Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

74 records were found.

Refere uma ação de protesto de avaria grossa do navio "Viriato", que correu no Juízo da Índia e Mina, cartório do escrivão Henrique José Saraiva da Guerra.
Prende-se com a habilitação à herança de Luís de Vasconcelos e Sousa, de que é inventariante a Marquesa de Castelo Melhor. Pretende que a inventariante inclua no inventário os escravos.
Pretende que seja passada carta executória para a comarca de Goiás (Brasil) a fim de serem penhorados bens de Mamede Calado para pagamento de dívida.
Refere uma ação de fretes em que é autor António Ferreira e réu Manuel Pires Lima.
Era capitão do navio Manuel de Sampaio, vindo do Maranhão (Brasil) com destino à cidade do Porto e de Viana.
Fólio de uma ação que correu pelo cartório do escrivão Henrique José Saraiva da Guerra. Tem um termo de quitação assinado pelo autor António Dinis. Refere o réu António Pereira.
Contém uma petição em que é autor Joaquim José das Chagas. Refere um embargo feito por Joaquim José da Rosa.
Refere uma execução em que é autor João V. Ferreira e réu Rafael José Viana.
Autor: - Profissão: capitão do navio "São Francisco, Providência". A ação prende-se com a revogação de uma procuração para cobrança de fretes do referido navio.
Autor: - Profissão: capitão do navio "Dom Domingos". Procuração pela qual o autor institui sua procuradora a Maria Rosa do Carmo, em primeiro lugar e em sua ausência Maria Carlota Joaquina de Abreu.
Capitão do navio: Gjerlof Plas. A embarcação arribou a Lisboa, com avaria, quando vinha de Yarmouth, com carga de peixe.
Autor: - Profissão: capitão do navio sueco "Gustaf Adolph". Prende-se com o termo de protesto por avaria da carga devido a temporais, e justificação do sucedido. A embarcação veio de Riga para Lisboa com carga de grão.
Capitão do navio: Elias Sandstrom. A embarcação foi atingida por temporais quando vinha do porto de Limerick (Irlanda), com carga de trigo, para Lisboa.
Mestre: Martinho F. Bohl. Relato da viagem do navio desde Libau até Lisboa. Vinha carregado com de trigo e linho.
Autor: - Profissão: capitão da galera "Bela União". Prende-se com a notificação de todos os capitães nacionais e estrangeiros que estiverem no porto da ilha da Boavista para que, com os carpinteiros e calafates, examinem o estado da galera, para poder seguir viagem para Lisboa, com carga de milho.
Capitão do navio: André Guldbrauson. Prende-se com o protesto de avaria provocado por temporal. A carga de trigo foi afetada.
Conta de 77.150 réis que Francisco Xavier da Maia deve a Manuel José Leite.
A ação prende-se com o pagamentos de 39.650 réis, provenientes do frete de cinco pipas de angélica.
Autor: - Profissão: mestre do iate "Conceição". O termo de protesto não foi concluído.
A ação prende-se com pedido de carta de seguro por temer ser preso por agressão a António Joaquim do Vale.
Autores: - Donos do iate "Nossa Senhora da Conceição e Senhor do Bonfim". A ação prende-se com o pagamento de um frete contratado com Teotónio Flávio da Silveira.
O precatório é para serem remetidos ao Juízo dos Falidos a ação de protesto de avaria grossa, que correu no Juízo da Índia e Mina, cartório do escrivão Henrique José Saraiva da Guerra, em que é autor Francisco Augusto de Sales Madeira, capitão do navio "Santiago Maior", e réus os carregadores da mesma embarcação.
Autor: - Profissão: capitão da galera "Santa Ana e Nossa Senhora do Patrocínio". A ação prende-se com a citação dos interessados na carga da dita galera, residentes na cidade do Porto, para se apresentarem no Juízo da Índia e Mina para tomarem conhecimento do protesto de avaria grossa e a arribada ao porto da Baía (Brasil), provocada por fortes temporais.
