Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

52 records were found.

Nota de negócios da Casa; Relação dos documentos entregues a António de Santana Cabrita, em 13 de março de 1869; Lista de propriedades e seu rendimento; Relação de bens a reivindicar aos herdeiros de Florinda Rosa Caetano da Costa; Mapa de bens arrendados à Casa de Abrantes; Carta de Miguel Henriques de Castro sobre aforamentos dos olivais de Currelos e Cabanas, de 13 de agosto de 1778; Nota sobre uma escritura de aforamento em Oliveira do Conde; Medições de propriedades em Currelos e Cabanas, e notas sobre os seus aforamentos; Relação de bens pertencentes ao marquês, sitos em Oliveira do Conde, Cabanas e Currelos, de que a Fazenda Nacional tomou posse, e outros documentos.
Contrato de arrendamento datado de 25 de outubro de 1816. Certidão datada de 3 de novembro de 1816. Tem junto a carta de prorrogação do arrendamento por mais 2 anos.
Apontamentos sobre bens duvidosos quanto à sua vinculação, relação de herdades, seus foros e delimitações; apontamentos sobre a Herdade da Defesa da Silveira, termo de Évora; relação de propriedades vinculadas à Capela de D. Leonor de Meneses, instituída por ela no Convento de Santo Agostinho de Santarém; apontamentos sobre os prazos nomeados no testamento do marquês de Abrantes, rascunhos de duas árvores genealógicas (Silveiras); condições de D. João Pereira Fernandes para aceitação de certas propostas; nota de rendas de certas propriedades; apontamentos (borrão) dos Morgados do Alentejo; letra endossada a Maximino da Silva Abranches pelos marqueses de Abrantes da quantia 690.000 réis, de 1 de Julho de 1851; notas de despesas várias; nota sobre as mesadas da marquesa de Abrantes D. Helena; propostas sobre o recebimento de certos arrendamentos; cópia das informações do juiz Novais sobre rendas e foros da Praia de Santos e Quinta da Pipa; pareceres sobre o arrendamento geral dos Morgados do Alentejo; cópia da procuração do marquês de Abrantes ao procurador Francisco Teodoro Infante da Cunha, de 5 de Setembro de 1845, procuração datada de 3 de Abril de 1839; cópia da petição de José da Gama Lobo Soares ao marquês de Abrantes para subenfiteuticação de um prédio arruinado, com despacho favorável de 3 de novembro de 1847.
Tem junto: - Carta de António Ernesto Bastos sobre um requerimento de D. José Maria da Piedade Lencastre; - Carta do marquês de Faial para D. José Maria da Piedade de Lencastre sobre cobrança de letras do rendeiro da Póvoa; - Relação de mesadas, rendas e foros recebidas pela marquesa de Abrantes, D Luisa, 1847-1850; - Liquidação da décima vidual de D. Luisa, marquesa de Abrantes; - Procuração de D. José Maria da Piedade Lencastre, senhor da Casa de Abrantes, sua mulher e sua irmã, ao Dr. José Luís Gonçalves Ferreira da Cunha, advogado da Casa; - Cópia dos votos sobre a revogação da sentença relativa à sucessão da Casa de Abrantes; - Alvará de D. José Maria da Piedade Lencastre, sua mulher e irmã, ampliando os poderes do administrador e procurador da Casa, José Carlos Mardel Ferreira; - Normas de sub-rogação, cessão com procuração em causa própria; - Carta de José Carlos Mardel Ferreira para António Simão de Noronha sobre a elaboração de uma escritura; - Minuta da procuração ao padre Teotónio das Dores Rangel para poder outorgar e assinar uma escritura de sub-rogação, troca e cessão com D. Maria Sebastiana Cabral de Quadros.
Tem junto: - Nota sobre foreiros e o terço dos foros que são obrigados a pagar; - Nota sobre o tombo do prazo do Areeiro, termo da Aldeia Galega da Merceana.
Tem junto o recibo passado ao mesmo senhor da importância de 432.015 réis, da compra de rendimentos de foros, datado de 17 de julho de 1829.
Tem junto: - Execuções contra a Casa de Abrantes; - Certidão de artigos de habilitação extraídos de uns autos de execução de preceito civil, a favor de António Pereira Bastos e seus herdeiros, contra o marquês de Abrantes; - Petição de Jesuína Amália Bastos; - Contas relativas às capelas instituídas por D. Leonor de Meneses no Convento de Santo Agostinho de Santarém; - Dívidas para com Maximino da Silva Abranches e Francisco Isidro Viana (1847-1852); - Cálculos sobre o rendimento da Casa de Abrantes; - Relação das inscrições de 3% da Junta do Crédito Público (1853).
Tem junto: - Relação de despesas e dívidas de D. José Maria de Lencastre; - Despesas relativas à viagem de D. José Maria da Piedade Lencastre à Itália; - Informação sobre a administração da Casa de Abrantes; - Minuta da liquidação de contas entre D. José Maria da Piedade Lencastre e seus rendeiros, Henrique José Pires e João P. Fernandes; - Resumo das despesas feitas com a trasladação dos restos mortais dos marqueses de Abrantes, D. Pedro e D. Helena, 1850-1851; - Relação das importâncias recebidas por D. Luisa, marquesa de Abrantes, diretamente da Casa, 1848-1850.
Conta do rendimento em géneros reduzidos a dinheiro, rendimento cativo da décima, relação de juros lançados na conta de J. P. Fernandes, nota do reembolso principal e juros, despesas do Morgado da Póvoa, cálculo do valor do contrato de arrendamento entre a Casa de Abrantes e Henrique José Pires, conta das mesadas a pagar por este senhor em virtude do seu contrato, relação de letras aceites pelo marquês e não pagas, conta do dinheiro despendido pelo tesoureiro da Casa, ajustamento de contas com o dito J. P. Fernandes.
Contas com Maximino, receita e despesa de D. Maria Joana da Piedade de Lencastre e do marquês de Abrantes, e outros documentos.