Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

28 records were found.

Inclui um recorte do jornal "El Universal", de Caracas, Venezuela.
Manuel do Carmo António, soldado, atirador de Infantaria, na Companhia da Formação B.C. 8, em Elvas.
Contém a carta de José de Almeida Araújo, Casal da Torre, Oeiras, da Sociedade J. de Almeida Araújo, Ld.ª, a solicitar ao Dr. Oliveira Salazar, autorização para instalar a indústria de fabricação e montagem de automóveis, em Portugal. Integra a carta da "Casa Panhard" - fundada em 1845 - de fabricação de carros utilitários e económicos.
Contém a carta de António Filomeno Maximiano Antão, natural de Betalbatim, Goa, Estado da Índia, pároco da Igreja das Mercês da Arquidiocese de Goa e Damão, dirigida ao Dr. Salazar, a solicitar auxílio económico, a fim de permanecer mais tempo em Portugal. O autor fez a viagem a Portugal no 50.º das Aparições de Nossa Senhora de Fátima.
Contém a carta de Alfredo Dantas Araújo dirigida ao Dr. Salazar a solicitar a sua assinatura no livro "Vacances avec Salazar" para oferecer à sua mãe, de 80 anos, no dia do seu aniversário.
Contém a carta de José P. Mesquita de Araújo, engenheiro auxiliar, do Porto, a estagiar em várias fábricas na Alemanha, dirigida ao Dr. Salazar, a informá-lo sobre a feira de Outono que teve lugar em Frankfurt, entre 2 e 8 de outubro de 1954. Diz o autor que sentiu tristeza quando visitou a feira, pois os diferentes países representados tinham construído edíficios próprios, o de Portugal "era uma tenda em toldo parecendo uma barraca de saltibancos entre edificações urbanas (...), dentro da nossa tenda, em chão térreo expunham-se num amontoado de mau gosto [...] um cesto com melões que a maior parte do público não conhecia mas se não podiam abrir por estarem completamente verdes, calçado de São João da Madeira, uns artigos de borracha e tubos para irrigadores (!). Salvaram-se as pratas, mas as filigranas tão apreciadas no estrangeiro estavam num armário com as costas voltadas para as portas de entrada". O autor refere também a situação das pessoas que vivem na zona Oriental de Berlim (comunista), sendo que os professores primários são da confiança do partido comunista, conseguindo tirar das crianças inocentes, informações sobre as idéias políticas e crenças religiosas dos pais, daí terem desaparecido muitos pais, sem se saber o seu paradeiro, entre outros.
Contém cartas de Manuel Teles Antunes, doutorado em Madrid e assistente extraordinário de Física, na Faculdade de Ciências de Lisboa, dirigidas ao Dr. Salazar, em virtude do Prof. Amorim Ferreira o querer colocar em Coimbra. Inclui a carta de Deolinda Teles Antunes acusando o Prof. Amorim Ferreira, Diretor do Serviço Meteorológico Nacional, de querer prejudicar o seu marido, no sentido de impedi-lo de ser colocado como professor catedrático na Faculdade de Ciências de Lisboa. Amorim Ferreira pretende que o seu filho, assistente no Instituto Superior Técnico, ascenda a professor. Integra o "Curriculum Vitae" de Manuel Teles Antunes - refere os trabalhos realizados: "Os valores da radiação global em Lisboa, Coimbra e Porto; A relação entre a radiação solar global e a iluminação horizontal; a relação existente entre a iluminação natural ao ar livre e a iluminação no interior de um edifício; algumas considerações àcerca do projeto das janelas (...)", datado de maio de 1949 (imp.).
Walfrido Olderico Antão, português de Goa, de 20 anos, órfão de pais, pretende tirar o curso de Direito em Portugal.
