Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

8 records were found.

A ação prende-se com crimes cometidos contra o rei e contra o estado. os réus deram vivas a D. Pedro (D. Pedro IV e à filha, futura D. Maria II) Comissão criada por decreto de 15 de agosto de 1828, registado no livro 28 de decretos da Casa da Suplicação, f 115. Em nota diz-se que a culpa de José Bento Serra que se achava preso na cadeia da cidade foi para a Conservatória Espanhola; Jacques François Dupont estava na cadeia da corte e os outros na torre; ainda José Maurício de Morais a quem se concedeu livramento em separado e António Prudente tendo o traslado da sua culpa ido para o cartório do escrivão Mayer. Foi concedido ao escrivão João Luís Fernandes Braga na sequência do § 16 do alvará de 7 de janeiro de 1792 "os escrivães das ouvidorias gerais extintas pela lei de 19 de julho de 1790 ficariam sendo privativos das apelações e recursos que viessem à referida casa no seu distrito por identidade de razão deveriam escrever em quaisquer processos que daquelas terras vinham remetidos à mesma casa” Processo, mais dois sem indicação de processo, e os apensos n.ºs 1, 9, 10, 11, 12, 14, 16, 18, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29 (solto), 31 (solto), 33 (solto), 34, 35, 36
Objeto da ação: assalto. O réu é acusado de assaltar uma casa de Maria do Carmo da França Horta, viúva do tenente coronel de infantaria n.º 14, Joaquim Filipe de Landreset. Réu/Filiação: José Dias Salgado e Maria Joaquina. Réu/Cônjuge: Ana dos Anjos. Réu/Profissão: trabalhador. Um dos apensos refere-se aos autos crimes de certidão de prisão e livramento de Maria Joaquina mulher de José Dias.
Objeto da ação: roubo. Os réus são acusados de cúmplices no roubo feito num moinho em Besouro pertencente a Manuel de Brito. Ficaram presos na cadeia da corte.
Objeto da ação: homicídio do marido da autora. Réu/Alcunha: o calaça. Réu/Profissão: trabalhador. Autora/Cônjuge: Casimiro Gomes Cabanas de Torres, termo de Alenquer, falecido.
Objeto da ação: com crimes vários. Os réus são acusados de roubo de tecidos da casa de um almocreve, roubo feito a Antónia Joaquina, roubo de farinha em Faro, salteadores, uso de armas, tendo sido todos presos na cadeia da corte. Réus/Profissão: trabalhadores. Foram condenados a 5 anos de degredo para Moçambique Apenso: autos de perguntas feitas a Manuel Guerreiro da Boleta.
Objeto da ação: homicídio. Os réus são acusados de matar o filho da autora. Autora/Cônjuge: Eugênio da Costa.