Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
54 records were found.
Contém a minuta do Dr. Salazar a dar os pêsames a Cândida Sofia Rocha Pimentel de Almeida pelo falecimento do marido, bem como carta da mesma a agradecer.
Eduardo de Pádua Fortunato de Almeida dirige-se ao Dr. Salazar como "um jovem de 20 anos que viajou até Inglaterra para aperfeiçoar o idioma inglês", tendo conhecido uma "adepta admiradora do Dr. Salazar" a escritora Miss Ruth Mitchell que lhe pediu uma fotografia do Presidente do Conselho autografada. Em outra carta, sendo alferes miliciano, em São Tomé, elogia a obra inaugurada a "Ponte sobre o Tejo".
Governador Civil de Ponta Delgada, põe o seu cargo à disposição, na medida em que recebeu um telegrama não cifrado, da parte do Dr. Salazar, a ordenar-lhe para ter "calma". Esse telegrama respondia ao que foi enviado pelo dito governador, no qual reportava o eventual despedimento de 520 operários, e o encerramento de escolas, por falta de verba, entre outros. A propósito dos conselhos recebidos, narra os episódios que provam ser um homem sem medo, quer desde a sua vida militar em África, passando pela Universidade de Coimbra, e participando nos principais e cruciais eventos militares e políticos, principalmente quando acompanhou o marechal Gomes da Costa, voluntariamaente, para a implantação desta ditadura, em 1926.
Advogado, residente no Porto.
Padre, residente em Vila da Rua, Moimenta da Beira.
Carta de Carlos Cândido Aguiar Mascarenhas de Almeida, em Luanda, a agradecer ao Dr. Salazar, por ter atendido o pedido para o seu filho obter uma bolsa de estudos (subsídio) pelo Instituto de Assistência Social de Angola, de modo a estudar no Instituto Superior Técnico.
Contém a carta de Eliza de Almeida, residente no Porto, a agradecer o louvor concedido aos seus familiares que prestavam serviço em Angola, conforme pedira ao Dr. Salazar, nomeadamente: o tenente miliciano médico Óscar Ferreira Rolão Candeias, e o alferes miliciano Manuel Ferreira Rolão Candeias.
Contém a carta de Ema Figueira Ferreira de Almeida, casada com o Inspetor dos Serviços do Registo e Notariado, a residir em Lisboa, na avenida de Roma, a solicitar uma colocação no Liceu D. Filipa de Lencastre para a sua filha Maria da Graça Figueira Ferreira de Almeida.
Trata da recolha, venda e exportação de algas marinhas.
Integra um exemplar da revista "Time", de 10 de janeiro de 1964.
Contém cartas do Dr. António de Almeida a solicitar ao Dr. Salazar a nomeação no cargo de administrador da Companhia Superior de Petróleo de Timor, bem como a agradecer a sua nomeação.
Contém a carta de Elmínia de Almeida, residente em Ponte de Sor, dirigida ao Dr. Salazar, relativa ao desaparecimento de umas letras do acervo da Herança do seu marido Fernando Rosa de Almeida.
Inclui a informação do Ministro da Justiça, da Procuradoria da República e a resposta do Presidente do Conselho.
Diretor da Coordenação das Fiscalizações dos Organismos Corporativos Económicos, junto da Inspeção Geral das Atividades Económicas.
Contém a informação do General José Viana Correia Guedes, Subchefe do Estado Maior do Exército, acerca de uma recomendação a favor do cadete Anselmo Neves Alves de Almeida, de 24 anos - aluno do Instituto Superior Técnico, do curso de engenharia civil -, no sentido de prestar o serviço militar em uma unidade que lhe permitisse seguir os estudos.
Presidente da Corporação da Lavoura, envia a receita do Fundo de Abastecimento no circuito do pão em 1960.
