Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
54 records were found.
General e Embaixador da República da Argentina no Brasil.
Embaixada dos Estados Unidos da América.
Contém a carta do Dr. Barclay Acheson dirigida ao Presidente do Conselho, acerca da revista "Seleções do Reader's Digest". Agradece o patrocínio da edição portuguesa. A revista é editada em vários idiomas e distribuída em muitos países.
Inclui a resposta do Dr. Alexandre Ribeiro da Cunha, secretário do Dr. Salazar.
Agradecimento da firma de Agentes e distribuidores em Lisboa e Sul do País relativamente à autorização do despacho da Massa Italiana da Alfândega de Lisboa.
Relativa à morte do filho.
"Mozambique / Vitrine de l'Association pour le Développement de Neuchâtel 1953"
A autora da carta identifica-se como uma "rapariga portuguesa" de 24 anos, católica, mas sem ser do "génereo freirenta, mas prática". Denuncia ao Dr. Salazar a exibição de filmes italianos que considera imorais para a juventude portuguesa. Elenca o título dos filmes: "Arroz Amargo", "Não há paz entre as oliveiras", "O Lobo da Calábrida" e a "Fúria".
Contém cartas dirigidas ao Dr. Salazar relativas à acusação de que foi alvo quando era Diretor Geral do Supremo Tribunal de Justiça, acusado de desfalque, na Secretaria da referida Instituição, por uma funcionária do seu gabinete.
Integra o relato do interrogatório policial a que foi submetido e da prisão.
Presidente da Câmara de Amarante.
Mário Jorge Moreira Aguiar, 2.º sargento da 2.ª Repartição da 1.ª Direção Geral do Ministério do Exército, Lisboa.
Mário de Aguiar, advogado, irmão do antigo deputado António Aguiar, falecido.
Convite da "L'Union des Intellectuels Indépendents", para a conferência de Saint-Paulin sobre "Le Portugal et sa Mission", a realizar em Paris.
Contém a carta da cidadã americana, residente em Carcavelos, a agradecer ao Dr. Salazar a magnífica cerimónia que foi celebrada no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, em honra do Presidente dos Estados Unidos da América, Kennedy (assassinado).
Carta de C. J. Alameda, norte-americano de partida para o Brasil, da firma GoodYear Portuguesa, Ld.ª, a elogiar Portugal e os portugueses.
Carta do antigo ministro e presidente das Cortes de Espanha, para o Dr. Salazar, de quem se inspirou para governar.
O Dr. Luís Adão, antigo professor da Faculdade de Medicina, cirurgião dos Hospitais, e Diretor da Escolas de Enfermagem Artur Ravara, agradece ao Dr. Salazar.
Carta de Adolfo Aizen, diretor da "Editora Brasil-America Limitada - Especialista em Publicações para Crianças, Moças e Rapazes", Rio de Janeiro, a enviar ao Dr. Salazar exemplares das Revistas: "História de Jesus", História de Nossa Senhora de Fátima" e "História do Papa Pio XII", aprovadas pelas autoridades eclesiásticas do Brasil.
Jornalista do "Diário de Notícias", correspondente de jornais brasileiros - Lisboa - Portugal.
Trata-se da carta de Raquel Bénard Guedes de Aguiar, casada com Emídio Augusto Rodrigues de Aguiar, e irmã do general Bénard Guedes, a solicitar ao Dr. Salazar auxílio, relativo a um empréstimo concedido ao casal.
Integra a notificação da Caixa Geral de Depósitos, a fim de executar a dívida.
Trata-se de Manuel Alves Afonso, sobrinho do bispo de Viseu, Dom António, que estudou na Universidade de Coimbra e foi amigo à época do lente Dr. Salazar. Residente em São Paulo, Brasil, solicita ao Dr. Salazar auxílio para ser colocado em um Banco, ou Consulado do Brasil, visto que a legislação brasileira não favorece os estrangeiros, perdeu o emprego, tem 43 anos de idade, mulher e três filhos.
