Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

30 records were found.

Tenente General, de Madrid.
Instituto Português de Oncologia, Palhavã, Lisboa.
Trata-se da carta da senhora Carrie Bassirian, residente em Santa Bárbara, Califórnia, América, dirigida ao Governo de Portugal, a pôr em dúvida o testamento feito por Calouste Gulbenkian "cujo espírito enfermo e idade muito avançada se manifestam largamente no seu caso anormal e nos seus tremendos erros". A autora refere que o mesmo é arménio, e que não deixa de ser "bastante curioso que ele tenha entregue o seu testamento e esta avultada fortuna ao seu advogado particular na ausência dos parentes mais próximos, para já não falar nos próprios filhos". Apesar do seu reconhecimento pela proteção recebida de Portugal, seria "mais interessante" que o testamento fosse entregue à sua Nação.
Contém a fotografia de Bernard M. Baruch com o seu cão.
Colégio Universitário Pio XII, Lisboa; União das Comunidades de Cultura Portuguesa (Sociedade de Geografia de Lisboa), entre outros.
Contém a carta de uma autora não identificada, dirigida ao Dr. Salazar, a solicitar auxílio material destinado à atriz Palmira Bastos de 89 anos de idade (e 75 de carreira sem interrupção). Em virtude da mesma se encontrar doente com broncopneumonia, e de que há uma artista estrangeira para a substituir. Facto que a autora considera injusto para com a artista portuguesa, por esse motivo apela ao Presidente do Conselho (datada de Lisboa, 27 de julho de 1964). Inclui cartas da atriz de teatro Palmira Bastos.
Sacerdote, Vila Nova da Rainha, Tondela.
Maria Elisa Junqueira Vilela Bártolo, brasileira, nascida em São Paulo, mulher do eng. Alberto Coelho Bártolo (filho do juiz Conselheiro Arnaldo Augusto Bártolo).
Contém a carta do padre C. Barthas "de l'Immaculée-Conception (Toulouse)", e diretor de "Fátima-Edições" para o Dr. Salazar, relativa a publicações de obras, a fim de se conhecer o grande "mistério" das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal.
Da Equipa de Notre-Dame de la Belle Verrière.
Contém a carta de Acácio Gomes Barroso, residente na Póvoa de Varzim, dirigida ao secretário particular do Ministério do Interior para informar o Ministro, de que deve "desviar o secretário da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, para um lugar onde não possa fazer tanto mal".