Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

75 records were found.

Estão inscritos no mesmo pergaminho: - Carta de arrendamento por oito anos feito por Frei Afonso Martins, provedor da bailia de S. João de Alprão de Santarém, como procurador de Diogo Álvares Pereira, comendador da mesma bailia (conforme procuração inserta de 1374-06-12, Flor da Rosa), a Pedro Esteves do Casal, escudeiro, morador em Santarém, de metade dos moinhos e todas as outras herdades, casas, olivais e possessões que a dita bailia tem em Arridel, Vale de Púcaros, Adema e em toda a Ribeira do Cartaxo. 1374-08-14, na igreja de São João de Alprão; - Carta de arrendamento por cinco anos feito pelo dito Pedro Esteves do Casal a João de Santa Ana, morador na Ribeira do Cartaxo, a par de Vale de Púcaros, termo de Santarém, da metade que lhe pertence dos moinhos que estão numa casa sita em Arridel e em Vale de Púcaros, dos quais a outra metade é pertença da Ordem do Hospital. 1374-08-15). Tem agregada capa com sumário não datado.
Duas peças de pergaminhos com três documentos referentes a courela de vinha que o mosteiro de Santa Clara de Santarém possuia em Vialonga: - Carta de venda feita por Maria Lourenço, com acordo de Lourenço Vasques, seu marido, então doente, moradores em Vialonga, no termo de Lisboa, a Afonso Eanes "Faranqueiro", morador em Lisboa, courela de vinha em Vialonga, que traziam em prazo do mosteiro. 1386-01-05; - Carta de venda de foro feita pelos ditos Lourenço Vasques e Maria Lourenço, a Afonso Eanes "Faranqueiro", morador em Lisboa, e a sua mulher, Maria Domingues, da courela de vinha em Vialonga. 1386-01-05; - Carta de aforamento feita por Afonso Eanes "Faranqueiro" e Maria Domingues, sua mulher a João Afonso Barata e Maria Esteves, sua mulher, moradores em Vialonga, termo de Lisboa, da courela de vinha em Vialonga. 1386-01-05. Tem agregado caderno com traslado pedido pelo mosteiro de Santa Clara de Santarém e capa com sumário não datado.
Caderno com sete contratos de emprazamento, um deles com encampação, celebrados pelo mosteiro de Santa Clara de Santarém, relativos a bens do convento sitos no termo dessa vila, em Ribeira de Cabanas, Baleia, Azambuja, Assacaia, Cabeça dos Galhardos, Sacapeido. 1468-03-14 / 1473-01-07); e contrato de aforamento feito por Fernão Patanim, cavaleiro, morador em Santarém, a Vasco Eanes e a Inês Eanes, sua mulher, moradores na Louriceira, termo de Santarém, de um casal sito nesse mesmo lugar. 1466-06-10. Tem agregado caderno com sumários não datados.
A carta de confirmação está datada de 1385-08-26. Tem agregado caderno com traslado pedido pelo convento.
Em virtude deste acordo, o mosteiro cede a Gonçalo Domingues o quarto da courela da vinha da Cabeça de Garcia, em Vialonga e um terço de uma outra courela, sita nos Lombos, cedendo-lhe ainda por prazo de quatro vidas, no qual se inclui Leonor Rodrigues, sua mulher, todas as courelas e casas que este já trazia do dito convento. Tem agregado caderno com traslado pedido pelo mosteiro e capa com sumário não datado.
Pública forma requerida por Gil Eanes, procurador do número do concelho de Santarém, como procurador do mosteiro de Santa Clara de Santarém e de Leonardo Mateus, morador na Goupineira, termo de Santarém, lavrador e caseiro do dito convento, de duas cartas régias, em pergaminho, a saber: - Alvará do rei D. Fernando que concede em pública-forma (1379-05-23, Santarém) o traslado de diversas cartas, para o mosteiro defender os seus direitos, a pedido de Vicente Domingues, procurador do número no concelho de Santarém e procurador da abadessa e convento do dito convento, a saber: carta do rei D. Afonso IV tomando sob sua guarda a abadessa e convento de Santa Clara de Santarém, os seus homens, gados, herdamentos e possessões (datada de 1326-12-26, Estremoz); carta do mesmo monareca defendendo-as dos poderosos que lhes roubavam as bestas que carregavam o pão e o vinho das suas propriedades (1344-06-01, Santarém); carta do rei D. Pedro I recebendo, sob a sua protecção, o convento, os seus gados, herdamentos e bens (1359-03-14, Santarém); carta do rei D. Fernando confirmando todos os foros, privilégios e liberdades que foram outorgados ao mosteiro, pelos reis seus antecessores (1368-02-14, Santarém); - Carta do rei D. João I de confirmação de todos os privilégios dados pelos reis seus antecessores ao convento. 1385-08-26, Santarém. Tem agregado caderno com traslado pedido pelo mosteiro e capa com sumário não datado.