Type

Data source

Thumbnail

Search results

255 records were found.

Carta de teor religioso, datada de 20 de Março de 1141, atribuída a São Bernardo de Claraval (1090-1153).
Carta, datada de 22 de Janeiro de 1470, atribuída a sua filha Joana, princesa de Portugal (1452-1490). Nela a princesa faz algumas recomendações a seu pai o rei D. Afonso V.
Três cartas em que Sebastião José de Carvalho e Melo se queixa ao governo inglês, dos seus abusos para com o governo português, lamentando a condescendência deste último.
Fala dirigida ao marquês de Alvito enaltecendo os atos gloriosos da família Lobo da Silveira através de gerações.
Carta a destinatário desconhecido. De teor religioso, datada de 3 de agosto de 1378, é atribuída a Santa Catarina de Siena (1347-1380).
Carta, datada de 2 de Março de 1223, atribuída a Santo António de Lisboa, em que este se alegra com a "fugida ao mundo" do destinatário.
Carta de teor religioso, datada de 10 de Maio de 1197, atribuída a São João da Mata (1160-1213).
Carta de teor religioso atribuída a Luís Gonzaga (1568-1591), religioso italiano e santo da igreja católica.
Carta em que o cabido de Faro se queixa sobre os prejuízos sofridos pela retirada de uns cónegos, pedindo que sejam repostos nas suas funções.
Sentença, datada de 10 de Fevereiro de 1781, em que a ré Ernestina de Daun marquesa do Pombal, é condenada a entregar aos capelães das capelas do rei D. Dinis o reguengo de Monsanto.
Deverá referir-se ao Tratado de Madrid, assinado entre Portugal e a Espanha no ano de 1750, tratado que garantia ao Brasil uma área três vezes maior do que a fixada pelo Tratado de Tordesilhas. Entretanto, a Espanha punha como condição a entrega da colónia portuguesa do Sacramento, cedendo, em troca, para Portugal, a região dos Sete Povos das Missões, ocupada por jesuítas espanhóis e índios guaranis.
D. José de Carvajal y Lancaster, primeiro secretário de estado, assinou o Tratado de Madrid, acordado entre Portugal e a Espanha no ano de 1750, tratado que garantia ao Brasil uma área três vezes maior do que a fixada pelo Tratado de Tordesilhas. Entretanto, a Espanha punha como condição a entrega da colónia portuguesa do Sacramento, cedendo, em troca, para Portugal, a região dos Sete Povos das Missões, ocupada por jesuítas espanhóis e índios guaranis.
Carta de 13 de Maio de 1767, do rei D. José para Francisco Inocêncio de Sousa Coutinho, governador e capitão geral do reino de Angola dando-lhe conta do nascimento do infante D. João, seu neto, futuro rei D. João VI.
Carta datada de 14 de Junho de 1753. A carta refere-se ao Tratado de Madrid, assinado entre Portugal e a Espanha no ano de 1750, tratado que garantia ao Brasil uma área três vezes maior do que a fixada pelo Tratado de Tordesilhas. Entretanto, a Espanha punha como condição a entrega da colónia portuguesa do Sacramento, cedendo, em troca, para Portugal, a região dos Sete Povos das Missões, ocupada por jesuítas espanhóis e índios guaranis.