Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

7 records were found.

Autor/Naturalidade: Moita dos Ferreiros. Objeto da ação: prende-se com o pagamento, como enfiteuta do prazo da Mata da Tracalaia, do foro ao Almoxarifado de Óbidos. No processo faz-se referência à lei de 20 de junho de 1774 § 33 que respeita aos escritos (escrituras) particulares feitas ou firmadas por pessoas priviligiadas e as ordenações livro 3 tit. 59.
Objeto da ação: disputa de prazo no sítio das Barbas de Porco, Aldeia Galega de Merceana. Foreiro do Convento de São Pedro de Arouca. - Inclui treslado de Autos de execução existentes no cartório do escrivão proprietário da provedoria da Vila de Alenquer, Tomás de Oliveira Madeira. - Inclui Alvarás de procuração - Inclui treslado de Autos de vistoria e instrumento de avaliação, datados de 1748, passados a António Correia de Almeida e Menezes, Fidalgo cavaleiro da Ordem de Cristo e relativos ao prazo no sítio das Barbas de Porco. João de Sampaio Melo e Castro: Porteiro-Mor Processo truncado
Objeto da ação: colocação de marcos no Casal de Bugalhos, termo de Óbidos, colocação essa determinada numa vistoria feita para se verificar o tombo do dito casal. O processo correu inicialmente pelo Juízo da Executória e Tombo da Real Fazenda do Hospital das Caldas da Rainha No verso da última folha pode ver-se "Sr. desembargador Martens", será o desembargador João de Carvalho Martens da Silva Ferrão da Casa da Suplicação. Autor/Naturalidade: Casal de Frades, Coutos de Alcobaça. Réu/Naturalidade: Lisboa Processo remetido ao Tribunal da Fazenda da Casa e Estado das Rainhas
Objeto da ação: acusação, feita numa devassa de 2 de janeiro de 1797, de ter deixado entrar gado no paul sem o denunciar. Réu/Naturalidade: Chamusca. Réu/Cargo: guarda de cavalo de Paúl de Trava e dos Matos da Rainha, em substituição do pai.
Sentença passada por D. Miguel como administrador da Real Casa e Estado das Rainhas. Objeto da ação: prende-se com o ofício de escrivão da Várzea de Vila Nova da Rainha, ocupado por Egídio Soares da Torre o qual fora preso por motivos políticos tendo o lugar sido ocupado indevidamente por Joaquim Leocádio Mascarenhas, pelo que o rei o concedeu ao autor embargado.
Objeto da ação: testamento de João Teodósio da Mata. Autores: António José Paraíso e Damásia Maria da Conceição Naturalidade: Tancos. O processo correu pelo c cartório do escrivão das Terras da Rainha, João Crisóstomo Ribeiro, privativo da Ouvidoria Geral das Terras da Casa e Estado das Rainhas na corte e cidade de Lisboa e na Casa da Suplicação.
Objeto da ação: capelas instituídas pelo padre Duarte Álvares Pereira Refere-se no processo uns autos em que é autor António Alves de Barros Pereira e rés os herdeiros do padre António Pereira Mourão. Refere-se no processo uns autos em que é autor António Alves de Barros Pereira contra os herdeiros do padre António Pereira Mourão e um apenso de uns autos de petição do padre Adrião Joaquim de Barros contra os bens do padre António Pereira Mourão.