Contém cartas relativas à perda de Goa, na Índia, e de um movimento que Isabel Gorjão H. de Almeida pretende criar, sob a égide da obra de São Francisco Xavier - formação cristã e expansão missionária -, cuja comissão é constituída por Pequito Rebelo, Ruy de Andrade, Ulrich, José Gorjão, Fernando de Almeida, entre outros.
O movimento conta com a colaboração da Espanha e Itália.
Inclui um desenho - esboço do Templo que se pretende construir em honra de São Francisco Xavier.
Relativo à distribuição de manifestos comunistas na FNAT (Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho).
Professor Catedrático da Faculdade de Ciências (U.P.) jubilado, Porto, a agradecer ao Dr. Salazar a permissão para continuar a trabalhar nos laboratórios do Instituto do Vinho do Porto.
Contém a carta de Jerónimo de Almeida. poeta lírico, natural de Guimarães, dirigida ao Dr. Salazar, a mencionar o envio do seu poema intitulado "Berço da Pátria", reeditado em 1953.
Contém cartas de Francisco Manuel da Fonseca Ferreira de Almeida, engenheiro de minas, de 42 anos, junto o "Curriculum Vitae".
Foi despedido da Companhia dos Petróleos de Portugal, solicita ao Dr. Salazar ajuda.
Integra a carta de agradecimento ao Dr. Salazar pelo novo emprego.
Contém a carta de Ferrand P. de Almeida a solicitar ao Dr. Salazar a libertação de João da Silva, escultor medalheiro, amigo de infância.
Inclui uma carta de agradecimento por João da Silva ter saído em liberdade, bem como um telegrama do autor, remetido da Cova da Iria, Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em que se encontrava na companhia da mulher e dos dez filhos.
Padre na Igreja Paroquial de São Nicolau, de Lisboa.
Criação e extinção do cargo de almoxarife.
E de Maria Efigénia Russell de Sousa Dias de Almeida.
Contém cartas do Dr. Diogo de Almeida, a mencionar assuntos políticos internacionais.
Português, residente em Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil.
Diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, e professor da mesma Universidade.
Carta de M. Pinho de Almeida, advogado, em São Tomé, dirigida ao Dr. Salazar relativa ao crime de incêndio de uma casa na Roça Santa Margarida, em 1953.
Integra as Alegações do Recorrente Rufino do Nascimento Rodrigues, casado, administrador agrícola, preso na Cadeia de São Tomé e Príncipe.
Governador Civil da Guarda.
Contém a carta de Leopoldo Neves de Castro de Almeida, escultor, dirigida ao Dr. Salazar a agradecer-lhe, e a informá-lo sobre a visita de duas funcionárias superiores, da Direção dos Serviços Centrais e Culturais da Câmara Municipal de Lisboa, relacionada com a Estátua Equestre de D. Nuno Álvares Pereira, que será "passada ao bronze e inaugurada no próximo ano".
Presidente da Comissão Distrital do Porto, do Movimento Nacional Feminino.
Brasileiro, de visita a Portugal.
Contém a carta de José Pinto de Almeida, juiz de Direito, a solicitar ao Dr. Salazar a nomeação no cargo de Juiz do Supremo Tribunal Administrativo.
Contém os seguintes documentos enviados pelo comendador José Maria de Almeida ao Dr. Salazar:
- Nota de despesas do transporte de um automóvel usado Mercedes-Benz, no navio "Moçamedes";
- Fatura do mecânico Silvestre Carvalho, calçada da Tapada, Lisboa;
- Apólice;
- Conhecimento n.º 173 da Companhia Nacional de Navegação, navio "Moçamedes", partida de Lisboa para Luanda, carregador: José Maria de Almeida, Lisboa;
- Recebedores: Diretor Provincial das Alfândegas de Angola, Luanda, entre outros.
Contém a carta de José de Almeida, de Lisboa, dirigida ao Dr. Salazar, a agradecer os muitos favores recebidos, e a enviar duas fotografias do Presidente do Conselho que foi tirada pelo autor, aquando da sua chegada ao Aeroporto.
