Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

60 records were found.

Fragmento de tombo de propriedades do mosteiro de Santa Clara de Santarém, relativo a bens detidos pelo convento em Nabais, termo de Santarém. Tem agregada capa com sumários e diversas anotações não datadas
Inclui contrato de emprazamento, instrumentos de posse, de sentenças, petições, citações, certidões e instrumentos de reconhecimento. Tem agregada capa com sumário e anotações, não datados.
Inclui duas sentenças relativas a bens detidos pelo mosteiro de Santa Clara de Santarém em Porto de Oliveira, termo de Santarém. Tem agregada capa com sumário e anotações não datados.
Fragmento de tombo de propriedades do mosteiro de Santa Clara de Santarém, relativo a casal detido pelo convento em Caparrota, no termo de Santarém. Tem agregada capa com sumários e diversas anotações não datadas.
Fragmento de livro, parcialmente numerado (f. 34-57, e 4 f. não numerados) com escrituras relativas a uma vinha sita em Valada, onde chamam a Galega, termo de Santarém, pertencente ao mosteiro de Santa Clara de Santarém. Inclui carta de venda, instrumento de posse, instrumento de sentença, contrato de renúncia de prazo, medição de propriedades.
Apresenta no mesmo pergaminho, a carta de posse dada ao dito casal das ditas vinhas, representado por João «Sem Mal», seu procurador, datada de 1360-10-16). Tem agregado caderno com traslado pedido pelo mosteiro de Santa Clara de Santarém e capa com sumário não datado.
Trata-se de um livro da sacristia do convento, dado que se cinge às informações sobre as capelas e legados pios associados ao convento. Escrito a várias mãos e com anotações nas margens. Inclui o inventário das escrituras (f. 1-7v e 11v-12v) (as escrituras mais recentes datam de 1404) e o registo, com sinal de tabelião, (f. 8-11), de um traslado, dado por autoridade de justiça, a pedido de Fr. Bernardo, frade do convento de S. Francisco, de carta régia concedendo a João Fernandes a administração da capela e bens de Maria Eanes, viúva de Pedro Coelho, que deixara em seu testamento certos bens ao convento, datado de 1411-12-15, Santarém, com sentença régia de 1411-11-04, Lisboa. Tem agregado caderno com traslado pedido pelo mosteiro de Santa Clara de Santarém.
No mesmo pergaminho estão inscritos quatro documentos: - Procuração feita pela abadessa e convento de Santa Clara de Santarém a Frei João Vicente e Frei Domingos, frades leigos do convento de São Francisco de Santarém, para tomarem posse de uma courela de vinha e de uma herdade de pão que ao mosteiro deixou Catarina Torre, sitas em Valada, e as emprazarem. 1360-10-05; - Carta de emprazamento em três vidas feito pelos ditos procuradores, em nome do dito convento, a João Afonso, mercador, morador na Rua dos Mercadores, em Santarém, da dita vinha, sita em Valada. 1361-10.08; - Carta de emprazamento em três vidas feito pelo sacristão, guardião e frades do convento de São Francisco de Santarém a Gil Martins, alfaiate, e a Maria Gil, sua mulher, moradores na Rua da Porta de Leiria, em Santarém, de quatro olivais sitos em Enfesta dos Galhardos, Oliveira do Enforcado, Manteigas e Monte da Vide, todos no termo da dita vila. 1361-08-03; - Carta de arrendamento por seis anos feito pelos procuradores do mosteiro de Santa Clara de Santarém, em nome do dito convento, a Martim Peres Rebouça, lavrador, morador no Campo de Alviela, termo de Santarém, de duas courelas de herdade, sitas em Alviela, onde chamam a Urtiga, deixadas ao mosteiro por Catarina Tosse. 1360-11-29. Tem agregado caderno com traslado pedido pelo mosteiro de Santa Clara de Santarém e capa com sumário não datado.