Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

12 records were found.

Objeto da ação: o navio quando parou na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, o contramestre meteu um porco vivo na embarcação, o que era proibido, uma vez que em embarcações que transportavam escravos não era permitido transportar porcos por causa das doenças. Juiz conservador: desembargador José Alberto Leitão Manso de Lima Falcão.
A perda do navio ocorreu nos baixos do Pará. O capitão Luís Ferreira Braga foi preso na cadeia da cidade por culpa que resultou desta devassa. Juiz conservador: desembargador José Alberto Leitão Manso de Lima Falcão.
Objeto da ação: Dívida de 409.008 réis, procedidos de um empréstimo ao marido da ré. Ré/Cônjuge: viúva do desembargador Manuel Pereira Barreto. Juiz conservador: desembargador José Alberto Leitão Manso de Lima Falcão.
Nesta loja, sita na rua Direita das Portas da Misericórdia, residia Francisco Gomes Braga, como inquilino.
Objeto da ação: tomadia feita na loja do mestre correeiro, Luís Pereira, na Rua Direita da Mouraria, dos nove couros em cabelo vindos do Pará que tinha comprado ao réu António de Faria, gajeiro grande da nau Nossa Senhora de Belém de Sua Majestade Fidelíssima. O réu foi preso e encaminhado para a cadeia do tronco.
Réu/João Martins: solteiro, filho de Domingos Martins, natural do reino da Galiza, entregue na cadeia do Tronco a 14 de fevereiro 1759. Réu/António Baena: assistente em Cádis, entregue na cadeia do Tronco a 13 de fevereiro de 1759. Superintendente da Junta: desembargador João Caetano da Cunha Marvel.
Refere o navio Nossa Senhora da Conceição, o galeão Nossa Senhora da Glória, a charrua Nossa Senhora da Purificação, a charrua São Francisco Xavier, a charrua Nossa Senhora das Mercês, entre outras. Contém dois desenhos da proa com as despensas do mestre, contramestre, carpinteiro e calafate. Juiz conservador: desembargador José Joaquim Emaús.
José de Vasconcelos, meirinho do contrato geral do tabaco e o escrivão Eugénio José da Silva procederam à tomadia e à prisão de João Gonçalves. Os denunciantes acabariam por ter que pagar as custas e o denunciado seria solto. Juiz conservador: desembargador Miguel Serrão Dinis. Apensos: 2.
Objeto da ação: por representação de Manuel José dos Santos, capitão da galera São Pedro, recolhida no porto de Lisboa, vinda do Maranhão, onde foi levar escravos do Porto de Cachéu, foram apresentadas queixas contra o piloto da referida embarcação Gabriel Gomes da Silva.
Objeto da ação: piloto que embarcou em Lisboa no navio São Tomé para Bissau e aí passou para a corveta Nossa Senhora das Necessidades, como estavam devendo as suas soldadas, ele ficou com alguns bens do capitão, vendendo-os juntamente com alguns bens da Companhia. Réu/Idade: 28 anos. Réu/Estado civil: solteiro. Réu/Filiação: filho de João da Silva de Carvalho. Réu/Naturalidade: ilha do Faial. Réu/Prisão: cadeia do Tronco.
Foram denunciantes os marinheiros da referida corveta, que saira do porto de Lisboa para Cabo Verde. Refere o bergantim São Tomé e escravos. Juiz conservador: desembargador Miguel Serrão Dinis.
Contém o traslado das culpas contra António dos Santos e José de Faria na devassa tirada pelo juiz conservador em São Luís do Maranhão, Bruno António Cardoso de Meneses, sobre os contrabandos feitos pelas pessoas da tripulação da corveta São Francisco Xavier. Juiz conservador: desembargador Miguel Serrão Dinis.