Contém cartas de João de Almeida, do Porto, dirigidas ao Dr. Salazar acerca de: "conflito entre os médicos do Hospital de Lamego e a Mesa Administrativa", o nepotismo, a falta de assistência aos doentes e consequente falecimento. Fornece ainda informações sobre alguns médicos que foram escolhidos pelo Ministro do Interior. A propósito dessa situação o autor menciona: "o Dr. Figueiredo que o Corpo Clínico do Hospital da Régua correu do seu convívio", entre outros.
Reúne recortes de jornal relativos ao Hospital de Lamego.
Contém a carta de Eurico Augusto de Almeida, em Miranda do Corvo, dirigida ao Dr. Salazar a solicitar-lhe um lugar de tesoureiro em uma filial do Banco de Fomento na cidade de Coimbra, a fim de poder educar uma pupila - filha de uma viúva, prima da D. Maria, governanta da casa de Salazar, sendo que a outra filha de nome Maria Helena Carnôto, trabalhou como criada naquela casa. O suplicante pretende que a rapariga seja professora primária, menciona ainda vários amigos (Dr. Bissaia Barreto, entre outros) e episódios da sua vida pessoal.
Memorial, do licenciado pelo Instituto Superior das Ciências Económicas e Financeiras, que pretende ser nomeado diretor da Casa de Portugal em Londres.
Relativa ao pedido de empréstimo de 30 000.00 contos feito à Caixa Geral de Depósitos para a Companhia de Fiação e Tecidos de Guimarães, Campelos - Guimarães.
Trata-se de uma fotografia: João Eleutério Antos Almeida com o seu cão, Funchal, ilha da Madeira. No verso, deseja Boas Festas ao Dr. Salazar.
Pedido de exoneração do cargo de Governador do Banco de Fomento Nacional.
Contém cartas remetidas pelo padre John M. Almeida, na Califórnia, Estados Unidos da América, a solicitar ao Presidente do Conselho a compra e envio do livro "Horas de Piedade", entre outros.
General da Força Aérea, e Governador Geral de Moçambique, em Lourenço Marques.
Contém cartas relativas a Companhias aéreas: Pan American, Panair do Brasil, TAP; abastecimento do Continente com álcool proveniente dos Açores, preço do açúcar, entre outros.
Integra a informação de António Medeiros e Almeida de que vai organizar o "Congresso do Linho e Canhamo" em Milão.
Inclui a minuta do Decreto da instituição da "Fundação Medeiros e Almeida".
Contém cartas de D. João de Almeida dirigidas ao Dr. Salazar, a remeter em nome de D. Maria das Neves de Bragança e Borbon, princesa portuguesa, de 85 anos, filha de D. Miguel I, viúva de D. Afonso Carlos de Espanha, a felicitar o Dr. Salazar, bem como a carta de Sua Alteza Real e Imperial D. Maria Teresa de Bragança, arquiduquesa de Áustria.
Integra ainda a carta de D. João de Almeida, a manifestar a sua tristeza sobre a detenção do seu amigo Henrique de Paiva Couceiro, em uma esquadra de Lisboa.
Contém a carta de João de Almeida dirigida ao Dr. Salazar, a informar de que a "Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro" ou "Companhia Velha" foi gerida pela família Álvares Ribeiro durante anos. Contudo, um indivíduo de apelido Reis comprou as ações do engenheiro Pedro Inácio Álvares Ribeiro, e da Santa Casa da Misericórdia do Porto. Pede a intervenção do Dr. Salazar, pois os acionistas rejeitam aquela operação, sob pena de haver prejuízo no comércio do vinho do Porto.
Contém cartas do General João de Almeida, Quinta dos Corucheos, Campo Grande, Lisboa, dirigida ao Dr. Salazar relativas a diversos assuntos.