Contém cartas do Juiz - Auditor do 1.º Tribunal Militar de Lisboa, a solicitar um cargo na Caixa Geral de Depósitos ao Dr. Salazar. Inclui a carta do referido Juiz a interceder junto de Salazar, a favor de Teodoro Graña Mosquera, comerciante, de nacionalidade espanhola, a viver há muitos anos em Portugal. O comerciante era proprietário de terrenos no Campo Grande, sendo que a Fazenda Pública lhe propôs a permuta de parte desses terrenos, para a edificação da Cidade Universitária. Foi celebrada escritura pública com o Ministério das Obras Públicas. Todavia, o projeto foi alterado tendo saído uma Portaria que incluía os terrenos permutados, e ainda os terrenos sobrantes do proprietário (suplicante). Após contestação do proprietário o Ministério das Finanças alega que "não é viável a permuta sugerida em virtude de todas as áreas que o Estado dispõe nas principais cidades, estão em primeiro lugar reservadas para o fomento da habitação dos funcionários".
Contém a carta do padre Luís Martins Aparício, da Igreja do Santíssimo Coração de Jesus, Rua de Santa Marta, Lisboa, dirigida ao Dr. Salazar, a remeter objetos que foram entregues por uma senhora libanesa, doutorada em Ciências Económicas e Financeiras pela Universidade de Beirute. Trata-se de um cartão com a imagem do Sagrado Coração de Jesus (colorido e com oração), uma moldura com a fotografia da Santa Teresinha do Menino Jesus, uma pagela, e uma relíquia: "pequeno medalhão de cera branca, feita pelos monges cistercienses da Santa Cruz de Jerusalém com a cera do cílio Pascal da Capela Sistina e de outras Igrejas de Roma". Inclui a carta de Maria Helvadjian, libanesa. Integra a resposta do Dr. Salazar enviada pelo secretário, ao padre Luís Martins Aparício, a agradecer.
Contém cartas de Alfredo de Almada Araújo, Diretor do Instituto de Orientação Profissional - "Maria Luísa Barbosa de Carvalho", Lisboa, dirigidas ao Dr. Salazar, a convidá-lo para assistir às lições do Curso Livre de Psicologia Geral e Aplicada (inclui o programa das lições). Integra o pedido de aumento da remuneração do pessoal técnico do mesmo Instituto.
Juvenal de Araújo, advogado, Deputado da Nação, residente em Lisboa e no Funchal.
Contém a carta de Margarida Maria Montenegro Aragão, de Vila Nova de Tazem, dirigida ao Dr. Salazar, a solicitar novamente, o lugar de adjunto do Provedor da Casa Pia, para o seu marido.
Relativa a diversos assuntos: avaliação da biblioteca de Duarte de Sousa cuja família tem interesse em vender; o resgate do Caminho de Ferro do Aboim, Angola; membros do Conselho de Administração da RARET; anteplano urbanístico de Tróia encomendado a Francisco Keil do Amaral pela Sociedade Soltroia, e desistência; aquisição de lotes de ações Estoril Plage, entre outros.
Contém cartas de Juan Aparício Lopes, política e literariamente mais conhecido por "Juan Aparício". Foi fundador da falange espanhola e das Juntas ofensivas Nacional-Sindicalistas com José António Primo de Rivera, entre outros. Na qualidade de Presidente da Comissão do Ministério da Informação e Turismo nas Cortes Espanholas, Madrid, solicita ao Dr. Salazar, que responda a um "Questionário" relativo ao "juicio universal de los hombres al cabo de setenta años de vida y siendo el mas veterano de los Gobernantes". Reúne cartões de visita de luís de Quadros e de Alberto M. Franco Nogueira. Integra o Memorial de Juan Aparicio Lopes.
Contém cartas de Agesilau de Araújo, português, de Lisboa, radicado em Manaus, Brasil, recomendado pelo embaixador Teotónio Pereira, dirigidas ao Dr. Salazar a solicitar autorização para fotografar o jardim do Palácio de São Bento para incluir na sua coleção de fotografias coloridas de Lisboa. Integra o jornal da Póvoa do Varzim "Ala Arriba", 14-11-1953, com notícias relativas à votação para a eleição dos deputados da Assembléia Nacional durante a próxima legislatura, entre outros.