudo que antes se tinha feito com outras obras", entre outros.
Contém cartas do Padre António de Sousa Carvalho, Capelão do Hospital de Fafe, para o Dr. Salazar e ainda para o Dr. Alfredo Pimenta. Relativas ao número especial do "Conquistador", referentes a Guimarães e com a colaboração do Dr. Salazar.
Emigrante português, transmontano, da Casa "Cafés Mario - Torréfaction - Cafés en Gros - De Carvalho, avenue de la Gare, Chauvigny, Vienne", França.
Relativa à invasão de Goa.
Contém a carta de José Carvalho, residente no Porto, a enviar ao Dr. Salazar recortes de jornal acerca do convite dos portugueses de São Paulo ao General Delgado para visitar o Brasil.
General José Maria Rebelo Valente de Carvalho, Governador Militar de Lisboa.
Engenheiro silvicultor e Diretor da Estação de Experimentação Florestal.