Autores: - João Jacinto Andrade. - Profissão: capitão do navio "Oceano". Francisco Abrantes. - Profissão: sobrecarga do mesmo navio. A ação prende-se com o requerimento de carta de seguro confessativa por desavenças com António José Gomes Rego, guarda da Casa da Índia. É pedido que o escrivão Henrique José Saraiva da Guerra remeta a ação à Correição Crime da Corte.
A ação prende-se com a habilitação à herança de José Pereira de Araújo. Da mesma herança faz parte o Brigue "Oriente".
A ação prende-se com o protesto de avaria grossa e ordinária do brigue "Leão" na viagem do Pará (Brasil) para Lisboa. No verso do último fólio tem escrito: "Inquirição ad perpetuam rei memoriam a favor dos autores José Joaquim de Almeida Coutinho e outros, contra António José de Oliveira Bastos todos desta cidade. Fechada e cosida e lacrada na forma do estilo a entregar ao senhor Henrique José Saraiva da Guerra escrivão proprietário de um dos ofícios da Índia e Mina. (...)". Ainda contém nove das dez mutras de lacre preto com que foi lacrado.
Capitão da galera: Nicolas Longren. O documento está assinado por António José de Paiva e Silva, no impedimento do escrivão Manuel Marques da Costa, escrivão da Correição Cível da Cidade.
Mestre do navio: Boberg, capitão. A embarcação foi assaltada por uma embarcação francesa, que levou parte da carga: toucinho, manteiga, batatas, velas, cerveja e uma vela da gávea.
Capitão do brigue: André Frederico.
Autor: - Profissão: escrivão da carga e descarga das naus da Índia e armadas reais. Pretende que lhe paguem 240 réis de emolumentos dos que paga cada um dos navios portugueses que saem do porto de Lisboa. Apensos: 1.
Autor: - Profissão: capitão de artilharia, no Arsenal Real do Exército. Pretende que seja passado precatório ao Depósito Geral da Corte a fim de receber 240 réis de emolumentos.
Capitão da galera: António de Castro. Pretendem atestar que o prejuízo da carga, provocado por água, se deveu a negligência do calafate.
Autor: - Profissão: capitão da galera sueca "Redligheten". A ação prende-se com o pagamento de 10 libras esterlinas por dia, pela demora na descarga de farinha, vinda de Nova Iorque para Lisboa.
Relato da viagem do navio desde Libau até Lisboa. Vinha carregado com trigo e linho.
Réu: - Padre. - Irmão e herdeiro de Luís Pereira Tavares, defunto. A ação prende-se com o reconhecimento uma executória que corre no cartório de escrivão António de Lemos, para proceder à penhora de alguns bens da herança do defunto, no Rio de Janeiro (Brasil).
Carregação consignada por António José Teixeira Delgado. Capitão na nau: António Joaquim dos Reis.
Autor: - Profissão: escrivão da e descarga dos naus da Índia e Armadas Reais. - Cavaleiro professo na Ordem de Cristo, fidalgo da Casa Real. A procuração dá poderes para cobrar do escrivão das Conservatória da Junta do Comércio, Joaquim José da Silva Santos, o precatório de emolumentos procedidos da contribuição dos faróis.
Autor: - Profissão: mestre do caíque "Santo António e Almas". A ação prende-se com o pagamento de fretes e descargas da dita embarcação.
Autor: - Curador Geral dos Órfãos. Precatório para remessa de uma ação em que é autora Jacinta Rosa, tutora de Maria Rosa, e ré Joana de Pontes e Sortes.
Relação da tripulação com valor das soldadas de cada um.
Letra de risco no valor de 200.000 réis, sobre o navio "Tentativa" de que é capitão José Carvalho de Campos, de viagem ao Maranhão (Brasil) com escala na Baía.
