Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
19 records were found.
D. Pedro, terceiro filho dos marqueses de Santa Iria foi, pelo casamento, 6.º conde de Óbidos e do Sabugal e 7.º conde de Palma. Foi meirinho-mor do reino e capitão de fragata. Nasceu em 1808 e faleceu em 1859.
Um dos correspondentes de D. Pedro foi sua cunhada, D. Leonor Juliana Luísa Mascarenhas, primeira filha dos sextos marqueses da Fronteira, que foi casada com Vicente de Sousa Coutinho Monteiro Paim, 4.º conde de Alva, irmão do referido conde. A dita D. Leonor nasceu em 1804 e faleceu em 1841.
D. Francisco de Castelo Branco, 2.° Conde de Sabugal, casou com Dona Luísa Coutinho e teve uma filha, D. Brites de Meneses, 3.ª Condessa de Sabugal.
D. Luís António de Assis Mascarenhas foi 8.° Conde de Óbidos e de Palma, e 7.° Conde de Sabugal. Nasceu em 1844 e faleceu em 1880.
D. Manuel de Assis Mascarenhas foi 3.° Conde de Óbidos. Nasceu em 1699 e faleceu após 1760.
Cartas redigidas por Aires Correia Babarem, pelo capelão Álvaro de Oliveira, pelo prior António, José Ferreira; António Taborda, criado e capelão; Bartolomeu de Azevedo Coutinho, Berardo Amado Pereira, Brites de Vilhena, Catarina da Silva, Cristóvão Borges Corte Real, Domingos Duarte, Francisco António de Almeida Morais Pessanha, Francisco Borges de Faria, Gaspar de Barros Velho, frei Gaspar do Espírito Santo, Gregório João, Isabel Rodrigues, Isidoro José Botelho Moniz da Silva, soror Joana Vicência do Apocalipse, João Álvares Caminha, João Baptista Tassara, João da Cunha Álvares, João Soares, João de Faria Maciel, João da Silva. conde de Portalegre, Jorge de Cabedo de Vasconcelos, José Alemão de Mendonça, José Esteves Baptista, José Joaquim de Oliveira Silva, José da Silva Carvalho, Lourenço Pereira, M. F. da Silva Suniga, Manuel Caetano de Sousa, Manuel da Cunha, Manuel Ramirez, Maria, Rocha Rego, Rui da Silva, Simão Marques Barroso, Simão da Silva Ferraz de Lima e Basto, e [...] Alberto Nogueira Velho.
Os destinatários passíveis de serem identificados são Francisco de Assis Mascarenhas, 6.° Conde de Palma, o padre Francisco Godinho Freire, Francisco Canedo Flores, Fernando Ferreira Soares, José Francisco, e António de Mendonça.
As cartas podem ter sido dirigidas a Dom Duarte de Castelo Branco, 1.º conde do Sabugal, não sendo possível a confirmação.
As cartas têm como destinatários Baltasar Mouzinho de Melo e Luís Martins Basto, secretário e comendador da Ordem de Cristo.
Cartas enviadas por D. João de Castelo Branco, D. Luís Mascarenhas e Miguel Ângelo Lambusini; e recebidas por Baltasar Mouzinho de Melo e D. Pedro Mascarenhas.
D. Tomás de Assis Mascarenhas, filho de D. José de Assis Mascarenhas Castelo Branco da Costa Lancastre, 4.° Conde de Óbidos, e de D. Helena Maria Josefa Xavier de Lima. Casou em 1828 com D. Maria Josefa de Melo. Nasceu em 1791 e faleceu em 1833.
Cartas destinadas a Baltasar Mouzinho de Melo, e uma delas não tem identificado o destinatário.
D. Francisco de Assis Mascarenhas, 6.° Conde de Palma, foi o segundo filho dos quartos Condes de Óbidos, D. José de Assis Mascarenhas Castelo Branco da Costa Lancastre e de D. Helena Josefa Xavier de Lima. Viveu de 1779 a 1843.
D. Luís Manuel de Assis Mascarenhas, filho de D. Manuel de Assis Mascarenhas Castelo Branco da Costa Lancastre, 5.° Conde do Sabugal, de Óbidos e de Palma, legitimado a 5 de Abril de 1826.
Os autores passíveis de serem identificados são: António José da Mata, Carlos José da Costa e Martins Rodrigues de Sousa.
Em todos os documentos não é possível identificar o autor e o destinatário, com excepção de um documento de um conjunto de três cartas cosidas, do qual o autor é Miguel Lopes da Fonseca.
D. Brites Mascarenhas da Costa Castelo Branco Barreto, 3.ª Condessa de Palma, foi pelo casamento com Dom Fernando Martins Mascarenhas, em 1669, 2.ª Condessa de Óbidos e 4.ª Condessa do Sabugal. Faleceu em 1719.
D. José de Assis Mascarenhas Castelo Branco da Costa Lancastre, 4.° Conde de Óbidos. Casou em 1777 com D. Helena Maria Josefa Xavier de Lima, filha dos primeiros Marqueses de Ponte de Lima. Nasceu em 1745 e faleceu em 1806.
Endereçados pelo Embaixador de França, por D. Tomás Mascarenhas e pelos Viscondes da Gandarinha a D. Manuel de Assis Mascarenhas Castelo Branco da Costa Lancastre e ao Conde da Póvoa. Um dos documentos constitui um pedido de esclarecimento relativo a um convite, o qual é satisfeito no mesmo.
D. Manuel de Assis Mascarenhas Castelo Branco da Costa Lancastre, foi 5.º conde de Óbidos, Sabugal e Palma. Viveu de 1778 a 1839.
Inclui cartas dirigidas a sua mãe D. Helena Josefa Xavier de Lima Roberto Inácio de Aguiar; D. Tomás Mascarenhas, seu irmão; havendo uma cujo destinatário não está identificado.