Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

32 records were found.

Contém cartas de Hortense Alexander, turista de Nova Iorque, mulher de um vice-presidente de um banco, a informar que viajou com o marido por várias localidades do Norte de Portugal, e ficaram chocados com o "mercado de cães" - são os melhores amigos do homem. Inclui a carta do Dr. Salazar, intrigado com esse facto, a solicitar a Hortense Alexander mais detalhes. Na troca de correspondência Hortense Alexander revela o nome dos lugares onde decorrem os "mercados de cães" (venda de animais para retirar o seu pêlo para fabricação de vestuário, entre outros acessórios), nomeadamente, entre Alijó e Muxagata, Pinhão, São João da Pesqueira, entre outros.
A superiora Irmã Maria Alexina, da Casa de Santo António dos Olivais, Rua Antero de Quental, Coimbra, agradece ao Dr. Salazar, a isenção dos direitos de Alfândega da Estação de Santa Apolónia, relativa ao transporte ferroviário do Tabernáculo-Exposição proveniente de Paris.
Contém a carta do padre Manuel de Albuquerque, Diretor da Escola de Santa Maria Goretti, em Santarém do Pará, Brasil, a felicitar o Presidente do Conselho relativo ao caso do Paquete "Santa Maria", menciona Delgado, e remete um 'soneto', da sua autoria, dedicado a Salazar.
Padre Manuel Maria Nunes Alferes, Superior do Seminário das Missões Dominicanas, em Mogofores.
Professor d'Allaines, Membro do Instituto, e da Academia de Medicina, Cirurgião do Hospital "Broussais", de Paris, a agradecer a mercê honorífica da Ordem de Cristo concedida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Marcelo Matias.
Carta do Superior dos Padres Redentoristas da cidade de Castelo Branco, representante do Seminário de Cristo Rei, a solicitar ao Dr. Salazar uma ajuda pecuniária para o altar do seu "Excelso patrono" Santo António, na nova Igreja em construção.
Presidente da "ANORAA - Association nationale des officiers de réserve de l'armée de l'Air".
Agradece a ajuda ao Dr. Salazar, assina também: Helena Alexandra Laranjeira da Fonseca Vila [...].
Contém a carta do Alcaide de San Sebastian, Espanha, a agradecer ao Dr. Salazar, o acolhimento amistoso que teve na sua viagem "por el pais hermano" o "Orfeon Donostiarra".
Contém a carta do Dr. Salazar, a agradecer ao alcaide "um lindíssimo quadro" oferecido pelo Ayuntamiento de Sevilha e uma carta do Ministro dos Assuntos Exteriores, que recebeu de D. Nicolau Franco, embaixador de Espanha em Lisboa
Contém o ofício do Alcaide de Burgos, Espanha, a agradecer ao Dr. Salazar ter sido agraciado com a Ordem Militar de Cristo, pelo Governo Português.
Contém a carta enviada de "Commonwealth Office, Downing Street" para o Dr. António Salazar, Primeiro Ministro de Portugal, a informar que o Fild Marshal Lord Alexander vem passar uns dias a Portugal, e dado que nunca se encontrou com o Dr. Salazar seria "muito agradável conhecerem-se". Refere também, o episódio do agradável encontro entre Valera e Churchill, em Portugal. Integra a carta de Margaret Alexander [...], remetida de Cascais, a agradecer ao Dr. Salazar as belas flores que receberam, e esperam voltar no próximo ano ao "Beau" País.
Trata-se de uma carta redigida por um estudante de 15 anos, de História Universal, nomeadamente das relações entre os Estados Unidos e Portugal. Segundo o mesmo, o jornal "Times" de 1946, dizia que o Dr. Salazar "controlava o Exército e tinha uma polícia secreta, tal como Adolfo Hitler", e ainda que tinha "exilado um bispo católico". Inclui a resposta dada pelo Dr. António de Oliveira Salazar ao estudante Charles Alexander, através do Secretariado Nacional da Informação, Cultura Popular e Turismo.
Contém a minuta da carta do Dr. Salazar, a apresentar as condolências pela morte do marido de Madalena Teotónio Pereira de Alenquer.
Contém a carta do cónego José Augusto Alegria, em Évora, a referir a admiração que o Dr. João Xavier Camarate de Campos (falecido) tinha em relação ao Dr. Salazar.
Contém o ofício da Embaixada de Portugal em Karachi relativo a uma bobine de som, gravada em Goa, após a invasão e ocupação, entregue por Carlos Alberto Francisco José Alemão, residente em Doha, Qatar, destinada ao Presidente do Conselho, entre outros.
Viúva do Coronel Fernando Luís Mousinho de Albuquerque, a solicitar ao Dr. Oliveira Salazar um subsídio, devido a dificuldades económicas. Integra um recibo dos correios do envio de uma quantia.
Contém a carta de Luís Varela Aldemira, pintor, Professor contratado da Escola de Belas Artes de Lisboa, a mencionar que enviou uma fotografia do quadro que pintou, com a figura do Dr. Salazar, tendo por fundo o Miradouro de Santa Luzia. Todavia, solicita ao Dr. Salazar duas horas de pose, a fim de terminar o quadro. Integra a resposta de José Manuel da Costa, chefe de Gabinete, de que o Presidente do Conselho "por princípio há muito estabelecido não posa para ninguém" e agradece.
Carta de Maria de Lurdes de Albuquerque a informar o Dr. Salazar de que a sua mãe morreu, e que ficou sózinha no mundo, agradece ainda o auxílio que foi prestado às duas.
Jornalista do "Diário de Luanda", Angola.
Contém a carta de Luís de Albuquerque (Repartição Regional dos Correios, Telégrafos e Telefones da Zambézia, CTT) em Quelimane, para o Dr. Salazar, a explicar a composição fotográfica que envia: fotografou uma imagem do Sagrado Coração de Jesus, do Colégio Nuno Álvares, e umas nuvens, com as duas chapas sobrepostas. Fotografia a preto e branco.
Carta do Gabinete do Secretário de Estado, da Secretaria de Estado do Comércio, a informar sobre o inquérito da reclamação (telegrama da firma Alimentícia Martins, Lda.) das castanhas que chegaram em mau estado ao Brasil.
Carta de Joaquim Aires de Gouveia Allen (Villar d'Allen), consul da Grécia, Casa de São Miguel, no Porto, para o Dr. Salazar, a propor um Decreto definindo "Indigência" para efeitos de Registo Civil, a fim dos que necessitam de caridade não paguem os registos de nascimento, casamento e óbito. Integra um pedido da Dr.ª Emília Adelaide Ferreira, para um novo governador civil do Porto, entre outros. Inclui um recorte do jornal "Última Hora", Porto, 20, com o relato de futebol: Campeonato da I Liga, Porto 1- Benfica 3; um artigo sobre um desfalque dado na Casa de Vinhos, Ramos Pinto, em Vila Nova de Gaia; cultura italiana: conferência "Leopardi. Poeta e Pensador", realizada pelo prof. Giovanni Lourenzonni, no Liceu D. João III, em Coimbra, entre outros anúncios. Contempla a informação sobre a demolição da Casa da Irmã Maria do Divino Coração, pelo Ministério da Guerra, visto não existir espaço na Quinta do Bom Pastor.
Encarregado do Serviço de Intercâmbio da Emissora Nacional, Lisboa.