Contém cartas de D. Branca Ferreira Pinto Basto de Paiva e Albuquerque, em Lisboa, a solicitar auxílio económico para si e sua filha ao Dr. Salazar. Refere que perdeu as esperanças de saber o paradeiro do seu marido. Na última carta, diz ao Dr. Salazar que o marido faleceu, e que lhe perdoou.
Inclui um formulário de processo família da Santa Casa da Misericórdia, de apoio social - concessão de vários subsídios a D. Branca Ferreira Pinto Basto de Paiva e Albuquerque, e sua filha.
Contém a carta de D. Maria Sofia de Sousa Ferrari de Vasconcelos Abreu a expor ao Presidente do Conselho as diligências que efetuou durante cinco anos, para tentar vender a casa que habita na Travessa de José António Pereira, às Janelas Verdes, Lisboa - devido a carência económica - ao Museu Nacional de Arte Antiga, sem que os Ministérios tivessem resolvido, a ponto da mesma ter de ir a Tribunal (27-09-1956).
Integra cartas do Ministério das Finanças relacionadas com o assunto.
Contempla outra carta de D. Maria Sofia de Sousa Ferrari de Vasconcelos Abreu dirigida ao Presidente do Conselho, a agradecer "profundamente" o auxílio na resolução do caso.
José Pinto de Aguiar, licenciado em Direito, pretende ser nomeado Delegado da Junta Nacional da Marinha Mercante.
Contém a proposta de organiação de uma "Resistência" pré-portuguesa em Goa.
Bilhete postal do Restaurante "Solmar", Rua Portas de Santo Antão, Lisboa, enviado por Robert Ducos Ader, professor da Faculdade de Direito de Bordeaux (França) e advogado, ao Presidente do Conselho. Refere que viu crianças com 12 anos de idade a trabalhar como "grooms" no restaurante, o que o chocou.
Deputado da Nação.
Membro do Conselho de Administração do Deutsche Bank, Frankfurt (Main).
Contém cartas, telegramas e cartões, do Chanceler da República Federal da Alemanha.
Contém a "Intervenção a Propósito da Comunicação do Sr. Dr. Francisco Tenreiro, na sessão de 20 de maio de 1957, no Centro de Estudos da União Nacional", por José A. de Pina Manique e Albuquerque, engenheiro agrónomo e silvicultor, da Estação Agronómica de Portugal.
Integra a "Intervenção a Propósito da Comunicação do Sr. Prof. Dr. Orlando Ribeiro".
Inclui dois mapas de Portugal relativos ao anteprojeto de Divisão Administrativa.
Antigo conservador do Registo Civil, Nespereira, Guimarães.
Contém a carta da Diretora do Círculo de Iniciação Coreográfica - Escola de Bailado, do Conservatório Nacional.
Integra nove fotografias de bailarinos incluindo a primeira bailarina Georgina Vilas Boas, no "Pássaro de Fogo". As fotografias foram reveladas no estúdio "Silva Nogueira, rua da Escola Politécnica, 141, Fotografia Brasil".
Fotografia (colorida) do Navio Escola Sagres.
Diretor do Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos, Casa de Nossa Senhora da Bonança, Parede, Lisboa.
Professora primária madeirense de visita ao Continente com as colegas.
Contém informações do capitão Roque de Melo de Aguiar relativas "ao que se passa no País", nomeadamente, às atividades da Legião Portuguesa, comunistas, maçons, entre outros.
Carta do Reverendo Professor Doutor Pierre Alagiagian, do Externato de São João de Brito, Alameda das Linhas de Torres, Lisboa, sobre a necessidade de salvar a juventude do materialismo, dos sem-Deus, preparar a formação moral, intelectual e cristã da juventude universitária.
Integra a cópia da carta do padre Pierrre Alagiagian (da Arménia) enviada a José de Azeredo Perdigão, Presidente da Fundação Gulbenkian.
Inclui a carta dos consultores da Direção da Obra "Studentato Universitario" de Florença, em consonância com os padres da Companhia de Jesus, a mencionar os objetivos desse projeto, assinada pelo diretor Prof. Dr. P. Alessandro Dall'Olio, e os consultores: Prof. Dr. P. Giuseppe Falcinelli, Dr. P. Mario Pesce, P. Ernesto Pallota, P. Domenico Moriconi.