Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Identification
Description level
Fonds
Reference code
PT/TT/CSMCTV
Title
Colegiada de Santa Maria do Castelo de Torres Vedras
Title type
Atribuído
Holding entity
Arquivo Nacional Torre do Tombo
Initial date
1309
Final date
1885
Dimension and support
39 liv., 38 mç.; perg., papel
Context
Biography or history
A Colegiada de Santa Maria do Castelo de Torres Vedras pertenceu, sucessivamente, ao bispado, arcebispado e patriarcado de Lisboa. Em 1277, em 28 de Junho, D. Afonso III, deu à rainha D. Beatriz, sua mulher, o padroado desta igreja. Vem referida no arrolamento paroquial de 1321. É a mais antiga de toda a freguesia. A sua colegiada era constituída por dez beneficiários e por um prior.Localização / Freguesia: Santa Maria do Castelo e São Miguel (Torres Vedras, Lisboa)
Custodial history
Em 1848, pela Lei de 16 de Junho, e Instrução de 17 de Setembro, os bens e rendimentos da Colegiada foram aplicados para manutenção do Seminário Patriarcal de Santarém Em 1912, a documentação, que se encontrava na Biblioteca Nacional, foi enviada pela Inspecção das Bibliotecas e Arquivos para a Torre do Tombo.Em 1913, em 17 de Julho, foi enviada documentação pela Inspecção Geral das Bibliotecas e Arquivos para a Torre do Tombo. Em 1913, a 1 de Outubro, foi enviada documentação pela Inspecção Geral das Bibliotecas e Arquivos para a Torre do Tombo.Em Outubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situava a instituição eclesiástica, para adoptar a agregação dos fundos por diocese.A descrição dos documentos foi feita a partir das descrições já existentes nos ID, ou do sumário patente no verso dos documentos.Não existem os mç. n.º 18, 19, 20 e 21.
Content and structure
Scope and content
Contém livros dos capitães da colegiada, do cartório da igreja, das eleições da colegiada e dos seus dos ministros, do regulamento interno e certificados das missas, de escrituras, documentos relativos à fábrica de celeiros, a heranças da vila de Torres Vedras e seu termo, a eleições de priostes e dizimeiros, as contas da igreja, testamentos, vedorias da fazenda, capelas instituídas na igreja.Fundos Eclesiásticos; Diocesanos ; Lisboa - Torres Vedras
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade (livros e maços).
Access and use
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.Inventário dos cartórios recolhidos da Biblioteca Nacional, em 1912 (L 283) f. 171-172 A.
Comments