A ação prende-se com o pagamento de 102.040 réis. Refere o navio "Conceição Oliveira".
Autor: - Procurador plenipotenciário dos seguradores de Londres, pela companhia de seguros marítimos denominada Companhia LLoyd. A ação prende-se com o pedido de envio de uma ação em que é autor António Afonso Duarte, que corre pelo cartório do escrivão Henrique José Saraiva da Guerra.
A ação prende-se com o pedido para que a ação cível de dez dias movida contra Francisco José Moreira, a correr pela Correição Cível da Cidade, seja julgada pelo Juízo da Índia e Mina, por ser o juízo competente.
Precatório para remessa de uma execução de sentença em que o autor contende com José Alves Branco.
A ação prende-se com o pagamento de 74.720 réis procedidos do frete de vinte sacas de algodão, vindas da Baía (Brasil) no navio "Marquês de Angeja".
Autor: - Profissão: comerciante com loja de mercearia na rua dos retroseiros, Lisboa. Réu: - Profissão: cozinheiro do navio "Aurora". A ação prende-se com o pagamento de 73. 260 réis procedidos de fazendas carregadas na dita embarcação para venda no Rio de Janeiro (Brasil).
Precatório para remessa ao Juízo da Ouvidoria da Alfândega de uma execução em que são autores Paulo Jorge e Filhos e réu Manuel João Saramago.
Autor: - Profissão: piloto e contramestre do navio "Senhor do Bonfim e Santiago Maior". Réu: - Profissão: despenseiro da mesma embarcação. A ação prende-se com o pagamento do frete e descarga de quinhentos e noventa e um meios de sola vermelha.
Autor: - Profissão: negociante da praça de Lisboa. - Proprietário do navio "São Macário". A ação prende-se com o pagamento de 61.979 réis do frete de arroz.
Precatório para embargo de uma ação cível de absolvição de instância em que é autor Manuel Ribeiro Guimarães e réu Joaquim José Cardoso.
Autora: - Cônjuge: - Joaquim Leocádio da Fonseca e Silva. - Inventariante e cabeça de casal dos bens de seu sogro, Manuel da Fonseca e Silva, falecido. A ação prende-se com a habilitação à herança do defunto.
O requerimento prende-se com uma carta para inquirição de testemunhas, na ação de libelo em que é autora Teresa Rosa Josefa, enviada para a cidade da Baía (Brasil). Contem dez mutras de lacre vermelho.
A sociedade será por três anos, designada por Manuel de Sousa Pavia e Companhia, será administrada na Baía (Brasil) por António Joaquim da Silva. Refere um carregamento de dez sacas de algodão, no navio "Bom Despacho".
A ação prende-se com a arrecadação de 74.132 réis pertencentes a Francisco das Neves
A ação prende-se com o pagamento de 453.956 réis. Refere o navio Nossa Senhora da Conceição.
Precatório para remessa da ação pertencente ao falecido Constantino de Carvalho. No último fólio tem o termo de recebimento dos documentos pedidos no precatório e entregues pelo escrivão João Ferreira da Costa. Refere o navio "Espada de Ferro".
Autor: - Profissão: capitão da galera "General Miranda". A ação prende-se com uma avaria da embarcação.
A ação prende-se com um termo de fiança sobre duzentos e sessenta e oito quintais de bacalhau, baldeados da presa francesa "Rainha dos Anjos" para o navio "São Lourenço".
Autor: - Profissão: contramestre e capitão, respetivamente, do navio "São João Nepomuceno e São Francisco de Paula". A ação prende-se com o pagamento das soldas vencidas ao serviço do dito navio.
Autor: - Capitão-mor, testamenteiro do defunto António de Araújo Lanhoso e tutor do órfãos, seus sobrinhos. Réu: - Capitão, tesoureiro da herança do defunto Manuel dos Santos Sousa. A ação prende-se com o pagamento de 240 oitavas de ouro, de 1500 réis cada oitava.